Publicidade
Home  >  News Voltar

De BethuneDB Kind of Two Tourbillon

12 de maio de 2021
O DB Kind of Two Tourbillon traz o design inconfundível da De Bethune na forma do primeiro relógio de dupla face da marca independente Suíça.



Os relógios "frente e verso" não são uma invenção recente. Há mais de dois séculos, esses mecanismos singulares vêm sendo produzidos por notáveis relojoeiros, abertos às novas ideias do século das Luzes e muitas vezes inspirados na astronomia, nas artes decorativas e também na engenharia mecânica.


Com relojoeiros movidos pelo desejo de desenvolver modelos cada vez mais complicados, as caixas de dupla face tornaram-se uma escolha natural, uma solução que permite aos seus criadores expressar toda sua perícia técnica e estética, tornando possível a exibição de um ainda maior número de funções.


A história da relojoaria é pontuada por realizações importantes neste campo. Já durante o Renascimento, os relógios de torre - o mais famoso deles em Veneza - tinham várias faces. Um pouco mais tarde, certos relógios de mesa com seus mostradores verticais de quatro faces também exibiam várias identidades dentro de um só objeto. Seguiram-se os relógios de bolso também com dois mostradores, sendo o mais conhecido o Leroy 01 de Louis Leroy - apresentado em 1.900 e vencedor do Grande Prêmio na Feira Mundial de Paris - que durante muito tempo foi o relógio mais complicado já criado.


Uma versão contemporânea do relógio dupla face


O DB Kind of Two Tourbillon é um relógio com um sistema de reversão que, por trás da aparente simplicidade, representa um verdadeiro desafio relojoeiro. As vistas de trás e da frente revelam uma autêntica transformação técnica e estética.


Era uma ideia que se formava há muitos anos na mente de Denis Flageollet, cofundador e mestre relojoeiro da De Bethune, convencido de que ela lhe ofereceria um campo de pesquisa sem precedentes e a oportunidade de oferecer uma interpretação diferente e contemporânea.

Assim como com a invenção de seu balanço e espiral de silício e dos famosos terminais flutuantes de suas caixas, isso permitiria que ele fizesse outra contribuição para o avanço da relojoaria.


Duas faces muito diferentes, tanto estética quanto tecnicamente


O DB Kind of Two Tourbillon é perfeitamente reversível e pode ser usado em ambos os lados de acordo com o humor do momento. O modelo abriga um mecanismo altamente sofisticado baseado em um complexo sistema de engrenagens e pinhões dispostos na parte frontal e traseira do relógio, que permite que os ponteiros girem na direção certa, independentemente do mostrador escolhido.


Segundos centrais ou na posição das 6 horas? Um turbilhão visível ou oculto? Um design moderno ou mais tradicional? A intenção era criar um relógio com duas identidades muito diferentes, com uma estética que norteou o desenho técnico do novo calibre inteiramente desenvolvido pela Manufatura De Bethune em L'Auberson, no Jura suíço.


A parte frontal do DB Kind of Two Tourbillon exibe um mostrador com um design elegante e contemporâneo, com ponteiros centrais de horas e minutos, bem como um turbilhão às 6 horas, completo com uma indicação de 30 segundos. Um extenso trabalho foi feito na integração de formas polidas, curvas, componentes foscos ou polidos, diferentes espessuras e níveis, criando assim uma sensação de amplo espaço e volume ideal, dada a altura mínima disponível para um relógio de turbilhão. Um novo tipo de ponte em forma de deltóide - desta vez perfeitamente simétrica - é posicionada no centro, como um triângulo isósceles que contribui para a sensação geral de harmonia.


O outro lado revela um mostrador de estética mais tradicional, com uma parte central de refinado guilloché circundada por algarismos como os presentes nos mostradores de modelos De Bethune como o DB8 e DB10. O turbilhão com seus pequenos segundos desaparece e, nesta face, os ponteiros de horas, minutos e, mais surpreendentemente, de segundos, estão todos posicionados de forma central. Isso representa um desafio técnico extremamente sutil que não é necessariamente perceptível à primeira vista, e é aí que reside a elegância deste relógio.


Terminais flutuantes demonstrando todo seu potencial


Cada detalhe foi levado em consideração. Fácil de usar, mas altamente complexo, o sistema de terminais flutuantes se adapta particularmente bem ao "pivô" da caixa. Reestruturados para o modelo, esses elementos foram equipados em cada lado com um engenhoso mecanismo giratório com 28 componentes.


Para fins de confiabilidade, são fabricados em materiais inoxidáveis, como aço cirúrgico e titânio, permitindo resistir às agressões externas de água, umidade, variações de temperatura e contato contínuo com a pele.


Graças a uma came, um pequeno entalhe permite que a caixa do relógio seja instintivamente e perfeitamente alinhada aos terminais flutuantes. A caixa redonda gira sobre seu eixo central e pode ser posicionada, no lado frontal ou traseiro, de uma forma bastante fácil, suave e totalmente natural.


O DB29, uma caixa perfeita para um relógio giratório


Finalmente, o meio da caixa (carrura) do DB29 constitui-se em um elemento-chave no projeto da caixa reversível desenvolvido pela De Bethune. A sua forma perfeitamente simétrica oferece um belo equilíbrio com os terminais flutuantes e a sua elegante coroa totalmente integrada às 12 horas (ou 6 horas, dependendo do lado escolhido).


Com seu design refinado, combinando uma mecânica contemporânea com uma face mais tradicional, bem como o cuidado meticuloso dedicado aos detalhes, legibilidade e conforto, o DB Kind of Two Tourbillon ilustra perfeitamente um dos grandes princípios da Manufatura De Bethune: reinterpretar grandes tradições com uma visão contemporânea da relojoaria, abrindo assim um novo campo de expressão refinado e sofisticado, preservando a facilidade de uso e a leitura simples. Uma obra de arte com duas faces, cuja beleza atemporal reflete perfeição mecânica e estética.


Sobre a De Bethune


A De Bethune foi fundada por David Zanetta e Denis Flageollet em 2002, e em pouco menos de 20 anos construiu um capital relojoeiro substancial, e hoje é vista como um importante "player" no mundo da relojoaria por sua inventividade e visão futurística da relojoaria como uma arte moderna.

Situada em La Chaux L'Auberson, na Suíça, a marca é reconhecida por notáveis modelos como o DB15, DBS, DBL, DBD Digitale, DB25 e DB28. Também merecem destaque as excepcionais peças-conceito, apresentadas a partir de 2008, como a série Dream Watch.

Desde Janeiro de 2011, Pierre Jacques é o CEO da De Bethune, e em Dezembro 2017 tornou-se o novo Presidente e acionista da Manufatura De Bethune, liderando a empresa juntamente com Denis Flageollet.




De Bethune DB Kind of Two Tourbillon - Ficha técnica


Referência

DBK2TV1, edição limitada de apenas 10 exemplares


Movimento

Calibre DB2579, mecânico a corda manual
Corda e acerto da hora por meio da coroa de 2 posições
256 componentes, 32 rubis
Diâmetro: 30 mm
Reserva de marcha: 5 dias, assegurada por um tambor duplo autorregulável, uma inovação De Bethune de 2004
Roda de balanço de titânio com inserções de ouro branco, otimizada para diferenças de temperatura e penetração de ar
Espiral De Bethune com curva terminal plana
Roda de escape de silício
Turbilhão ultraleve De Bethune de 30 minutos em titânio
Frequência: 36.000 aph


Caixa

Em titânio polido grau 5
Diâmetro de 42,8 mm
Espessura de 9,5 mm
Coroa ao meio-dia na parte frontal, às 6 horas no verso, integrada à caixa
Terminais flutuantes de titânio grau 5 polido (patente De Bethune de 2006), com mecanismo giratório que pode ser posicionado na parte frontal ou traseira
Vidro em safira (dureza 1.800 Vickers) com duplo revestimento antirreflexo
Resistência à água a 3 atm


Mostradores

Lado do turbilhão:
Anel das horas e mostrador de titânio polido de 30 segundos com estágios jateados
Marcadores de horas de titânio polido azulado
Mostrador de minutos prateado e em relevo
Ponteiros de horas e minutos azulados em titânio polidos à mão
Turbilhão ultraleve De Bethune de 30 segundos em titânio, uma inovação De Bethune de 2008

Mostrador clássico:
Mostrador prateado e em relevo, com níveis convexos e parte central com guilloché
Ponteiros de horas, minutos e segundos em titânio polidos e azulados à mão


Pulseira

Couro de crocodilo extra-flexível, com forro de crocodilo
Fecho de fivela em titânio polido grau 5


Preço

250.000 Dólares, sem impostos



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 133, Mar/Abr 2021
 

NotíciasRelacionadas

28 de agosto de 2019
04 de outubro de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS