Richard MilleRM 11-03 Automatic Flyback Chronograph
05 de setembro de 2016
Presente na coleção da Richard Mille desde 2007, o popular RM 011 será substituído pelo RM 11-03 Automatic Flyback Chronograph.
O novo modelo traz o calibre automático RMAC3, com contadores coloridos e pequenos segundos que ganham volume com seus aros polidos. Esta sensação de volume é acentuada pela ponte superior acetinada em titânio grau 5 que contrasta com o movimento, também em titânio mas com acabamento PVD. Isto auxilia a leitura do calendário anual, com grande data, assim como um contador de 12 horas e função de contagem regressiva do cronógrafo flyback.
Na parte de trás, uma ponte inferior com tratamento PVD acetinado destaca o mecanismo de duplo tambor e as linhas modernas do novo rotor de geometria variável em titânio grau 5, inspirado nos apêndices aerodinâmicos da Fórmula 1. Esta solução técnica, exclusiva da Richard Mille, possibilita o ajuste da corda automática do relógio de acordo com o nível de atividade do utilizador, variando a inércia do rotor graças a duas asas chanfradas e micro-pulverizadas em ouro branco 18 quilates. Com seis posições possíveis, o rotor é montado em rolamentos de esferas de cerâmica.
O calibre foi concebido para uma rigidez otimizada e um elevado desempenho do trem de engrenagem graças ao titânio grau 5 usado na platina e nas pontes. Os dois tambores, montados em paralelo, asseguram um torque estável e uma reserva de marcha de 55 horas. O balanço de inércia variável de 4 Hz é altamente resistente a impactos e pode ser afinado com mais precisão que um balanço tradicional.
A caixa tonneau tripartite também foi refeita com linhas modernizadas mas sem descaracterizar o relógio, dando-lhe um caráter mais esportivo e dinâmico. As superfícies polidas e chanfradas à mão exigem um trabalho longo e delicado. Esta silhueta, que apareceu pela primeira vez no RM 27-01 Rafael Nadal, tornou-se uma característica de todos os relógios esportivos da Richard Mille, diferenciando-os dos modelos "lifestyle" através do reforço estrutural.
Vários detalhes lembram as corridas de automóveis, como o design da coroa em titânio grau 5 que lembram as rodas e os pneus. Os botões estriados, do mesmo material, evocam os pedais, com tampas feitas de um material também de uso frequente na Fórmula 1: o carbono NTPT.
Todo o mecanismo pode ser admirado através de um vidro de safira antirreflexo. A caixa, disponível em ouro rosa ou branco e titânio, é montada com 20 parafusos em titânio grau 5.
RM 11-03 Automatic Flyback Chronograph - Ficha técnica
Movimento
Calibre RMAC3, cronógrafo flyback automático, 68 rubis
Dimensões 30,25 x 28,45 x 9,00 mm
Frequência 28.800 aph
Reserva de marcha de 55 horas
Caixa
Em ouro rosa ou branco e titânio grau 5
Dimensões 49,94 x 44,50 x 16,15 mm
Pulseira
Em borracha preta