Publicidade
Home  >  News Voltar

MontblancStar Legacy Nicolas Rieussec Chronograph LE 200

17 de setembro de 2021
Com o Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph LE 200 a Montblanc celebra os 200 Anos do "Escritor do Tempo".


A Montblanc homenageia o 200º aniversário do cronógrafo de tinta inventado pelo relojoeiro francês Nicolas Rieussec, em 1821. Inspirado no dispositivo original, o novo Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph LE 200 apresenta dois discos de cronógrafo rotativos alinhados horizontalmente com índice duplo fixo combinados com um mostrador dourado.

A década de 1820 foi uma das mais prósperas da vida de Nicolas Rieussec (1781 - 1866), o sexto relojoeiro real do Rei da França. Em 1 de setembro de 1821, Rieussec estava na corrida Champ-de-Mars Arrondissement de la Seine em Paris não como espectador, mas como relojoeiro, testando um "cronômetro destinado a medir consistentemente o tempo que os cavalos levam para percorrer as distâncias de corrida prescritas - não apenas o cavalo vencedor, mas também todos aqueles que cruzam a linha depois dele". Funcionou usando uma ponta fixa que colocaria uma marca preta em dois marcadores rotativos no momento em que cada cavalo cruzasse a linha de chegada. Poucas semanas depois, ele apresentou sua nova invenção à Academia de Ciências em Paris, que a chamou de "cronógrafo", tirado do grego "chronos" para o tempo e "graphein" para escrever. A palavra cronógrafo nasceu e Nicolas Rieussec se tornou o inventor do primeiro cronógrafo de tinta do mundo, marcando a história da relojoaria.


O princípio dos mostradores rotativos foi a inspiração para o design e o movimento do novo Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph Edição Limitada 200 e dá ao relógio sua aparência inconfundível, incluindo os tons dourados do primeiro cronógrafo de Rieussec.

O complexo mostrador é composto por seis partes diferentes, proporcionando um efeito tridimensional. A base dourada traz uma decoração tradicional guilloché grain d'orge. Seguindo o design icônico do cronógrafo original, dois discos giratórios dourados, de 60 segundos à esquerda e 30 minutos à direita, são exibidos na parte inferior. Uma dupla de ponteiros azulados aplicados é fixada entre e acima deles, uma reminiscência do sistema histórico que usava tinta para medições de tempo.

Às 12 horas, uma indicação descentralizada de horas e minutos apresenta um setor de horas com laca branca, algarismos romanos e um círculo dourado sunburst. Um segundo fuso horário é elegantemente exibido por um ponteiro rodiado e uma indicação dia e noite às 9.

Um anel com as inscrições "Nicolas Rieussec" e "Homage 200 ans" foi aplicado na parte externa do mostrador com uma refinada decoração guilloché filet sauté. Outros detalhes incluem data às 6 horas em uma janela dourada fixada com parafusos azulados.

O Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph Limited Edition 200 é complementado com uma pulseira de crocodilo marrom. A edição é limitada a 200 peças.




O calibre MB R200

Este cronógrafo automático de botão único tem roda de colunas e embreagem vertical, duplo tambor e reserva de marcha de 72 horas. Para esta edição especial limitada, a massa oscilante dourada traz um guilloché "grain d'or" e uma gravação especial com a famosa data da corrida Champ-de-Mars Arrondissement de la Seine realizada em Paris, no dia 1º de setembro 1821. As pontes apresentam Côtes de Genève com bordas chanfradas e polidas. Parafusos azuis e rodas douradas completam o movimento. O formato contemporâneo e os acabamentos clássicos do calibre MB R200 podem ser admirados através do fundo em safira.

Para melhorar o início do cronógrafo, a conexão entre o trem de engrenagens e as rodas do cronógrafo é alternadamente engatada e desengatada por uma embreagem vertical e funciona quase sem qualquer desgaste. Este mecanismo evita que os discos de tempo decorrido saltem quando o cronógrafo é ligado. O relógio possui botão único, ergonomicamente posicionado às 8 horas, onde o polegar do usuário pode operá-lo convenientemente.

Um mecanismo de ajuste rápido para hora e data é prático para viajantes que mudam de um fuso horário para outro. Esses indicadores podem ser redefinidos no sentido horário ou anti-horário sem afetar a posição do ponteiro dos minutos.

A marcha é regulada por um grande balanço de 10 mm de diâmetro com parafusos. A ponte do balanço é transversal, parafusada em ambas as extremidades, permitindo um posicionamento preciso e melhorando a resistência a impactos.

O movimento é abrigado em uma caixa de aço redonda em forma de seixo com 44,8 mm de diâmetro e uma safira convexa que circunda o mostrador tridimensional.




Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph - LE 200

Ref. 128674 - Certificado pelo Laboratório de Teste Montblanc 500 Horas

Movimento
Manufatura Montblanc Calibre MB R200
Mecânico automático com cronógrafo de botão único, roda de colunas e embreagem vertical
Diâmetro 31 mm, altura 8,46 mm
319 componentes, 40 rubis
Reserva de marcha de 72 horas
Balanço com parafusos, diâmetro 9,7 mm, inércia 12 mgcm²
Frequência 28.800 aph (4 Hz)
Espiral plana
Platinas rodiadas com perlage
Pontes rodiadas com "Côtes de Genève"
Indicação de horas e minutos, segundo fuso horário no mesmo eixo, dia/noite às 9
Janela de data às 6 horas
Contadores de 60 segundos e 30 minutos em discos giratórios com ponteiro central fixo
Função de viagem com ajuste rápido das horas e data para frente ou para trás

Caixa
Aço polido
Vidro de safira resistente a arranhões com antirreflexos
Fundo de aço com inserção de safira
Diâmetro 44,8 mm, altura 15,12 mm
Resistência à água até 5 atm (50 m)
Coroa de aço com emblema Montblanc
Botão do cronógrafo às 8 h
Mostrador dourado com guilloché em alguns pontos, círculo das horas laqueado em branco com sunburst dourado no centro e algarismos romanos pretos, guilloché filet sauté ao redor do mostrador, ponteiros das horas e minutos azulados no padrão folha, segundo fuso horário esqueletizado, discos do cronógrafo em titânio dourado com acabamento acetinado

Pulseira
Couro de crocodilo marrom com fecho de báscula triplo de aço
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS