Pierre DeRocheTNT Royal Rétro
03 de agosto de 2009
A Pierre DeRoche criou o primeiro movimento com seis mecanismos de segundos retrógrados. Embora esta complicação tenha sido apresentada mais para fornecer um elemento de diversão, ela também revela uma abordagem totalmente original: todos os ponteiros retrógrados do modelo são conduzidos por engrenagens ao invés de cames e, graças a uma mola-fita que substituiu o clássico sistema mola-balanço, retornam às suas posições iniciais após "a passagem do bastão" para o próximo ponteiro retrógrado. Esta inovação facilita o ajuste e aumenta a resistência a choques.
Para assistir a um vídeo de apresentação do "TNT Royal Rétro", clique no botão "play" abaixo (clipe de alta qualidade; por favor, aguarde o carregamento):
Uma ideia inovadora
Os Dubois têm sido relojoeiros por quatro gerações, além de notáveis pioneiros. Incluindo Marcel Dépraz, o filho Roger, o genro Reynold Dubois, o neto Gérald Dubois, e os bisnetos Pierre, Pascal e Jean-Philippe (atuais diretores da Dubois Dépraz), quase 50 patentes foram registradas pela família ao longo de um século. E foi com seus dois irmãos que Pierre Dubois, CEO da Pierre DeRoche, desenvolveu o TNT Royal Rétro. A ideia surgiu durante uma daquelas numerosas e apaixonadas discussões ao redor da mesa da família: se os relógios de hoje oferecem uma tripla leitura retrógrada dos segundos, por que não ir além e oferecer seis ponteiros retrógrados? Isto exigiria um movimento que pudesse abrigar seis mecanismos, não fosse afetado pela velocidade destes, e evitasse quaisquer paradas fora de hora. Um feito que Pierre DeRoche realizou com sucesso com o TNT Royal Rétro, apresentado em Baselworld 2009.
Um movimento excepcional em uma caixa muito exclusiva
Enquanto mais de um ano de testes foram exigidos para garantir a excelência técnica e a confiabilidade do movimento, o design também recebeu considerável atenção. A personalidade da caixa com 47,5 mm de diâmetro impressiona de imediato. Ela é composta de diversas partes e com uma combinação de materiais - caixa em titânio com tratamento em PVD negro, aro em aço, asas, coroa e protetor em ouro rosa. A edição é limitada a 21 peças. Uma segunda versão, sem a utilização do ouro rosa, será limitada a 201 peças.
Uma novidade mundial
Enquanto não há realmente nada de novo em indicações retrógradas de data, dia e horas, o espetáculo de seis ponteiros de segundos em movimento retrógrado é realmente inovador.
Os segundos são exibidos por um conjunto de seis ponteiros retrógrados ao redor do mostrador. O setor com o ponteiro que se move é indicado quando a janela no meio de sua ponte fica vermelha. Quando este ponteiro completa seu ciclo de 10 segundos, ele "passa o bastão" para o setor seguinte e retorna à sua posição inicial . E isto se prolonga de um setor ao outro "ad infinitum".
Além de substituir cames por engrenagens e molas-balanço por molas-fita, o que contribui para o design e a resistência aos choques, ao mesmo tempo reduzindo o desgaste, a Pierre DeRoche apresentou um outro feito técnico: uma única ponte central para 12 pivôs.
A multiplicação de ponteiros aumenta a energia requerida pelo exclusivo mecanismo automático Dubois Dépraz com 58 rubis. Esta é fornecida por um peso oscilante em ouro rosa 22K, meticulosamente projetado e de grandes dimensões, o qual é esqueletizado, gravado e colorido. O toque final é a tampa estampada com o selo Pierre DeRoche.
O modelo é complementado por uma pulseira de couro de crocodilo com um fecho de segurança dobrável em ouro rosa 18 K.
TNT Royal Rétro
O preço de venda sugerido para a versão em aço e titânio é de 20.700 francos suíços.
O modelo em ouro rosa tem preço sugerido de 42.300 francos suíços.