Publicidade
Home  >  News Voltar

H. Moser & Cie. - Baselworld 2015Venturer Tourbillon Dual Time Sapphire Skeleton

17 de setembro de 2015
A H. Moser & Cie. apresentou em Baselworld 2015 o Venturer Tourbillon Dual Time Sapphire Skeleton, um relógio inovador que combina um movimento esqueleto a uma caixa totalmente fabricada em cristal de safira e uma pulseira criada com técnicas de impressão em 3D, uma novidade mundial.


Manufatura Suíça sediada em Neuhausen, no cantão de Schaffhausen, a H. Moser & Cie. sempre teve como característica a criação de modelos de mecânica extremamente refinada e design minimalista. Um símbolo desta tradição é o seu Calendário Perpétuo, vencedor do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra em 2006.

A coleção Venturer, composta de modelos com curvas muito elegantes e refinadas, foi o grande foco da H. Moser & Cie. em 2015. Entre eles, o Tourbillon Dual Time Sapphire Skeleton surpreendeu pela caixa fabricada totalmente em cristal de safira, com formas inspiradas nos anos 1960.

O "Moser de Safira", como ficou conhecido nos corredores de Baselworld, realizou o feito de atrair todos os holofotes durante o salão Suíço, tanto pela ruptura com a habitual discrição da marca como pelo seu preço astronômico.

Esta caixa de safira maciça foi criada com a utilização de uma técnica incomum chamado de método Kyropoulos. Tomando como base o óxido de alumínio, este processo de cristalização é utilizado na produção de lingotes de cristal de safira de grande uniformidade e excelente qualidade. O cristal de safira é cortado e trabalhado com extremo cuidado.


A caixa de safira transparente realça toda a beleza do calibre HMC 803, completamente esqueletizado. O rotor bidirecional, em ouro vermelho maciço 22 quilates, também foi recortado.

Valendo-se de contrastes surpreendentes, a H. Moser & Cie. utiliza o novo modelo para apresentar uma das complicações relojoeiras mais tradicionais, o fascinante turbilhão, com um toque contemporâneo de leveza e sutileza.

A manufatura de Neuhausen escolheu para a produção do movimento uma liga de latão enriquecida com níquel, bastante tradicional. Antes de passarem a utilizar latão maciço, todos os calibres eram criados a partir desta liga de cobre, níquel e zinco. Mais complexa e difícil de se trabalhar, ela possui maior beleza e maior valor simbólico. Ela se oxida ligeiramente antes de se estabilizar por completo, o que garante que o mecanismo tenha uma beleza eterna.

Toda a superfície do calibre HMC 803 exige quase 100 horas de trabalho para sua decoração, o que vem a reforçar ainda mais o caráter exclusivo deste relógio excepcional.


Como um bônus, o modelo exibe ainda um segundo fuso horário, indicado por um ponteiro rodiado que distingue-se facilmente dos ponteiros de horas e minutos de aço azulado.

O exclusivo turbilhão de um minuto intercambiável da Moser incorpora uma dupla espiral Straumann, marca registrada da manufatura.

A pulseira fixada às asas de safira do Venturer Tourbillon Dual Time Sapphire Skeleton apresenta uma estrutura delicada, com formas abstratas, quase orgânicas. Esta pulseira etérea que joga com as transparências é única e foi impressa com tecnologia 3D, uma novidade no setor da relojoaria.

Na realidade, segundo a Moser, seria impossível a produção de uma estrutura tão complexa utilizando-se de métodos tradicionais. Incrivelmente leve e com dimensões bastante compactas, esta pulseira revela novas perspectivas e possibilidades de produção a partir da borracha.

Sua beleza complementa este modelo pouco convencional com um desenho ousado, inovador e ligeiramente provocador, bastante original para uma complicação tão tradicional como o turbilhão.

O Venturer Tourbillon Dual Time Sapphire Skeleton é um relógio extraordinário, mas certamente desperta emoções variadas. Seu preço é justificado pela caixa em safira, de produção complicadíssima e de custo muito elevado. Mas, a menos que se tenha conhecimento disto, ela não transmite a mesma percepção de valor de um material nobre.

De qualquer forma, o futuro proprietário saberá apreciar o valor de todo o trabalho envolvido na construção deste relógio excepcional, que - exclusividade suprema - se constitui em exemplar único.



Venturer Tourbillon Dual Time Sapphire Skeleton - Ficha técnica

Referência 2803-1000 - exemplar único para 2015

Caixa

Em cristal de safira maciça de 3 peças
Diâmetro de 41,5 mm, altura 14,3 mm
Vidro de safira convexo e fundo de safira transparente
Coroa rosqueada de safira com a letra "M" gravada

Mostrador

Flange com aro, que faz parte da caixa de safira
Índices na cor azul noturno

Movimento

Calibre HMC 803 esqueleto automático de manufatura
Diâmetro de 34,0 mm (15 linhas), altura de 6,5 mm
Frequência de 21.600 aph (3 Hz)
Mecanismo de carregamento de catraca bidirecional
Rotor esqueleto de ouro vermelho 22 quilates maciço com o selo da H. Moser & Cie. gravado
Reserva de marcha de 3 dias
Perfil dentado Moser em todas as rodas e pinhões
Espiral original Straumann Double Hairspring®
Turbilhão de um minuto intercambiável Moser às 6 horas com pontes esqueleto

Funções

Hora e minutos
Segundo fuso horário, cujo ponteiro pode ser ocultado quando não for utilizado

Pulseira

Borracha com uma estrutura complexa que apresenta formas orgânicas e que foi criada com técnica de impressão 3D, ou pulseira de couro de aligátor costurada à mão

Preço

O Venturer Tourbillon Dual Time Sapphire Skeleton está à venda na boutique Chronopassion, em Paris, a um preço de 1 milhão de Francos Suíços



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 99, Jul/Ago 2015
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS