VulcainO novo Cricket GMT X-TREME
07 de janeiro de 2009
Um breve histórico da Vulcain
Em 1894, quando os primeiros relógios com o nome Vulcain apareceram no mercado, a "Maurice Ditisheim Fabrique Vulcain" já experimentava quase quarenta anos de sucesso. Em 1858 Maurice Ditisheim já havia criado sua empresa em La Chaux-de-Fonds para a produção de relógios de bolso de alta qualidade, vendidos com o seu nome.
No ano 1900 Maurice Ditisheim assegurou o uso exclusivo do nome Vulcain para seus relógios. Pouco tempo depois, a Vulcain começou a produzir relógios de pulso, muitos deles com certificado de cronômetro.
1947 foi o mais importante ano na história da Vulcain. Ele foi marcado pela apresentação do Cricket, o primeiro alarme de pulso genuinamente alto o suficiente para ser ouvido e que se tornou um grande sucesso. A ponto de Cricket se tornar o sinônimo da marca Vulcain.
A partir dos anos 1950, surgiram variações do Cricket. Além do original e robusto Calibre 120, a Vulcain produziu o Cricket Calendar, com data, e o pequeno Golden Voice, com apenas 22,5 mm, o primeiro alarme de pulso feminino.
Em 1961 surgiu o Cricket Nautical, certamente o mais conhecido de todos os Crickets e o mais cobiçado por colecionadores. Resistente à água a 300 metros, trazia informação de descompressão e mantinha sua função de alarme sob a água.
No mesmo ano, a Vulcain foi uma das fundadoras da MSR (Manufacture Swiss Réunie), mas nos anos 1980, como resultado da "crise do quartzo", o nome Vulcain desapareceu silenciosamente dos mostradores.
Contudo, a Vulcain continuou a produzir relógios para suas marcas associadas como a Revue Thommen, mas no final dos anos 1990 a Vulcain foi vendida pela MSR. Após o colapso financeiro da empresa, os direitos sobre a marca Vulcain e o calibre Cricket foram adquiridos pela PMH (Production et Marketing Horologer) em 2001.
2001 - A nova Vulcain
O renascimento da Vulcain também foi marcado pela sua mudança, de La Chaux-de-Fonds para Le Locle.
Em 2002, o primeiro dos novos relógios Vulcain foi apresentado.
Cricket GMT X-TREME
Com o Cricket GMT X-TREME, apresentado em 2008, a Vulcain ingressa no mundo dos relógios esportivos. Equipado com uma nova versão do lendário movimento Cricket, o novo modelo possui uma generosa caixa de 44 mm em titânio preto e aço ou titânio e ouro rosa 18 K, resistente à água a 100 metros. O alarme é funcional e perfeitamente audível mesmo debaixo d'água.
Acentuando a natureza energética deste relógio, o mostrador tem um motivo central e grandes numerais, protegido por cristal da safira. No mesmo espírito esportivo, o Vulcain Cricket GMT X-TREME apresenta um novo aro entalhado em aço ou ouro rosa combinando com o desenho da coroa e botões.
O fundo em cristal de safira com o "V" de Vulcain estilizado revela o acabamento em cinza carvão do novo Calibre Cricket V-16. Equipado com dois tambores para uma reserva de marcha de 42 horas e uma duração do alarme de cerca de 20 segundos, este movimento mecânico a corda manual possui o sistema Vulcain Exactomatic que garante amplitude regular e melhor precisão de marcha. Com 191 peças, o Calibre Cricket V-16 possui hora central, minutos e segundos, alarme, data e hora mundial ajustável pela coroa rosqueada às 4 horas.
Disponível com pulseira de borracha vulcanizada ou couro impermeável, o novo Vulcain Cricket GMT X-TREME em titânio e ouro rosa 18 K apresenta mostradores em combinações de preto, dourado e prateado.