O Triple Axis Tourbillon, modelo apresentado em Baselworld 2015, é o primeiro relógio da Cabestan a ser totalmente criado pelo seu mestre relojoeiro Eric Coudray.
A Cabestan foi fundada no ano de 2003, e o primeiro relógio criado pela marca, baseada no Vallée de Joux, na Suíça, foi o Winch Tourbillon Vertical, um conceito do talentoso Jean-François Ruchonnet. O modelo chegaria ao mercado no ano de 2009.
Um dos modelos pelos quais a Cabestan notabilizou-se foi o SF1, criado em 2010 em parceria com a Scuderia Ferrari e seu diretor de design, Flavio Manzoni.
Em 2008, Eric Coudray, um dos mais conceituados e talentosos mestres relojoeiros atuais, juntou-se à Cabestan com sua equipe. Entre as realizações de Eric Coudray está o famoso Gyrotourbillon da Jaeger-LeCoultre. Atualmente a Cabestan pertence a Lionel Betoux, que assumiu a empresa no ano de 2013 e é também o seu CEO.
A Cabestan, cuja tradução para o Português é "cabrestante", baseia sua marca, o desenho de suas caixas e o de seus movimentos no mundo náutico. A começar pelo seu nome, cabrestante, que é um mecanismo utilizado em embarcações para auxiliar no içamento da âncora e outros objetos pesados.
O Triple Axis Tourbillon tem seu design inspirado em veleiros, com formas que lembram os contornos hidrodinâmicos de um catamarã, onde um vidro de safira trabalhado à mão proporciona uma fantástica visão totalmente desimpedida de um original e exclusivo turbilhão voador de triplo eixo.
Como na produção de barcos em garrafas feita por entusiastas da vela e do mar, a montagem do movimento é feita externamente, e a platina em "H" que o apoia é então encaixada pela lateral, antes que o conjunto seja selado pelas duas janelas em safira.
O modelo conta com o inseparável sistema de transmissão com fuso e corrente - que lembra o desenho de um cabrestante - uma característica presente no DNA da Cabestan. Ele fornece ao movimento uma excelente precisão ao longo do tempo, graças à transmissão com força constante ao longo das 50 horas da reserva de marcha.
O turbilhão voador com triplo eixo, equipado com um balanço que oscila com frequência de 3 Hz, gira separadamente em cada eixo em 17, 19 e 60 segundos, respectivamente, fornecendo um toque de vívida animação ao movimento. A espiral possui um curva terminal no estilo Breguet com porta-píton no estilo Genebra. Uma coroa de duas posições é utilizada para dar corda ao movimento e acertar as horas.
O Cabestan Triple Axis Tourbillon mantém a estética retro-futurística que caracteriza a marca Suíça, com um design que foge do convencional e que possui elementos emblemáticos, como a transmissão de força constante com mecanismo de fuso e corrente.
O modelo é uma edição limitada de 135 exemplares e tem um preço de venda de 250.000 Francos Suíços.
Cabestan Triple Axis Tourbillon - Ficha técnica
Movimento
Calibre CAB EC 17, movimento a corda manual com escape de âncora Suíço, inteiramente concebido, desenvolvido e construído pela Manufatura Cabestan 1044 componentes completamente montados e regulados à mão feitos principalmente de alpaca Turbilhão voador de triplo eixo regulado em 6 posições Eixo 1: 1 rotação em 60 segundos; eixo 2: 1 rotação em 19 segundos; eixo 3: 1 rotação em 17 segundos Frequência de 21.600 alternâncias/hora (3 Hz) Espiral com curva terminal Breguet Balanço com amplitude de 240° Corrente em aço com 204 mm de comprimento, composta de 305 elos e 202 rebites Acabamento manual de todos os componentes: chanfrado, polimento, perlage Reserva de marcha de 50 horas Indicação de horas, minutos, segundos
Caixa
Um tubo de safira usinado e acabado à mão. Moldura em ouro rosa 5N (titânio natural escovado ou polido, titânio PVD negro, ouro amarelo 3N, ouro branco e platina, sob encomenda) perfurada com janelas em safira Corda e ajuste da hora com coroa de 2 posições Dimensões: 50,25 mm x 45,50 mm (48,30 mm incluindo coroa) x 22,30 mm Resistente à água
Pulseira
Couro de aligátor, vitela, couro de javali ou borracha
Acessórios
Estojo feito à mão Folheto com certificado de propriedade, instruções e garantia
Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 100, Set/Out 2015