O Ballon Bleu foi apresentado pela Cartier no SIHH 2007 e desde então vem percorrendo uma trajetória de grande sucesso. Agora, mais uma complicação é acrescentada à coleção: o Cronógrafo.
O Ballon Bleu de Cartier é um relógio de formato arredondado e perfil elíptico, em diferentes tamanhos, em ouro amarelo, ouro branco ou aço/ouro, com movimentos mecânicos ou a quartzo. Em 2008, a coleção recebeu o primeiro mecanismo Cartier com o prestigioso Selo de Genebra, o Ballon Bleu Tourbillon.
A mais nova adição à coleção é o Ballon Bleu de Cartier Chronograph Watch. Trata-se de um modelo com caixa em ouro branco com tratamento em ródio, com 44 mm de diâmetro e engastada com 102 diamantes redondos. O modelo também está disponível em versões sem diamantes.
Como nos demais modelos da coleção, a coroa de formato arredondado é decorada pelo tradicional cabochon de safira e "embutida" na caixa, recebendo uma proteção externa.
O bracelete integrado é feito também em ouro branco com tratamento em ródio ou em couro de crocodilo preto.
O mostrador na cor prata é laqueado e possui um motivo guilloche com efeito sunburst.
Os ponteiros em aço azulado têm o formato de espada.
O movimento é mecânico automático, calibre 8101 MC, o qual pode ser apreciado através do fundo em cristal de safira transparente. Ele apresenta indicações de horas e minutos centrais, pequenos segundos na posição das 6 horas e data na posição das 9 horas. A função de cronógrafo possui ponteiro de segundos central e um acumulador de 30 minutos na posição das 3 horas.