Publicidade
Home  >  News Voltar

Patek Philippe - Basel 2016Hora Mundial Ref. 5230

16 de setembro de 2016
A Patek Philippe renovou sua coleção Hora Mundial com a apresentação da nova Ref. 5230 em Baselworld 2016, modelo que substituiu as referências até então no mercado.



O modelo Hora Mundial é um dos relógios complicados mais cobiçados da Patek Philippe. Seu mecanismo foi originalmente desenvolvido pelo relojoeiro independente Louis Cottier em meados da década de 1930, em Genebra.


O primeiro modelo Hora Mundial da Patek (Ref. 515) foi criado, como peça única, em 1936. Até Baselworld 2016, a referência em produção era a 5130, então disponível em ouro rosa, amarelo, branco ou platina, lançada em 2006 e agora descontinuada.


Os Hora Mundial da Patek sempre se caracterizaram pela beleza de seus mostradores com guilloché ou esmaltados, em especial com a técnica de Cloisonné, onde finas tiras de ouro são fixadas no mostrador e formam compartimentos ("cloisons") preenchidos com esmalte.

A nova referência leva em conta a recente modificação da designação oficial dos 24 lugares que representam cada um dos fusos horários. Uma boa oportunidade para se redesenhar sutilmente a caixa, o mostrador e os ponteiros. A se ressaltar, a caixa teve uma redução de 39,5 para 38,5 mm.


As mudanças no sistema de fusos horários incluem novos nomes de cidades (por exemplo, Dubai no lugar de Riad, Brisbane no lugar de Numea). Já Moscou, após ter vivido durante muito tempo na hora UTC+4, decidiu aproximar-se da Europa ocidental adotando a hora local UTC+3. O disco das cidades foi atualizado para todas estas mudanças.

A caixa no estilo Calatrava em ouro branco ou ouro rosa possui asas salientes e um fino aro polido, dois detalhes que distinguem este relógio dos modelos que o precederam. O ponteiro das horas com extremidade em círculo foi substituído por um ponteiro vazado cuja forma foi inspirada na constelação do Cruzeiro do Sul, enquanto o ponteiro de minutos tem a forma de losango. O centro do mostrador é adornado por um belíssimo guilloché feito à mão com um motivo ondulado de efeito quase que hipnótico.


O novo Hora Mundial referência 5230 é equipado com o calibre 240 HU, um movimento extraplano automático. Graças ao seu microrrotor de ouro 22 quilates integrado e ao seu mecanismo de fusos horários de engenhosa construção, este movimento mede apenas 3,88 mm de altura, uma espessura ideal para a criação de um relógio plano e elegante.


Os ponteiros centrais indicam a hora local do fuso horário cujo nome é indicado na posição das 12 horas, enquanto que as horas dos outros 23 fusos horários são lidas no disco das 24 horas. Quando o usuário se desloca para outro fuso horário, precisa apenas pressionar o botão posicionado às 10 horas tantas vezes quanto seja necessário até que o nome da cidade que designa o fuso horário apareça indicado na posição das 12 horas. Esta operação permite corrigir simultaneamente o ponteiro de horas e o disco das 24 horas sem alterar a precisão do ponteiro dos minutos.


O novo modelo Hora Mundial da Patek Philippe é proposto em duas versões: a referência 5230R em ouro rosa e a referência 5230G de ouro branco. Os dois modelos exibem o mesmo tipo de mostrador com disco das cidades em branco e disco de 24 horas com indicação dia/noite colorido.

A única diferença está nos índices aplicados e nos ponteiros, que são do mesmo tipo de ouro que a caixa. Ambos são complementados por uma pulseira de couro de crocodilo de escamas quadradas grandes costurada à mão, com fecho de báscula Calatrava - preto brilhante com fecho de ouro branco ou marrom chocolate brilhante com fecho de ouro rosa.


A nova Ref. 5230 mantém a mística dos modelos Hora Mundial da Patek Philippe e a sua apresentação em Baselworld rendeu muitos elogios tanto por parte do público como da imprensa especializada. Certamente deverá se constituir em um objeto de desejo por parte de aficionados e colecionadores.



Patek Philippe Hora Mundial Referência 5230 - Ficha técnica


Movimento

Calibre 240 HU, mecânico de corda automática, indicação dos 24 fusos horários, indicação dia/noite
Diâmetro 27,50 mm, altura 3,88 mm
239 componentes, 33 rubis
Reserva de marcha de 48 horas
Microrrotor em ouro 22 K, com carga unidirecional
Balanço Gyromax, com frequência de 21.600 alternâncias por hora (3 Hz)
Espiral Spiromax, com porta píton móvel
Selo Patek Philippe


Caixa

Ouro branco ou rosa 5N 18 quilates
Fundo de cristal de safira, estanque até 3 atm (30 metros)
Diâmetro de 38,50 mm, espessura de 10,23 mm
Distância entre asas de 20 mm
Correção dos fusos horários às 10 horas, com ajuste sincronizado das indicações mediante saltos de uma hora do ponteiro de horas e incrementos de 1/24 de volta no sentido anti-horário do discos das cidades e do anel de 24 horas
Indicação de horas e minutos locais com ponteiros
Disco de 24 cidades, anel de 24 horas com indicação dia/noite com cores e símbolos sol/lua


Mostrador

Mostrador de 3 zonas:
- disco de cidades impresso em preto
- disco de 24 horas com indicação dia/noite com cores e símbolos sol/lua (dia: numerais pretos sobre fundo prateado; noite: numerais brancos sobre fundo preto)
Centro gravado com guilloché motivo "cesto"
Ponteiro de horas vazado com a forma do Cruzeiro do Sul, faces lapidadas, em ouro branco ou rosa 5N
Índices de horas aplicados do tipo bastão em ouro branco ou rosa


Pulseira

Couro de crocodilo com grandes escamas quadradas, costurada à mão, preto brilhante com fecho de báscula Calatrava de ouro branco, ou marrom chocolate brilhante com fecho de ouro rosa 5N

Preço

USD 47,600 (sem taxas)



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 105, Jul/Ago 2016
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS