Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron ConstantinReferência 57260, o relógio mais complicado do mundo!

21 de setembro de 2015
Para celebrar seus 260 anos de história, a Vacheron Constantin apresentou a Referência 57260, o relógio mecânico mais complexo já desenvolvido, uma criação personalizada com 57 complicações.



A Referência 57260 é uma obra de arte horológica com mostrador duplo cujo desenvolvimento durou oito anos e foi realizado por uma equipe de três mestres relojoeiros da empresa, sob encomenda de um dos maiores colecionadores do mundo. Ela exibe 57 complicações, algumas das quais completamente novas, como calendários múltiplos e um cronógrafo duplo retrógrado rattrapante.


Em ouro branco 18 quilates, a elegante caixa tem uma coroa na posição das três horas com uma indicação na lateral para mostrar sua posição durante a corda ou o ajuste. Um botão coaxial na coroa controla as funções start/stop e zera o cronógrafo duplo retrógrado e o botão na lateral na posição das 11 aciona e reinicia a função rattrapante. Um botão de alarme é embutido na lateral da caixa na posição das 4.


Cada face do relógio tem um mostrador de prata sólida, enquanto os discos das indicações são feitos em alumínio para maior leveza e assim exigir um mínimo de energia do movimento. O mostrador intermediário em estilo regulador apresenta as horas, minutos e segundos em anéis giratórios separados, um design típico dos relógios de precisão de observatórios e laboratórios.



O calendário hebraico perpétuo


De máxima complexidade técnica e matemática, o calendário perpétuo hebraico pode ser de fato considerado uma das maiores contribuições para a relojoaria mecânica dos últimos tempos. Graças aos longos ciclos de mudança do calendário hebraico e a sua diferença em relação ao calendário gregoriano, a realização de um calendário perpétuo hebraico mecânico completamente funcional em um relógio portátil era até então considerada impossível.

Cálculos matemáticos altamente complexos que combinam tanto os meses lunares como o ano solar foram transcritos não somente em um mecanismo operacional, mas em um mostrador elegante, lógico e de fácil leitura.

No centro do anel indicador de horas há quatro apresentações das fases lunares e também um ponteiro que indica a idade lunar dentro do seu ciclo de 29,5305882 dias. O sistema exige correção somente uma vez a cada 1027 anos.


Cronógrafo duplo retrógrado "rattrapante"


O inédito cronógrafo duplo retrógrado rattrapante tem design e construção inovadores. Ele é lido como um cronógrafo clássico de fração de segundos, mas de modo único, considerando que ambos os ponteiros operam juntos e a partir do mesmo eixo, diferentemente dos demais cronógrafos de travamento de segundos, os dois ponteiros nunca se encontram, mas operam em duas escalas separadas em lados opostos do mostrador. Ele possui contadores de 60 minutos e 12 horas.


O toque de Westminster, alarme e a opção especial de silêncio noturno


Setores no mostrador em ambos os lados do anel de indicação da hora, logo acima dos registros do cronógrafo, exibem a seleção do toque, do modo de alarme e do indicador de reserva de carga do alarme.

São 3 possíveis opções de toque:
1. Batidas - o relógio bate automaticamente a cada quarto de hora que passa, da mesma forma que um relógio de mesa. Com cinco martelos batendo cinco gongos, a sequência de toque é a do "Big Ben", o relógio do Palácio de Westminster em Londres
2. Silêncio noturno - o toque é automaticamente desativado das 22 às 8h
3. Silêncio - o toque é desligado quando não for requisitado

Há duas opções adicionais: Grande sonnerie - bate horas e quartos a cada quarto de hora que passa e, alternativamente, a Pequena sonnerie - bate o toque inteiro nas horas cheias, mas somente uma batida nos quartos de horas, sem o toque de hora. Para repetir a batida a qualquer momento, a alavanca na lateral da caixa pode ser ativada sempre que o usuário desejar.


O modo de "silêncio noturno" pode ser ativado automaticamente pelo usuário, para que o relógio não toque, por exemplo, entre as 10 horas da noite e 8 horas da manhã, para não incomodá-lo. Com esse sistema único não há a necessidade de se desligar a batida manualmente.

Além do mecanismo de toque, esse modelo possui um alarme com uma indicação separada de reserva de carga. Ele permite a opção entre um alarme tradicional em um gongo único de diferentes tons com um martelo único ou o alarme com o carrilhão de Westminster completo no modo de grande ou petite sonnerie.

O alarme é ajustado com a coroa de corda, que movimenta um ponteiro de alarme coaxial com o ponteiro da hora e da idade lunar. O botão de corda embutido é localizado na lateral da caixa.


O segundo mostrador e funções adicionais


Exibe indicações astronômicas, um segundo fuso horário de 12 horas controlado por um display digital do horário mundial, um calendário duplo perpétuo e um turbilhão de esfera armilar.

O mapa estelar azul na metade superior do mostrador retrata o céu noturno e as constelações visíveis a partir da cidade natal do usuário, com os meses aparecendo nas bordas. De forma concêntrica na borda externa encontra-se a escala do setor para a data retrógrada do calendário perpétuo. Indicadores para os dias da semana e meses estão posicionados ao lado do mostrador estrelar e a abertura acima do mostrador do mês exibe o número do ano entre 1 e 4 no ciclo do ano bissexto. Na borda do mostrador há três escalas astronômicas lidas pelo ponteiro central dourado identificado pelo contrapeso de sol. A escala mais extrema indica os meses do ano e o respectivo número de dias, enquanto uma escala concêntrica do ano dividida nos períodos de constelação do zodíaco indica ainda os dias dos equinócios vernais e de outono, e o solstício de verão e de inverno. As quatro estações constam de um outro anel interno concêntrico.


O setor acima da abertura do turbilhão indica a equação do tempo exibindo a diferença entre o tempo solar verdadeiro e o tempo médio padrão, que pode adiantar até 16 minutos (em 3 de novembro) e atrasar em até 14 minutos (12 de fevereiro). O tempo solar aparente e médio coincidem apenas quatro vezes ao ano. Ao lado da abertura do turbilhão há dois setores duplos para o horário do nascer do sol e a duração do dia e o horário do pôr do sol e a duração da noite da cidade natal do usuário.

O mostrador do segundo fuso horário de 12 horas tem janela indicadora separada para dia e noite na posição de 10 horas: o segundo fuso horário é usado em conjunção com a função de hora mundial exibida digitalmente e que oferece a opção de 24 cidades e países e suas respectivas diferenças da hora média de Greenwich. Esse sistema completamente novo e discreto de 12 horas do mecanismo de horário mundial e display é o primeiro sistema novo a ser desenvolvido desde o conhecido sistema de horário mundial de Louis Cottier com indicação de 24 horas, inventado em torno de 1935.


O calendário perpétuo de função dupla


Incluindo o calendário hebraico exibido no outro mostrador, esse relógio pode oferecer três leituras completamente distintas do calendário perpétuo.

A grande inovação é que há duas opções para a leitura do calendário perpétuo gregoriano: o calendário gregoriano tradicional e o sistema de calendário de negócios ISO 8601, um sistema numérico que utiliza 52 semanas e 7 dias.

O calendário perpétuo Gregoriano, que se corrige automaticamente para o número de dias correto no mês, assim como para os anos bissextos, pode ser lido em um mostrador de data retrógrado, de dias da semana e meses e uma janela de ano bissexto que exibe um número entre 1 e 4, à direita da data retrógrada.

O calendário de negócios ISO 8601 é um sistema utilizado especialmente no setor financeiro internacional, por exemplo, no sistema de contabilidade de empresas para os anos fiscais, pagamento de salários ou pensões devidas semanalmente, no planejamento de projetos em ciclos semanais, etc. O objetivo desse padrão é proporcionar um método não ambíguo para representar datas e horas para evitar má interpretação, especialmente quando dados são transferidos entre países com convenções diferentes para escrever datas e horas numéricas.


O turbilhão de esfera armilar da Vacheron Constantin


A fascinante gaiola do turbilhão armilar é visível através da abertura ao lado do mapa estrelar, como uma esfera em constante rotação, de três eixos. A espiral esférica não somente confere elegância ao mecanismo, como contribui para a precisão.

Esse turbilhão é chamado de "armilar", pois visualmente lembra os círculos e anéis do instrumento científico denominado esfera armilar. A gaiola é feita em alumínio e exibe o símbolo da Vacheron Constantin, a Cruz de Malta, uma vez a cada 15 segundos.


Vacheron Constantin Atelier Cabinotiers Ref. 57260 - Ficha técnica

Movimento
Calibre 3750, desenvolvido e produzido pela Vacheron Constantin
Mecânico a corda manual 72 mm de diâmetro, 36 mm espessura
60 horas de reserva de marcha
Frequência 18.000 aph (2,5 Hz)
Mais de 2.800 componentes, 242 rubis
4 platinas: cronógrafo; calendário perpétuo Gregoriano; cronógrafo e calendário perpétuo Hebraico; calendário astronômico

Funções (total de 57)
Indicações do tempo (6)
Calendário perpétuo Gregoriano e Hebraico (15)
Calendário astronômico (9)
Calendário lunar (1)
Calendário religioso (1)
Cronógrafo (4)
Alarme (6)
Carrilhão Westminster (8)
Demais funções (7)

Caixa
Ouro branco 18 K
98 mm de diâmetro, 50,55 mm de espessura
Sem resistência à água
Mostradores em metal opalino prateado
19 ponteiros frontais, 12 no verso

Informações adicionais
Entregue com caneta corretora e lente de aumento
Peça única produzida sob encomenda
Peso total 960 gramas
Certificada pelo Selo de Genebra

Preço
Por razões de privacidade de seu proprietário, a Vacheron Constantin não divulgou o preço da Ref. 57260. Ele é estimado em um valor acima de 5 milhões de dólares
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS