Andreas Strehler - Basel 2018Trans-axial Remontoir Tourbillon
30 de abril de 2018
Andreas Strehler apresentou em Baselworld 2018 o novo Trans-axial® Remontoir Tourbillon, um dos grandes destaques do salão Suíço.
Em sua incessante busca pela precisão, Andreas Strehler, relojoeiro membro da AHCI, desenvolveu um novo movimento que combina seu Remontoir d'égalité (força constante) com um turbilhão, além de apresentar outras interessantes características.
"Twin power": o limitador da mola principal epicicloidal
No relógios Andreas Strehler, a energia para o movimento é armazenada em dois tambores idênticos. O enfraquecimento das duas molas principais é limitado por uma engrenagem epicíclica. Apenas a parte "ótima" de cada mola é usada, quando a energia suprida é praticamente constante.
Embora isto seja um muito bom começo, não é a solução perfeita. Mesmo usando os melhores lubrificantes e as menores tolerâncias na produção de cada componente, o fluxo de energia das molas principais estará sujeito a variações, provocadas por mudanças na temperatura ou na posição do relógio. Para filtrar tais variações, Andreas Strehler emprega um Remontoir d'égalité (ou escape de força constante).
Energia controlada: o "Remontoir d'égalité"
No remontoir d'égalité de Andres Strehler, o fornecimento da energia das molas principais através das engrenagens é acumulado em uma mola, atuando sobre um braço satélite mantido em posição pela roda estrela (o satélite). Um dente desta roda descansa sobre um rubi em um braço.
Este braço se move constantemente para frente. A cada segundo, ele libera a roda estrela. Esta gira um dente e o braço satélite salta 6°. A roda satélite novamente repousa contra o rubi e o ciclo reinicia.
Ao avançar em 6o, o braço satélite recarrega a mola que impulsiona o escapamento. Assim, a quantidade de energia transferida para o escapamento, através de um eixo, é sempre a mesma.
O turbilhão
O escapamento montado sobre o eixo é um turbilhão, onde todo o órgão regulador gira uma vez por minuto. Ao combiná-lo com um dispositivo de força constante, Andreas Strehler soluciona o problema da variação do fornecimento de energia ao escapamento, ao mesmo tempo em que elimina a influência da gravidade sobre este.
O incomum posicionamento do Remontoir, sobre o mesmo eixo do turbilhão e impulsionando-o diretamente, é uma solução simples e muito eficaz. Strehler não informa dados sobre a caixa do modelo, mas é muito provável que esta tenha as mesmas dimensões dos seus modelo Sauterelle, 41 x 37,3 mm, sem incluir coroa e asas.
Andreas Strehler Trans-axial Remontoir Tourbillon - Ficha técnica
Movimento
Calibre Trans-axial Remontoir Tourbillon, a corda manual
Impulso: duplo tambor, energia regulada por um remontoir d'égalité
Platina e pontes: três pontes em ouro 18K, platina principal e pontes decoradas com os mais altos padrões, cantos chanfrados e polidos à mão, movimento completamente decorado
Escapamento: do tipo de âncora Suíço, projetado por Andreas Strehler
Órgão regulador com balanço de livre oscilação com espiral Breguet e 8 parafusos de ajuste
Frequência: 21.600 aph (3 Hz)
250 componentes, 37 rubis, 3 chatons de ouro
Dimensões: 32,0 x 30,0 mm, altura 7,01 mm (sem o turbilhão)
Reserva de marcha de 78 horas, limitada por um dispositivo de parada diferencial
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos saltantes, reserva de marcha
Preço
A partir de 182.500 Francos Suíços, com caixa em ouro, sem impostos