Publicidade
Home  >  News Voltar

Montblanc - SIHH 2015ExoTourbillon Minute Chronograph Vasco da Gama

03 de fevereiro de 2015
O ExoTourbillon Minute Chronograph Vasco da Gama foi uma das estrelas da nova coleção Heritage Chronomètrie da Montblanc, apresentada ao público no SIHH 2015.



No último mês de Novembro de 2014 Relógios & Relógios teve o privilégio de participar do primeiro encontro do Montblanc Club 4810, destinado a um exclusivo grupo de jornalistas especializados de todo o mundo, e realizado por motivos simbólicos na Cidade do Cabo, na África do Sul.


Na ocasião, foi-nos oferecida uma "avant-première" da coleção Heritage Chronomètrie, inspirada na viagem do navegador português Vasco da Gama entre 1497 e 1499, na qual descobriu-se o caminho marítimo para as Índias após contornar o Cabo da Boa Esperança, na atual Cidade do Cabo.

Foto Carlos E. Tiburcio Ramos

O diário de viagem de Vasco da Gama será digitalizado com patrocínio da Montblanc. Conhecido como "Roteiro", o diário pertence ao Museu Marítimo de Portugal, onde é exibido regularmente. Após a digitalização, serão feitas 1500 cópias, em Português e Inglês. A equipe responsável pelo trabalho espera que ele esteja concluído até setembro deste ano.


A Montblanc tornou-se apoiadora do projeto ao lançar no SIHH 2015, em Genebra, a nova coleção Heritage Chronomètrie, da qual o principal modelo é o ExoTourbillon Minute Chronograph Vasco da Gama, limitado a apenas 60 peças.

O modelo é feito com refinamento artesanal na Manufatura Montblanc, em Le Locle, na Suíça, com caixa de ouro branco com 44 mm de diâmetro e pulseira de couro de crocodilo preta, com fivela de ouro branco.


A parte superior do mostrador, em azul escuro, é uma emulação da noite estrelada que guiou Vasco da Gama no Hemisfério Sul. Um diamante com a forma da célebre estrela Montblanc brilha na posição das 12 h.

Um guilhoché na forma de onda, desenhado no estilo "flinqué" e revestido com pintura azul, tem ao centro o eixo dos ponteiros, e constitui-se no submostrador de data, com um ponteiro que remete ao nocturlabium (o relógio estrela), que foi um dos instrumentos de navegação a bordo da nau São Gabriel, capitaneada por Vasco da Gama.


O nível inferior do mostrador tem acabamento acetinado e revela a complexa construção do ExoTourbillon às 6 horas. O painel de safira no verso da caixa exibe um esboço da histórica nau São Gabriel e a assinatura de Vasco da Gama. A edição de 60 exemplares é uma referência à tripulação de 60 homens da São Gabriel.

Foto Carlos E. Tiburcio Ramos

Cada relógio da Coleção Heritage Chronomètrie passa pelo rigoroso teste do Laboratório Montblanc 500. Esta verificação, que detecta eventuais imprecisões durante os processos de montagem e ajuste fino, garante que a Montblanc entrega ao mercado relógios de extrema qualidade, certificados por testes abrangentes e orientados ao uso prático. Cada relógio recebe então seu próprio certificado individual.


O modelo abriga o movimento de manufatura Montblanc Calibre MB R230, automático com duplo barril, ExoTourbillon de 1 minuto patenteado com mecanismo de parada de segundo, cronógrafo "monopusher" com roda de colunas e acoplamento vertical.



Montblanc Heritage Chronométrie ExoTourbillon Chronograph Vasco da Gama - Ref. 112649 - Ficha técnica

Movimento
Manufatura Montblanc Calibre MB R230, automático com duplo barril, ExoTourbillon de 1 minuto patenteado com mecanismo de parada de segundos, cronógrafo "monopusher" com roda de colunas e acoplamento vertical
Diâmetro 33,7 mm, altura 8,65 mm, 296 componentes, 44 rubis
Frequência 21.600 aph (3 Hz), reserva de marcha 50 horas
Pontes banhadas a ródio com Côtes de Genève
Indicação de horas e minutos e data descentralizados
ExoTourbillon patenteado às 6 h (uma volta por minuto) com ponte rodiada
Cronógrafo com contadores de 60 segundos e 30 minutos com ponteiros de indicação dupla e escalas setoriais correspondentes
Reset rápido do ponteiro de hora e exibição de data para frente e para trás
Turbilhão pode ser parado por trava diretamente na roda de balanço

Caixa
Em ouro branco 18 K, aro côncavo para proteção contra arranhões
Safira abaulado, com antirreflexo nos dois lados
Fundo parafusado, ouro branco 18 K com painel de cristal de safira com a bandeira do navio São Gabriel, de Vasco da Gama
Diâmetro 44 mm, altura 14,79 mm, resistência à água a 3 atm
Coroa em ouro branco com emblema Montblanc em alto relevo
Botão do cronógrafo às 8 horas

Mostrador
Parte superior de aventurina, remetendo ao céu noturno com o patenteado diamante Montblanc às 12 horas e acabamento acetinado vertical na parte inferior
Ponteiros na forma de espada, banhados a ródio, para horas e minutos, data por ponteiro com um pequeno crescente vermelho na ponta sobre padrão de guilloché flinqué azulado como decoração do mostrador descentralizado, cronógrafo com dois contadores com "filets" de prata (um contador para 60 segundos às 8 h e outro para 30 minutos às 4 h) com ponteiros de indicação dupla e escalas setoriais correspondentes

Pulseira
Couro de crocodilo na cor preta desenvolvido na Pelleteria Montblanc de Florença, fecho de fivela de ouro branco

Preço
O Montblanc Heritage Chronométrie ExoTourbillon Chronograph Vasco da Gama será vendido ao surpreendente preço de 45.000 Euros
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS