Publicidade
Home  >  News Voltar

Cartier - SIHH 2016Rotonde de Cartier Astromystérieux

28 de janeiro de 2016
A Cartier escreve o mais espetacular capítulo de sua tradição em relógios misteriosos com o novo Astromystérieux, modelo apresentado no SIHH 2016.


A arquitetura etérea do calibre 9462 MC caracteriza-se por um eixo central formado pelo escape, balanço, engrenagens e tambor. Sua silhueta alargada, que representa a ponteiro dos minutos, realiza uma volta pelo mostrador em uma hora. A trajetória visível do movimento lembra um objeto celeste que gravita no espaço, como um astro suspenso no vazio, sem conexão aparente com o resto do relógio.


O sensacional efeito é obtido graças à montagem superposta dos componentes do movimento, articulados em torno de quatro discos de safira que animam o conjunto. Isto suscita perguntas como: trata-se de um novo estilo de turbilhão? Como dar corda a seu tambor, que gira ao mesmo tempo que o escape, e que não tem nenhuma conexão aparente com a coroa? Como ajustar a hora?

Fixo e móvel, visível e invisível, o Astromystérieux revoluciona o entendimento e exigiu dos relojoeiros da Cartier o desenvolvimento de soluções inéditas e inovadoras, que foram objeto de numerosos registros de patente.



Um novo estilo de turbilhão

Como em um turbilhão clássico, o Astromystérieux possui uma gaiola giratória, movimentada por uma roda fixa conectada ao tambor. Diferentemente do turbilhão clássico, o Astromystérieux caracteriza-se por uma rotação central de sua gaiola volante misteriosa em uma hora, que abriga não só o escape e o balanço, mas também um trem de rodas e o tambor. A gaiola é formada por uma ponte inferior na forma de um disco de safira de grande diâmetro, assim como duas pontes superiores que apoiam de um lado o balanço e do outro o escape, o trem de rodas e o tambor. Esta gaiola giratória indica os minutos, ditando assim o ritmo de sua rotação.



Um conceito misterioso nunca antes visto

- Um disco que indica as horas
O disco de safira das horas é conectado ao disco do turbilhão para completar a indicação da hora. O grande diâmetro de ambos exigiu a criação de um trem de rodas particular. Para proteger estes componentes, criou-se um novo sistema de amortecimento fixado à gaiola.

- Um sistema misterioso de corda por disco
A corda do Astromystérieux, objeto de um registro de patente, é feita mediante um disco de safira e a coroa. Complexa e única, é conectada ao tambor apenas ao se dar corda. Esta ideia sem precedente foi possível graças ao desenvolvimento de um pinhão flutuante entre a tige e o disco de corda. Ao se girar a coroa para dar corda, o pinhão adota uma posição que cria uma conexão com o disco. Quando a coroa estão em repouso, o pinhão desfaz esta conexão. A corda do Astromystérieux foi objeto de uma proteção inédita para um movimento manual. Um sistema de desacoplagem foi criado para evitar que a tige e o tambor se rompam no caso de corda excessiva.

- Um disco de safira com dupla função para ajuste da hora
Finalmente, o disco inferior, situado na base do movimento, exerce uma função dupla: fornece o movimento para a gaiola do turbilhão, e põe em marcha o sistema de ajuste de hora (objeto de um registro de patente) ao se puxar a coroa. Isto graças ao desenvolvimento de uma alavanca revolucionária que também foi objeto de uma solicitação de patente.



Esta alavanca bloqueia o disco de safira durante o funcionamento normal. Este disco é mantido em uma posição fixa, e permite arrastar a gaiola do turbilhão com a força motriz do escape. Ao se puxar a coroa para ajuste da hora, a alavanca libera o disco de safira inferior, liberando também a gaiola do turbilhão à qual é fixada a roda de minutos, permitindo assim o ajuste da hora.

Em sua caixa de paládio 950 de 43,5 mm de diâmetro, o Rotonde de Cartier Astromystérieux e seu movimento 9462 MC reinventam dessa forma o domínio do misterioso pela Cartier.



Rotonde de Cartier Astromystérieux Calibre 9462 MC - Ficha técnica

Caixa
Caixa de paládio 950, 43,5 mm, coroa perlada com um cabochão de safira azul
Ponteiros de aço em forma de pera
Vidro e fundo de safira
Espessura 12 mm
Estanque até 3 atm (30 metros)
Edição limitada e numerada de 100 peças
Disponível também em versões engastadas com diamantes baguete

Movimento
Mecânico de manufatura a corda manual, calibre 9462 MC
Complicação Astromystérieux: turbilhão central misterioso, composto por escape, balanço, trem de rodas principal e tambor, realiza uma rotação completa em uma hora
Diâmetro de 39 mm, espessura 5,90 mm
408 peças (incluindo 188 esferas), 25 rubis
Frequência 21.600 alternâncias/hora, reserva de marcha de 50 horas

Pulseira
Couro de aligátor negro, fecho duplo de báscula ajustável de ouro branco 18 quilates

Preço
USD 181,000.00, sem diamantes
 

NotíciasRelacionadas

15 de dezembro de 2022
30 de março de 2022
08 de dezembro de 2021
10 de junho de 2021
Publicidade

BRANDPARTNERS