MontblancStar Legacy Nicolas Rieussec Chronograph LE 200
17 de setembro de 2021
Com o Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph LE 200 a Montblanc celebra os 200 Anos do "Escritor do Tempo".
A Montblanc homenageia o 200º aniversário do cronógrafo de tinta inventado pelo relojoeiro francês Nicolas Rieussec, em 1821. Inspirado no dispositivo original, o novo Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph LE 200 apresenta dois discos de cronógrafo rotativos alinhados horizontalmente com índice duplo fixo combinados com um mostrador dourado.
A década de 1820 foi uma das mais prósperas da vida de Nicolas Rieussec (1781 - 1866), o sexto relojoeiro real do Rei da França. Em 1 de setembro de 1821, Rieussec estava na corrida Champ-de-Mars Arrondissement de la Seine em Paris não como espectador, mas como relojoeiro, testando um "cronômetro destinado a medir consistentemente o tempo que os cavalos levam para percorrer as distâncias de corrida prescritas - não apenas o cavalo vencedor, mas também todos aqueles que cruzam a linha depois dele". Funcionou usando uma ponta fixa que colocaria uma marca preta em dois marcadores rotativos no momento em que cada cavalo cruzasse a linha de chegada. Poucas semanas depois, ele apresentou sua nova invenção à Academia de Ciências em Paris, que a chamou de "cronógrafo", tirado do grego "chronos" para o tempo e "graphein" para escrever. A palavra cronógrafo nasceu e Nicolas Rieussec se tornou o inventor do primeiro cronógrafo de tinta do mundo, marcando a história da relojoaria.
O princípio dos mostradores rotativos foi a inspiração para o design e o movimento do novo Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph Edição Limitada 200 e dá ao relógio sua aparência inconfundível, incluindo os tons dourados do primeiro cronógrafo de Rieussec.
O complexo mostrador é composto por seis partes diferentes, proporcionando um efeito tridimensional. A base dourada traz uma decoração tradicional guilloché grain d'orge. Seguindo o design icônico do cronógrafo original, dois discos giratórios dourados, de 60 segundos à esquerda e 30 minutos à direita, são exibidos na parte inferior. Uma dupla de ponteiros azulados aplicados é fixada entre e acima deles, uma reminiscência do sistema histórico que usava tinta para medições de tempo.
Às 12 horas, uma indicação descentralizada de horas e minutos apresenta um setor de horas com laca branca, algarismos romanos e um círculo dourado sunburst. Um segundo fuso horário é elegantemente exibido por um ponteiro rodiado e uma indicação dia e noite às 9.
Um anel com as inscrições "Nicolas Rieussec" e "Homage 200 ans" foi aplicado na parte externa do mostrador com uma refinada decoração guilloché filet sauté. Outros detalhes incluem data às 6 horas em uma janela dourada fixada com parafusos azulados.
O Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph Limited Edition 200 é complementado com uma pulseira de crocodilo marrom. A edição é limitada a 200 peças.
O calibre MB R200
Este cronógrafo automático de botão único tem roda de colunas e embreagem vertical, duplo tambor e reserva de marcha de 72 horas. Para esta edição especial limitada, a massa oscilante dourada traz um guilloché "grain d'or" e uma gravação especial com a famosa data da corrida Champ-de-Mars Arrondissement de la Seine realizada em Paris, no dia 1º de setembro 1821. As pontes apresentam Côtes de Genève com bordas chanfradas e polidas. Parafusos azuis e rodas douradas completam o movimento. O formato contemporâneo e os acabamentos clássicos do calibre MB R200 podem ser admirados através do fundo em safira.
Para melhorar o início do cronógrafo, a conexão entre o trem de engrenagens e as rodas do cronógrafo é alternadamente engatada e desengatada por uma embreagem vertical e funciona quase sem qualquer desgaste. Este mecanismo evita que os discos de tempo decorrido saltem quando o cronógrafo é ligado. O relógio possui botão único, ergonomicamente posicionado às 8 horas, onde o polegar do usuário pode operá-lo convenientemente.
Um mecanismo de ajuste rápido para hora e data é prático para viajantes que mudam de um fuso horário para outro. Esses indicadores podem ser redefinidos no sentido horário ou anti-horário sem afetar a posição do ponteiro dos minutos.
A marcha é regulada por um grande balanço de 10 mm de diâmetro com parafusos. A ponte do balanço é transversal, parafusada em ambas as extremidades, permitindo um posicionamento preciso e melhorando a resistência a impactos.
O movimento é abrigado em uma caixa de aço redonda em forma de seixo com 44,8 mm de diâmetro e uma safira convexa que circunda o mostrador tridimensional.
Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph - LE 200
Ref. 128674 - Certificado pelo Laboratório de Teste Montblanc 500 Horas
Movimento
Manufatura Montblanc Calibre MB R200
Mecânico automático com cronógrafo de botão único, roda de colunas e embreagem vertical
Diâmetro 31 mm, altura 8,46 mm
319 componentes, 40 rubis
Reserva de marcha de 72 horas
Balanço com parafusos, diâmetro 9,7 mm, inércia 12 mgcm²
Frequência 28.800 aph (4 Hz)
Espiral plana
Platinas rodiadas com perlage
Pontes rodiadas com "Côtes de Genève"
Indicação de horas e minutos, segundo fuso horário no mesmo eixo, dia/noite às 9
Janela de data às 6 horas
Contadores de 60 segundos e 30 minutos em discos giratórios com ponteiro central fixo
Função de viagem com ajuste rápido das horas e data para frente ou para trás
Caixa
Aço polido
Vidro de safira resistente a arranhões com antirreflexos
Fundo de aço com inserção de safira
Diâmetro 44,8 mm, altura 15,12 mm
Resistência à água até 5 atm (50 m)
Coroa de aço com emblema Montblanc
Botão do cronógrafo às 8 h
Mostrador dourado com guilloché em alguns pontos, círculo das horas laqueado em branco com sunburst dourado no centro e algarismos romanos pretos, guilloché filet sauté ao redor do mostrador, ponteiros das horas e minutos azulados no padrão folha, segundo fuso horário esqueletizado, discos do cronógrafo em titânio dourado com acabamento acetinado
Pulseira
Couro de crocodilo marrom com fecho de báscula triplo de aço