Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&FLM Sequential Flyback Platinum

10 de junho de 2024
A MB&F apresenta o espetacular LM Sequential Flyback Platinum, uma edição limitada de 33 peças que acrescenta a função flyback ao aclamado LM Sequential EVO.


Em 2022, a MB&F revelou o Legacy Machine Sequential EVO, um cronógrafo duplo que abriu um mundo de possibilidades de cronometragem. Este relógio inovador redefiniu o cronógrafo como o conhecíamos, conquistando os corações dos colecionadores e o cobiçado prêmio GPHG "Aiguille d'Or" no mesmo ano.

Concebido por Stephen McDonnell, um dos amigos originais da MB&F e o cérebro por trás do LM Perpetual de 2015, o LM Sequential EVO é um daqueles relógios tão profundamente úteis que faz você se perguntar por que ninguém tinha pensado nisso antes. Vários modos de cronometragem permitem que você cronometre tudo, desde dois atletas ao mesmo tempo até tempos de volta consecutivos em uma pista, e até mesmo dois pratos diferentes no forno, para citar algumas de suas aplicações extremamente práticas.


Mas, como se o LM Sequential EVO não fosse alucinante o suficiente, havia um recurso que Stephen e a MB&F estavam ansiosos para incluir: a função flyback. O movimento do protótipo original de Stephen foi realmente projetado com um sistema flyback no cronógrafo do lado esquerdo e provisões para ele foram incorporadas ao LM Sequential EVO. Mas foi extremamente complicado aperfeiçoá-lo, com o relógio levando nove meses de prototipagem, quatro dos quais foram dedicados apenas à função flyback. Adicione a isso seis diferentes reprojetos e todo o trabalho e componentes que os acompanhavam, e McDonnell sentiu que não seria sensato - até mesmo imprudente - lançar o relógio com um flyback quando havia tantos elementos não comprovados em jogo.

Mas o sonho estava lá, desde o início, e tudo foi projetado para poder incorporá-lo posteriormente. Os cronógrafos poderiam ter sido concebidos de várias maneiras diferentes, mas apenas uma dessas configurações permitiria a inclusão de um flyback, mudando a maneira fundamental como os cronógrafos foram projetados.


Os rubis internos das embreagens verticais são a chave para o cronógrafo Sequential, e o novo sistema flyback também requer rubis, sem os quais não funcionaria. O sistema é muito sutil, e muito trabalho foi feito para reduzir todo o atrito ao mínimo para que o flyback não causasse o bloqueio do reset. Para conseguir isso, McDonnell incorporou um roller especial com rubis no mecanismo flyback. Esse componente não está disponível diretamente de nenhum fornecedor de rubis, então, para o primeiro protótipo, McDonnell fez o rubi ele mesmo para provar o conceito desse mecanismo inovador (um dos cinco elementos patenteados).

Dois anos de segredo e testes foram necessários para que o sistema fosse robusto o suficiente a longo prazo, e agora o LM Sequential Flyback Platinum está pronto!


Então, o que ele pode fazer?


O LM Sequential Flyback Platinum apresenta o mesmo layout do LM Sequential EVO com dois contadores de cronógrafo. Um tem seu contador de segundos às 9 horas e o de minutos às 11. O outro tem seu contador de segundos às 3 horas e o de minutos à 1. Cada um desses cronógrafos pode ser iniciado, parado e resetado completamente independentemente do outro, usando os botões start/stop e reset em seus respectivos lados da caixa. Com a nova função flyback, os botões reset também acionam o flyback se o cronógrafo correspondente estiver funcionando. Eles compõem os quatro botões de cronógrafo que você normalmente associaria a dois mecanismos de cronógrafo em um relógio.

No entanto, há um quinto botão, chamado Twinverter, localizado na posição das 9 horas. Este "botão mágico", como Stephen gosta de chamá-lo, é o segredo que eleva a funcionalidade dos relógios LM Sequential além de qualquer relógio de pulso cronógrafo existente. Ele controla ambos os sistemas de cronógrafo, operando como um interruptor binário que inverte o status atual de start/stop de cada cronógrafo. Isso significa que se ambos os cronógrafos estiverem parados, pressionar o Twinverter faz com que ambos iniciem simultaneamente. Se ambos estiverem funcionando, o Twinverter os faz parar. E, se um estiver funcionando e o outro estiver parado, o Twinverter para o que está funcionando e inicia o que está parado.


Em termos de aplicações práticas, essas funções permitem que o cronógrafo seja útil em inúmeras situações, como os exemplos a seguir ilustram:

1. Modo independente
Imagine a preparação de uma refeição, onde coisas diferentes precisam ser cozidas por diferentes períodos de tempo, em diferentes pontos no tempo. Você operaria os dois cronógrafos por meio de seus respectivos botões - por exemplo, iniciando um quando você coloca seu macarrão em água fervente e iniciando o outro quando os vegetais vão para o forno. Na verdade, esta aplicação é útil em todas as áreas de produtividade pessoal. Na academia, por exemplo, ao tentar otimizar sua rotina de exercícios físicos, um cronógrafo pode ser definido para cronometrar sua sessão inteira enquanto o segundo é usado para registrar seu tempo em cada estação, ou o tempo de inatividade entre elas. Neste exemplo, a nova função flyback pode ser útil para resetar e reiniciar rapidamente a sequência de cronometragem com um único toque no botão de reset, combinando as três etapas - parar, zerar e reiniciar - em uma.



2. Modo simultâneo ou split-seconds
Este modo pode ser usado em uma corrida envolvendo dois competidores, começando simultaneamente. O Twinverter permite que o usuário inicie ambos os cronógrafos exatamente ao mesmo tempo, mas os diferentes tempos finais podem ser facilmente registrados pressionando o botão de início/parada individual de cada cronógrafo. Vale notar que as durações dos eventos podem exceder 60 segundos, que é o limite para a grande maioria dos cronógrafos split-seconds no mercado. Neste modo, você também pode usar a nova função flyback se quiser reiniciar a cronometragem rapidamente.


3. Modo cumulativo
No ambiente de trabalho, você pode querer saber quanto tempo gasta em dois projetos separados conforme alterna entre eles ao longo do dia. Ao iniciar um cronógrafo quando você começa a trabalhar em uma tarefa e, em seguida, usar o Twinverter quando você muda o foco para a segunda tarefa (alternando novamente quando você volta para a primeira), você pode facilmente rastrear a quantidade de tempo que você gastou cumulativamente em cada tarefa. Outro exemplo desse uso é o tempo de uma partida de xadrez.



4. Modo sequencial (ou modo de cronômetro de volta)
Para aqueles que cronometram esportes competitivos, este modo pode ser usado para medir tempos de volta individuais. Iniciar um cronógrafo no início de um evento e usar o Twinverter após a conclusão de uma volta inicia instantaneamente o segundo cronógrafo para cronometrar a próxima volta, enquanto o primeiro cronógrafo é parado, permitindo tempo suficiente para que o resultado do tempo seja anotado. O cronógrafo parado pode então ser zerado, pronto para ser reiniciado com o Twinverter para a volta seguinte. Graças aos seus totalizadores de minutos, o LM Sequential pode ser usado efetivamente em eventos esportivos com tempos médios de volta de mais de um minuto (o que inclui a grande maioria dos esportes motorizados).

5. Modo Flyback
O flyback foi desenvolvido originalmente na década de 1930 para pilotos de avião, para permitir a cronometragem precisa de trajetórias de voo de um ponto de referência a outro. Constatou-se que o tempo para parar, zerar e reiniciar um cronógrafo demorava tanto que erros de navegação resultariam, o que seria agravado à medida que se acumulavam ao longo de uma jornada com várias etapas. O flyback permitiu que isso fosse feito simultaneamente: parar, zerar e reiniciar com um único toque no botão de reset. Combinar a nova função flyback com os outros modos de cronometragem do calibre Sequential oferece ainda mais funcionalidade. Por exemplo, um piloto pode controlar o tempo total de voo em um cronógrafo, enquanto usa o outro para cronometrar com precisão cada etapa com a função flyback.


Alimentando tal motor


O design do LM Sequential é completamente único. Ele abrange dois cronógrafos independentes dentro de um só movimento, ambos vinculados a um escapamento e oscilador comuns. As perdas de energia associadas a um cronógrafo convencional são bem conhecidas, então imagine o que pode acontecer com dois cronógrafos em um único movimento? As perdas seriam dobradas, resultando em um desempenho inaceitavelmente ruim. Toda essa funcionalidade em um único relógio exigiu a invenção de um tipo fundamentalmente novo de sistema de cronógrafo, que não fosse suscetível a nenhum tipo de perda de energia.

É exatamente isso que o LM Sequential faz, graças ao uso de suas inovadoras embreagens verticais com rubis internos e seu sistema de controle associado. Os novos mecanismos flyback também incorporam rollers com rubis. Graças a essas soluções patenteadas, o calibre Sequential supera os cronógrafos convencionais em termos de eficiência energética e precisão.


A ideia de Stephen


Quando Maximilian Büsser falou com Stephen McDonnell em 2016, levantando a possibilidade de uma continuação da Legacy Machine Perpetual (2015), a resposta de Stephen foi de quatro palavras: "Eu tenho uma ideia". Foi uma resposta tão enigmática quanto emocionante, principalmente se você conhecesse o tipo de ideia que vinha da mente de Stephen McDonnell. Essa conversa com Max acelerou uma linha de pensamento que Stephen vinha refletindo há algum tempo - que a maioria dos cronógrafos modernos não conseguia desempenhar adequadamente o trabalho para o qual foram projetados.

Uma alavanca operacional combinada imediatamente surgiu a ele como uma maneira de garantir que eventos de corrida sequenciais pudessem ser medidos com a máxima precisão com um cronógrafo mecânico operado manualmente. O fornecimento de dois sistemas de cronógrafo independentes que pudessem ser acionados juntos simultaneamente significava que diferentes tempos poderiam ser tomados e preservados por tempo suficiente para que os resultados fossem registrados. A chave seria encontrar uma maneira de reunir toda essa funcionalidade em um único relógio de pulso...


A partir daí, as várias soluções se encaixaram. Usar dois mecanismos de cronógrafo separados ligados ao mesmo oscilador - uma ideia praticamente feita para a Legacy Machine, com sua roda de balanço central voadora - significava que erros de tempo devido a pequenas discrepâncias cronométricas entre diferentes temporizadores seriam eliminados.

Stephen McDonnell continuou a refinar sua visão do cronógrafo ideal, reconfigurando a embreagem vertical do cronógrafo para ficar dentro do trem de engrenagens principal, a fim de eliminar a infame vibração do ponteiro de segundos do cronógrafo sem a necessidade de uma mola de fricção que drena a amplitude. Ele incorporou eixos de embreagem de cronógrafo com rubis internos que tornariam a flutuação de amplitude entre os modos ativo e inativo do cronógrafo uma coisa do passado.


O toque final do cronógrafo ideal de Stephen McDonnell, aumentando o papel desempenhado pela alavanca operacional combinada encontrada em sistemas de cronógrafo históricos, é o conceito Twinverter. A capacidade de alternar instantaneamente entre os modos operacionais do cronógrafo abre diretamente essa complicação antiga para ser usada em uma variedade de situações na vida cotidiana moderna. É a porta lógica de programação da relojoaria mecânica, um sistema que só poderia ter sido concebido pelo criador do processador mecânico no coração da Legacy Machine Perpetual.


O criador de sonhos encontra o relojoeiro: mais sobre Max e Stephen


Aqueles que conhecem a história da MB&F saberão que o relojoeiro da Irlanda do Norte Stephen McDonnell está entre as figuras-chave que trouxeram as primeiras criações de Max Büsser ao mundo. Ele foi um dos poucos relojoeiros que montaram os primeiros movimentos para o que se tornaria a Horological Machine N°1.

Uma década depois, Stephen McDonnell voltou ao mundo da MB&F para desenvolver a Legacy Machine Perpetual: uma abordagem inovadora para uma das mais prestigiadas complicações tradicionais, o calendário perpétuo. Sua filosofia de relojoaria é diretamente complementar à de Max, adotando uma abordagem de céu azul para a relojoaria prática, em comparação com a maneira de Max transformar fantasias da era espacial em realidades usadas no pulso.


Ambos têm um talento especial para responder a perguntas que a maioria de nós nunca percebeu que estava fazendo. É concebível que em um universo paralelo, onde o LM Sequential Twinverter pudesse ser usado em pessoas, ele ligaria Max e Stephen ainda mais como inversos da relojoaria um do outro.

À medida que a MB&F entra na última fase de sua segunda década, é apropriado que alguém que ajudou a marca a ganhar vida seja fundamental para trazê-la a um novo nível de legitimidade relojoeira. O LM Sequential é mais do que um registrador de tempo. É um registrador de história - entre Maximilian Büsser, a marca que ele criou e o relojoeiro que estava lá desde o início.




MB&F LM Sequential Flyback - Ficha técnica

O Legacy Machine Sequential Flyback foi lançado em uma edição de platina com placa de mostrador azul-celeste limitada a 33 peças

Movimento
Sistema flyback de cronógrafo duplo totalmente integrado desenvolvido para a MB&F por Stephen McDonnell, com interruptor Twinverter permitindo vários modos de cronometragem
Corda manual com mola principal dupla
Reserva de marcha de 72 horas (3 dias)
Roda de balanço suspensa com parafusos reguladores às 12 horas, curva terminal Breguet
Acabamento de ponteiro superlativo; ângulos de chanfro internos destacando o artesanato; chanfros polidos; Côtes de Genève; gravações feitas à mão, pontes escurecidas (acabamento NAC)
Mostradores inclinados laqueados em branco
Frequência de balanço: 3 Hz (21.600 aph)
Número de componentes: 619
Número de rubis: 63

Funções
Exibição de tempo (horas/minutos) às 6 horas
Cronógrafo esquerdo: segundos exibidos às 9 horas e minutos às 11; botão de partida/parada às 10 horas e reset/retorno às 8
Cronógrafo direito: segundos exibidos às 3 horas e minutos à 1; botão de partida/parada às 2 horas e reset/retorno às 4
Botão Twinverter às 9 horas: interruptor binário que inverte o estado atual de partida/parada de ambos cronógrafos
Ambos os cronógrafos são equipados com um flyback
Indicação de reserva de marcha na parte de trás do movimento.

Caixa
Material: platina
Dimensões: diâmetro 44 mm x altura 18,2 mm
Número de componentes: 88
Resistência à água: 3 atm (30 metros)
Coroa rosqueada.
Cristais de safira na parte superior e fundo do visor tratados com revestimento antirreflexo em ambas as faces.

Pulseira
Couro de crocodilo com fecho de fivela de báscula em ouro branco

Preço
218.000 Dólares, sem impostos
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS