Jaeger-LeCoultre - SIHH 2015Duomètre Sphérotourbillon Moon
16 de janeiro de 2015
O Duomètre Sphérotourbillon Moon é um belo modelo da Jaeger-LeCoultre que reúne indicação de fases da Lua astronômica e um Esferoturbilhão, dentro do conceito "Dual-Wing". Edição limitada de 75 exemplares, será lançado no SIHH 2015.
O Duomètre Sphérotourbillon Moon vem possui uma indicação de fases da lua com precisão de um dia a cada 3.887 anos! O disco da lua, que também é salpicado de estrelas, em uma homenagem à astronomia, é produzido em lápis-lazúli, uma rocha que parece vir diretamente da abóbada celeste,
O mecanismo do Sphérotourbillon, além de efetuar uma revolução em torno do eixo de sua gaiola em titânio, também gira em torno de um segundo eixo, inclinado, por sua vez, em 20°. Trata-se de uma referência à inclinação da Terra, a qual continua segundo uma linha imaginária até Ursae Minoris, a estrela polar.
Uma abertura na lateral da caixa oferece um ângulo de visão mais intimista da rotação do Sphérotourbillon. O Duomètre Sphérotourbillon possui uma caixa em ouro branco com diâmetro de 42 milímetros e espessura de 14,3 milímetros.
Graças ao conceito Dual-Wing®, o botão situado às 2 horas possibilita zerar os pequenos segundos situados às 6 horas pelo princípio do Flyback. Esse "retorno em voo" tem a particularidade de não interromper o funcionamento do órgão regulador. Em uma construção clássica, quando a coroa é puxada, os pequenos segundos e o balanço param.
No Duomètre Sphérotourbillon, os pequenos segundos se posicionam sobre o zero e imediatamente retomam seu curso, pois o balanço não para. O relógio mantém a precisão dos segundos mesmo durante o ajuste das horas.
O conceito Dual-Wing® baseia-se em dois mecanismos distintos e autônomos reunidos em uma mesma caixa, um dedicado à precisão e o outro às funções, estando ambos ligados a um mesmo órgão regulador, o que assegura ao relógio um funcionamento com grande precisão.
Duomètre Sphérotourbillon Moon Ref. Q608 64 20 - Ficha técnica
Movimento
Movimento mecânico a corda manual, Calibre Jaeger-LeCoultre 389, fabricado, montado e decorado à mão, pontes em platina em alpaca
2 tambores, 50 horas de reserva de marcha
476 peças, 56 rubis, 33,70 mm de diâmetro, 10,45 mm de altura
Sphérotourbillon
105 componentes, gaiola do turbilhão de titânio grau 5, inclinação 20°
Velocidade de rotação total de 30 segundos para uma revolução completa
2 movimentos combinados. Velocidade de rotação do eixo da gaiola de 15 segundos para uma revolução completa. Velocidade de rotação da gaiola de 30 segundos para uma revolução completa
Diâmetro da gaiola 11,50 mm, massa da gaiola 0,518 gramas
Balanço em ouro de 14 quilates com "masselottes" de ajuste excêntricos em ouro de 14 quilates, inércia 12,5 mg.cm2, 21.600 alternâncias por hora, espiral cilíndrica
Funções
Horas, minutos e pequenos segundos com retorno em voo
2 Reservas de marcha (indicações e movimento)
Indicação das fases da Lua com precisão de 3.887 anos, fuso de referência 24 horas
Sphérotourbillon
Caixa
Ouro branco 18 quilates, diâmetro 42 mm, altura 14,3 mm
Acabamento polido e acetinado, abertura na lateral para o Sphérotourbillon
Vidros de safira abaulados, resistência à água a 3 atm
Coroa para dar corda, ajustar as horas e ajustar a fase da lua
Um botão às 2 horas para acionar o mecanismo de retorno em voo dos pequenos segundos
Mostrador
Granulado prateado com apliques 4N
Ponteiros de horas e minutos tipo "feuille", pequenos segundos em bastão com contrapeso em forma de pera em aço forjado
Pulseira
Em couro de jacaré costurado à mão, com fecho em platina