Publicidade
Home  >  News Voltar

PS HorologyPeter Speake está de volta com o Tsuba!

08 de janeiro de 2025
A PS Horology de Peter Speake apresenta suas primeiras criações, os belos Tsuba Blue e Tsuba Dong Son.



Peter Speake é um relojoeiro independente com mais de 35 anos de experiência na indústria. Ele estudou no Hackney College em Londres em meados dos anos oitenta antes de frequentar a escola de relojoaria suíça WOSTEP em Neuchâtel e começou sua carreira no início dos anos noventa restaurando relógios vintage em Piccadilly, Londres.


Entre 1996 e 2000, ele trabalhou na Renaud & Papi em Le Locle, Suíça, após a qual cofundou e desenvolveu a marca Speake-Marin em 2002, onde permaneceu como relojoeiro até 2017.

Peter passou os cinco anos seguintes em uma plataforma educacional de relojoaria com acesso a inúmeras marcas comerciais tradicionais, bem como relojoeiros artesanais independentes para explorar sua relojoaria, desconstruindo, fotografando e demonstrando uma ampla gama de seus relógios.


Suas colaborações lançadas anteriormente incluem Harry Winston (Ex-centre Tourbillon), Maîtres du Temps (Chapter 1), MB&F (Horological Machine nº 1), The Wostep Watch (For OnlyWatch), Frederique Constant (QP) e Schwartz Etienne (Phoenix).

Peter fundou sua nova marca PS Horology em 2022, e os relógios Tsuba serão os primeiros de vários projetos lançados durante 2025. O Tsuba Blue (100 peças) e o Tsuba Dong Son (80 peças) são os dois primeiros modelos a serem feitos compartilhando o novo design de caixa Tsuba.


A caixa Tsuba


O formato da caixa foi inspirado no tsuba, uma proteção moldada na ponta do punho de uma espada japonesa que contribui tanto para o equilíbrio da arma quanto para a proteção da mão contra a lâmina. Durante o Período Edo (1603-1868), essas proteções evoluíram de simples e práticas para altamente ornamentais e foram feitas por dinastias inteiras de artesãos cujo único ofício era fazer tsubas.

Embora sejam itens de colecionador nos dias modernos, os tsubas eram frequentemente usados como heranças, passados de uma geração para outra, ostentando o brasão da família de famílias japonesas com raízes samurais, imortalizando sua linhagem.

Os tsubas foram moldados em uma variedade de formatos diferentes, e esta caixa inspirada no tsuba é um híbrido do formato de marmelo e do formato octogonal. O formato de marmelo representa uma seção transversal de uma fruta de marmelo simbolizando prosperidade, enquanto o formato octogonal, representando estabilidade e equilíbrio do número oito, era considerado sagrado e auspicioso no Japão antigo.


A fabricação da caixa Tsuba


O designer Darren Jones forneceu o conceito e os desenhos iniciais. O elemento mais desafiador foi a da fabricação da caixa do Tsuba, devido aos seus cantos recortados e superfícies arredondadas que são complexas para usinagem e acabamento manual. A decoração da caixa requer um processo de acabamento de cinco estágios, incluindo escovação das superfícies externas e polimento das superfícies côncavas, onde uma variedade de técnicas diferentes foi usada para proteger as superfícies polidas de serem tocadas durante o processo de granulação.


O relógio Tsuba Blue


O primeiro relógio Tsuba é a edição Tsuba Blue, influenciada por elementos dos primeiros relógios de pulso vintage combinados com materiais e técnicas de fabricação modernos. O design clássico de índices e ponteiros é combinado com técnicas modernas de impressão em safira, resultando em uma profundidade visual nos detalhes do mostrador a partir das sombras produzidas pelo reflexo dos índices através da safira na laca na parte inferior da safira. A cor azul é sinônimo do aço azulado tradicionalmente encontrado na relojoaria vintage e antiga.


Especificação técnica Tsuba Blue


A caixa é feita em Le Locle, Suíça, em aço inoxidável 316L. Os vidros frontal e traseiro são feitos de safira e a caixa é resistente à água em três atmosferas. Das 3 às 9 horas, excluindo a coroa , a caixa mede 38,3 mm e tem 8,91 mm de espessura.

O movimento é feito pela Vaucher Manufacture em Fleurier, Suíça, calibre 5401 com microrrotor automático. Ele mede 2,60 mm de espessura e 30,00 mm de diâmetro (13 ¼"). Há 176 componentes, 29 rubis sintéticos e um microrrotor de tungstênio personalizado, girando com rolamentos de esferas de cerâmica. A reserva de marcha é de 48 horas e a roda do balanço é livre oscilação. A frequência é de 3 Hz (21.600 aph).

O centro do mostrador é feito de safira e a estrutura do mostrador é de metal anodizado. A pulseira integrada tem um fecho de báscula borboleta.

O preço é de CHF 19.500 (excluindo impostos e frete), com depósito de reserva de 30%, e a entrega é até agosto de 2025. Haverá 100 peças feitas em 2025, 99 para compra por colecionadores.


O relógio Tsuba Dong Son


O Tsuba Dong Son reflete a essência cultural da Ásia com influências da história e do artesanato vietnamita e japonês. A arte dessas regiões é representada pela caixa Tsuba, inspirada em elementos encontrados em espadas japonesas, e o mostrador Dong Son que carrega símbolos encontrados em antigos tambores cerimoniais vietnamitas da Idade do Bronze.

O relógio nasceu da curiosidade sobre a cultura, história e arte que Peter experimentou durante suas primeiras viagens à Ásia, combinada com um pedido para representar isso na forma de um relógio original.


O mostrador Dong Son


O mostrador do relógio apresenta símbolos gráficos concêntricos dos tambores Dong Son, combinados com ponteiros moldados com as formas de lanças e punhais Dong Son. Descoberta por arqueólogos em 1924, a cultura Dong Son foi uma civilização da Idade do Bronze que floresceu no norte do Vietnã entre 1000 a.C. e o primeiro século d.C. Seu povo era formado por fundidores de bronze altamente qualificados, que deixaram uma rica janela para sua cultura antiga na forma de gigantescos tambores cerimoniais Dong Son que eram usados para guerras, luto, festivais e orações.


Decoradas com padrões geométricos intrincados, criaturas míticas, guerreiros e cenas rituais da vida cotidiana, essas obras-primas se tornaram símbolos da cultura vietnamita de mais de 2000 anos atrás. A conclusão do relógio Tsuba Dong Son em 2024 marca cem anos desde a descoberta da civilização Dong Son em 1924, e seu lançamento em 2025 marca o 80º aniversário da República Socialista do Vietnã.




Especificação técnica do Tsuba Dong Son


A caixa é feita em Le Locle, Suíça, em aço inoxidável 316L. Os vidros frontal e traseiro são feitos de safira e a caixa é resistente à água em três atmosferas. Das 3 às 9 horas, excluindo a coroa , a caixa mede 38,3 mm e tem 8,91 mm de espessura.

O movimento é feito pela Vaucher Manufacture em Fleurier, Suíça, calibre 5401 com microrrotor automático. Ele mede 2,60 mm de espessura e 30,00 mm de diâmetro (13 ¼"). Há 176 componentes, 29 rubis sintéticos e um microrrotor de tungstênio personalizado, girando com rolamentos de esferas de cerâmica. A reserva de marcha é de 48 horas e o balanço é de livre oscilação. A frequência é de 3 Hz (21.600 aph).

O Tsuba Dong Son vem em duas cores, ultramarino e ardósia, com os primeiros exemplares a serem entregues em pulseira com um bracelete integrado adicional a seguir. As pulseiras são sintéticas e resistentes à água e o fecho é de aço 316L. O fundo é gravado e laqueado e o mostrador é feito de ouro 18K e acabamento manual.


Informações adicionais


Um dos principais elementos no design do relógio foi a natureza suave e ergonômica da caixa, precisando ser fina, confortável e capaz de se ajustar a pulsos pequenos e médios, especificamente para clientes no mercado asiático. O processo de construção resultante levou mais de um ano antes que os protótipos iniciais da caixa fossem feitos e mais um ano antes que a primeira série de peças fosse concluída.

Durante esse período, o elemento mais complexo foi a decoração da caixa. Para atingir o nível de acabamento desejado, a combinação das seções de canto côncavas polidas e das seções planas arredondadas de granulação reta exigiu revisitar a maneira como a caixa foi usinada, atrasando o projeto em seis meses.

Quando a pulseira de metal definitiva estiver disponível ao público em meados de 2025, ela terá passado por três desenvolvimentos de protótipos experimentando diferentes geometrias de rotação dos elos e a integração com a cabeça, determinando a maneira como a pulseira é presa à caixa. A intenção era o conforto, bem como a criação de um relógio exclusivo que se destacasse em um mercado lotado.

Outros elementos complexos de fazer foram as safiras. A safira frontal tem formato de almofada e abobadada, com a safira traseira sendo plana, mas a geometria da safira traseira ligando as tangentes do círculo superior e do círculo inferior provou ser mais complexa de produzir do que a da safira superior.


Um dos principais objetivos, além da estética geral do relógio e da qualidade da produção final, era a ergonomia do design. Para ter um relógio fino e arredondado é necessário ter um movimento fino, portanto o calibre 5401 do fabricante Vaucher era ideal com menos de 3 mm de espessura, influenciando a largura geral do relógio.

Historicamente, Peter fez muitos relógios de pulso Dong Son, mas todos os símbolos para este novo modelo foram redesenhados e reduzidos em tamanho (o menor motivo de pássaro tendo 1,54 mm de altura), bem como símbolos adicionais dos tambores originais Dong Son sendo introduzidos.

Uma das etapas mais delicadas na produção do mostrador Dong Son é depois que os símbolos são cortados e o PVD colorido é adicionado à superfície. O mostrador é fixado a um gabarito, colocado em um torno e girado, então a superfície superior é suavemente lixada à mão, revelando o ouro por baixo. Isso fornece um contraste para os símbolos contra a superfície inferior colorida. Este processo é extremamente delicado, pois os símbolos são muito pequenos e feitos em ouro 18 quilates.

O microrrotor é finalizado com um revestimento PVD azul. O azul se associa à cor dos ponteiros e está historicamente ligado a grande parte do trabalho inicial de Peter, que por sua vez é influenciado por relógios de pulso e de bolso vintage, onde a cor azul lembra os primeiros parafusos e ponteiros azulados.

O logotipo da marca é gravado no rotor e, após o término do processo de azulamento, é preenchido manualmente com uma laca branca especial resistente a produtos químicos para quando o rotor é limpo no serviço pós-venda.


O logotipo da marca


O logotipo da PS Horology incorpora a passagem do tempo como um carimbo gráfico minimalista. O círculo é simbólico de nossas experiências de vida, e a lacuna vertical que o divide representa o presente, onde novas ideias nascem. Os semicírculos resultantes criados em ambos os lados marcam nosso passado e futuro.
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS