Publicidade
Home  >  News Voltar

Patek Philippe - Baselworld 2009O novo 10‐Day Tourbillon em ouro rosa

23 de julho de 2009
Seis anos atrás, a Ref. 5101P da Patek Philippe surpreendeu o mundo da relojoaria. O relógio retangular com caixa de platina, dois barriletes de corda para uma reserva de marcha de 10 dias e um escapamento turbilhão, alardeou suas qualidades com a discrição tão típica da manufatura de Genebra. Agora, chega uma nova versão deste grande sucesso: a Ref. 5101R em ouro rosa.


Uma referência para a indústria: a reserva de marcha de 10 dias

Lançado no ano 2000, o Patek Philippe 10 dias Ref. 5100 iniciou uma tendência que desde então foi seguida por muitas companhias relojoeiras topo de gama. Novos relógios com reserva de marcha de quatro, seis e oito têm surgido ano após ano. Mas em 2003 a Patek Philippe se distanciou de outros concorrentes com a Ref. 5101, que além da reserva de marcha de 10 dias também trazia um escapamento turbilhão. Até hoje, ainda é o único relógio de pulso com corda pela coroa com tal autonomia. Deve-se observar que a reserva de marcha se refere ao período no qual o relógio preserva uma amplitude funcional e assim atende aos estritos requisitos de precisão. Isto permanece verdadeiro para a Ref. 5150 R, que funciona com precisão por 240 horas quando com corda total. A vantagem é óbvia: ele pode ser tirado do pulso por mais de uma semana sem ter que ser novamente sincronizado.

No calibre de manufatura Patek Philippe 28‐20/222, a energia necessária é armazenada em dois barriletes de corda. Um sistema de acoplamento com uma mola deslizante de frenagem no primeiro tambor previne a sobrecarga da corda e o bloqueio dos tambores quando totalmente carregados. O indicador às 12 horas informa a reserva de marcha residual. O 11o segmento de sua escala é vermelho, sinalizando a necessidade de dar corda ao relógio. Isto exige cerca de 100 voltas da coroa, um esforço bastante razoável em relação aos 10 dias de autonomia. Uma meia volta já é o suficiente para uma reserva de mais de uma hora.

Neste extraordinário calibre, a Patek Philippe ainda implementou outro raro mecanismo para demonstrar sua destreza horológica: um escapamento turbilhão que, ao executar uma revolução por minuto, faz os corações dos aficionados por relógios baterem mais rápido. O dispositivo consiste de 72 peças individuais que juntas pesam meros 0,3 gramas. E todas as peças em aço da gaiola em miniatura são meticulosamente acabadas à mão, o que ajuda a explicar o longo tempo necessário para a fabricação desse extraordinário relógio.

O mecanismo possui dimensões de 28 x 20 mm e uma altura de 6,30 mm. São 231 peças e 29 rubis, dos quais seis são apoiados em chatons de ouro. O característico balanço Gyromax da Patek Philippe vibra a uma frequencia de 21.600 semioscilações por hora e é acoplado a uma espiral Breguet.


Em grande forma

Um incomparável movimento como o calibre 28‐20/222 merece uma caixa digna de sua intrínseca engenhosidade. O marcante formato retangular no estilo "art deco" é reminiscente dos inigualáveis clássicos dos anos 1920 e 1930. Com suas laterais polidas em três camadas, ela é a mais pura expressão de elegância. O caloroso tom do ouro rosa 18K agora faz aumentar ainda mais a fascinação deste notável mecanismo. A despeito de seu considerável comprimento de mais de cinco centímetros, a caixa anatomicamente curvada assenta-se suavemente sobre o pulso. Esta curvatura é também acompanhada pelo cristal de safira convexo, conformado de modo a eliminar qualquer efeito de lente ou distorção óptica.

O cristal protege o mostrador em ouro 18 K em cinza prateado escuro fosco, com dois submostradores prateados com guilloché para os segundos às 6 horas e o indicador de reserva de marcha às 12 horas, número serial do movimento e as inscrições "Patek Philippe" e "Tourbillon". As horas e minutos são indicados por ponteiros no formato de folha e numerais Breguet aplicados em ouro rosa 18K. O fundo em cristal de safira parafusado revela o meticuloso acabamento da decoração das platinas e pontes, o intrincado turbilhão e os rubis assentados em chatons de ouro.

O Patek Philippe Ref. 5101R 10‐Day Tourbillon, com a nova caixa em ouro rosa resistente à água a 25 metros, é complementado por uma pulseira costurada à mão, em couro de jacaré de grandes escalas, com um fecho de fivela também em ouro rosa. Suas dimensões são de 51,70 mm de comprimento por 29,60 de largura e 12,20 de espessura.


O preço de venda estimado para o Ref. 5101R 10‐Day Tourbillon é de 250.000 euros.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS