Publicidade
Home  >  News Voltar

Harry WinstonHistoire de Tourbillon 10

23 de setembro de 2019
Com o novo Histoire de Tourbillon 10, a Harry Winston reúne, pela primeira vez na história da relojoaria, quatro turbilhões diferentes em um só movimento!


Histoire de Tourbillon 10 marca o 10º aniversário desta coleção da Harry Winston, dedicada a uma das complicações relojoeiras mais apreciadas por colecionadores e aficionados.

O extravagante modelo for apresentado durante o evento Time to Move, promovido pelo Swatch Group na Suíça para exibir os lançamentos de suas 6 principais marcas de luxo: Blancpain, Breguet, Glashütte Original, Harry Winston, Jaquet Droz e Omega.


Tendo criado anteriormente modelos com turbilhões de eixos simples, duplos ou triplos, combinados (ou não) com turbilhões simples ou duplos ou mesmo um carrossel, a Harry Winston exibe em sua mais recente criação algo inédito na história da relojoaria.

Histoire de Tourbillon 10 exibe quatro reguladores independentes dispostos de forma perfeitamente simétrica, girando sobre seus próprios eixos em 36 segundos e conectados por três diferenciais. Juntos, eles fazem do modelo um relógio dedicado a cronometria superlativa, com um design verdadeiramente exclusivo.

Este relógio extremamente complexo foi concebido pela equipe da Harry Winston em Genebra e produzido pela Complitime - leia-se Greubel Forsey, também responsável por outros modelos da coleção.




Um marco

Histoire de Tourbillon 10 culmina uma década de perseverança e inovação que ultrapassou os limites do que um turbilhão poderia fazer. O mais recente e último capítulo desta saga é lançado em duas edições de 10 exemplares cada, mais uma edição especial em "Winstonium", uma liga especial de platina, limitada a uma única peça.




Um veículo de sonho

Foi necessária uma grande caixa retangular para abrigar a complicação do Histoire de Tourbillon 10. Com 53,3 mm de largura e 39,1 mm de altura, a peça é tanto uma barca quanto um relógio. Os quatro turbilhões do calibre HW4702, que tem nada menos que 673 componentes, podem ser vistos nos quatro cantos da caixa, protegidos por um vidro de safira "box" de proporções impressionantes e apoiados em pontes transversais. Esculpidas como asas abertas tridimensionais, contribuem para a impressão geral de simetria que emerge do HdT 10.




Operação distribuída

A ideia por trás do uso de múltiplos mecanismos de regulação é aproveitar as qualidades de cada um deles e sua maneira única de reagir à gravidade, cujos efeitos o turbilhão é projetado para compensar. Assim, eles não marcam o mesmo tempo, mas um tempo único deve ser dado, então o funcionamento desses mecanismos é unificado por três diferenciais. O primeiro está ligado aos dois turbilhões da esquerda, enquanto o segundo está conectado àqueles do lado direito. O terceiro e maior está localizado em uma posição central, e faz o trabalho de calcular a média dos dois diferenciais anteriores e transmitir suas informações para os ponteiros justapostos.




Energia distribuída

Os turbilhões são a principal fonte de precisão do Histoire de Tourbillon 10, mas eles não estão sozinhos. A cronometria também depende de outros fatores, incluindo a qualidade do fluxo de energia que alimenta os órgãos de regulação. Quanto mais próximo da regularidade este fluxo está, mais suave e preciso é o movimento dos turbilhões. Isto é possibilitado por dois pares de tambores de corda de carregamento rápido que são sobrepostos, montados em série e depois conectados aos turbilhões. Como resultado, a energia não é compartilhada pelos quatro reguladores do movimento, mas sim distribuída conforme necessário.




Palco central

O mostrador do Histoire de Tourbillon 10 é uma peça de safira única, com geometria complexa e perfeitamente simétrica. Sua parte central é um círculo aberto que abriga um anel com os marcadores de 12 horas. Ele se estende para cima e para baixo através de uma porção retangular que acomoda os dois grandes numerais 6 e 12.

O aro desse relógio excepcional também usa o volume de maneira distinta porque é chanfrado e tem maior elevação às 6 e às 12 horas. Nesses dois pontos sensíveis, o aro é marcado por dois entalhes, que, juntamente com a variação de altura, traçam os três arcos da Harry Winston. Esta referência à arquitetura da entrada do icônico Showroom da Quinta Avenida, em NY, é uma das assinaturas características dos relógios Harry Winston.




Em contraste

A cor da superfície do calibre HW4702 completa a personalidade das três versões do Histoire de Tourbillon 10. A peça única de Winstonium pode ser reconhecida por suas grandes pontes de turbilhão em azul, mesma cor das pontes das rodas dentadas do interior da caixa, enquanto o resto da platina é completamente banhado em ródio. O modelo em ouro branco possui pontes de turbilhão banhadas em ródio e uma platina cinza-escuro. Este tom é repetido na parte de trás da ponte do tambor. Finalmente, a versão em ouro rosa inverte as suas cores nas pontes do tambor e apresenta uma platina banhada em ródio. A pulseira de cada HdT 10 ecoa os vários modelos. As versões em Winstonium e ouro branco são feitas em couro de aligátor com escamas grandes e costuradas com um fio de platina 950. Já a versão em ouro rosa lança uma nova cor de pulseira: preto com reflexos de cobre realçados pela costura em fio de ouro rosa. São toques elegantes e sofisticados, parte de uma profunda atenção aos mínimos detalhes que permite uma série de relógios verdadeiramente única.

Histoire de Tourbillon 10, que a Harry Winston anuncia como sendo o último modelo da coleção, para tristeza de seus admiradores, tem um preço à altura de sua complexidade e exclusividade: de 700.000 a 770.000 Francos Suíços.




Harry Winston Histoire de Tourbillon 10 - Ficha técnica


Referências

Ouro branco 18K: HCOMQT53WW001, limitada a 10 peças
Ouro rosa 18K: HCOMQT53RR001, limitada a 10 peças
Winstonium: HCOMQT53PP001, peça única

Movimento
Calibre HW4702, mecânico a corda manual
Dimensões: 45,0 x 32,0 x 12,85 mm (na ponte do turbilhão)
Composto de 4 turbilhões que giram no sentido anti-horário em 36 segundos
Número de componentes: 673, incluindo 78 por turbilhão, 95 rubis
Tambores de corda com arranjo 2 x 2, coaxiais em série com rotação rápida (1 rotação a cada 3,2 horas)
Reserva de marcha: 55 horas
Frequência: 21.600 alternâncias/hora (3 Hz)
Espirais com curva terminal Phillips
Balanços de inércia variável com parafusos de ajuste de ouro
Platina, pontes e pontes de turbilhão feitas de titânio, acabamento com jateamento por microesferas, "anglage" e chanfrados polidos à mão

Indicações
Horas e minutos, reserva de marcha

Caixa
Em ouro branco 18K, ouro rosa 18K ou Winstonium (liga especial de platina)
Dimensões: 53,3 x 39,1 x 17,60 mm
Safira abobadada com revestimento antirreflexos em ambos os lados
Fundo aberto de cristal de safira
Resistente à água até 3 atm (30 metros)
Mostrador de safira esqueletizado

Pulseira
Versão de ouro branco: couro de aligátor preto com costura em fio de platina 950, fecho de fivela em ouro branco
Versão de ouro rosa: couro de aligátor preto com detalhes em cobre e costura em fio de ouro rosa, fecho de fivela em ouro rosa
Winstonium: couro de aligátor preto com costura em fio de platina 950, fecho de fivela em Winstonium

Preço
700.000 a 770.000 Francos Suíços



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 123, Jul/Ago 2019
 

NotíciasRelacionadas

27 de abril de 2017
28 de outubro de 2015
Publicidade

BRANDPARTNERS