O belíssimo ArtyA Purity Tourbillon foi um dos relógios finalistas do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra 2021.
Para aqueles que já estão familiarizados com as criações muitas vezes extravagantes de Yvan Arpa, o fundador da Artya e, anteriormente, da Romain Jerome, o Purity Tourbillon surpreende pelo minimalismo de seu desenho, em que o movimento parece estar flutuando no espaço.
O ArtyA Purity Tourbillon, contudo, encerra muita reflexão e toda a inventividade de Arpa. Esta nova adição à Coleção Complicações da ArtyA apresenta uma caixa de cristal totalmente transparente para maximizar a magia e a beleza do exclusivo movimento com turbilhão volante e duplo tambor.
Como uma expressão de todo o vocabulário horológico da ArtyA, o Purity Tourbillon exibe uma inventividade técnica que combina um estilo independente com clareza visual. Um conjunto arquitetônico perfeitamente equilibrado, o movimento a corda manual apresenta um grande turbilhão volante com um diâmetro de 17 mm, que é pelo menos 50% maior do que a maioria dos turbilhões existentes.
O turbilhão do ArtyA Purity possui uma frequência de 4 Hz, o que resulta em uma maior precisão e maior estabilidade de marcha do que a de muitos outros turbilhões suíços de última geração (geralmente com frequência de 2 ou 3 Hz).
Proporcionando uma reserva de marcha de 70 horas, os dois tambores conectados em paralelo fornecem a energia necessária ao movimento que opera as funções de horas e minutos centrais enquanto a indicação dos segundos é elegantemente feita pelo turbilhão volante que gira 360 graus em 60 segundos.
A montagem dos tambores em paralelo reduz a espessura da mola principal para um torque mais estável. Mas também melhora o delta da curva da mola principal, com uma relação ideal entre reserva de marcha, desempenho e regularidade.
A ArtyA optou por produzir este movimento com um balanço de livre oscilação com inércia variável, um tipo de balanço que garante maior confiabilidade quando submetido a impactos e durante o movimento de montagem ou desmontagem, garantindo, portanto, melhores resultados cronométricos ao longo do tempo.
Totalmente transparente, a caixa de cristal de safira não tem nada a esconder e sim muito a mostrar. Na busca pela transparência levada ao extremo, a esqueletização do movimento realça a beleza surpreendente de seu espírito intrincado.
Cada parte do movimento é delicadamente chanfrada e polida à mão, e as pontes esqueletizadas foram submetidas a testes de validação intensivos e completos para otimizar suas capacidades de resistência.
Meditações de um relojoeiro
Desde o início, Yvan Arpa almejava um projeto que pudesse explorar plenamente o potencial luminoso do coríndon criado em Laboratório, uma gema semelhante à safira natural que compartilha suas muitas qualidades, tanto físicas quanto espirituais.
Fisicamente, a caixa é plenamente à prova de riscos devido à dureza notável das safiras - 9 na escala de dureza de Mohs (aproximadamente 1.800 Vickers, o terceiro mineral mais duro, depois do diamante em 10 e da moissanita em 9,5). Isso também explica por que é um esforço tão árduo e caro criar uma caixa de safira completa que corresponda aos altos padrões da ArtyA.
Espiritualmente, a safira é uma joia brilhante no tesouro de nossas memórias culturais. Durante séculos, safiras foram vistas como símbolos dos céus, guardiãs da inocência, doadores da verdade e promotores da boa saúde. Acreditava-se que elas traziam presentes de realização, alegria, prosperidade, paz interior e beleza.
Alguns usavam safiras para evitar doenças ou como proteção em viagens perigosas. Elas apareceram nos dedos de Reis e Cardeais em importantes ocasiões cerimoniais.
Mas o atributo mais importante da safira era dito ser a proteção contra feitiçaria - pensava-se que ela bania os espíritos malignos e repelia pensamentos venenosos. Em vez disso, ela acenam para o olhar para fora, para um mundo de promessas e potenciais. Com a contemplação vem a pureza, a capacidade de combinar tranquilidade com percepção profunda. E este é um dos objetivos de Yvan Arpa na ArtyA.
Um turbilhão realmente incomum
O ArtyA Purity Tourbillon é um belíssimo e exclusivo relógio, com um design inspirador e cativante, que será oferecido em uma edição limitada de apenas 13 exemplares, a um valor de 120.000 Francos Suíços.
ArtyA Purity Tourbillon - Ficha técnica
Edição limitada de 13 peças
Movimento
Mecânico esqueleto a corda manual Turbilhão volante de 60 segundos Dois tambores de corda Reserva de marcha de 70 horas Frequência de 28.800 aph (4 Hz) Indicação de horas e minutos centrais
Caixa
Cristal de safira transparente Diâmetro: 46 mm Espessura: 12,5 mm Resistente à água até 3 atm (30 metros) Mostrador em safira