Seiko - Baselworld 2013Coleção histórica Grand Seiko
23 de julho de 2013
Para comemorar os 100 anos da relojoaria da Seiko, a marca japonesa apresentou em Baselworld 2013 uma reedição de seu grande clássico Grand Seiko.
Em 1967, quando o modelo 44GS surgiu pela primeira vez, ele estabeleceu um novo padrão para a coleção, já que foi o primeiro relógio Grand Seiko a incorporar e expressar as ideias que um jovem designer havia recentemente definido para a marca.
Quando o primeiro relógio Grand Seiko foi criado, em 1960, seu alvo foi estabelecido baseado puramente em objetivos funcionais de precisão, praticidade e conforto, e seu atrativo ficava na excelência da engenharia do movimento.
No início da década de 1960, um jovem universitário que tinha sido contratado recentemente pela empresa notou que este foco em engenharia do movimento não era o suficiente.
Conforme estudava os relógios em exposição na loja de luxo especializada da Wako em Tóquio, ele notou que a Seiko precisava criar relógios que se destacassem mais e decidiu estabelecer um estilo para a marca.
Ele inventou o estilo Grand Seiko e a "gramática do design da Seiko", e o 44GS foi o primeiro relógio projetado com esta nova especificação. Nascia a aparência distintamente sóbria, mas reluzente do Grand Seiko.
Uma estética Seiko exclusiva
O Grand Seiko é, ao mesmo tempo, tipicamente japonês e único à Seiko. Em sua serenidade, ele reflete o senso sutil e contido da beleza que a cultura japonesa mais valoriza.
No entanto, a qualidade do design é complementada com uma insistência bastante rigorosa em cada detalhe sobre as puras essências da relojoaria, precisão, durabilidade e legibilidade. A combinação dessas ideias está no centro da estética do Grand Seiko.
Os relógios reluzem com brilho e, ainda assim, são sóbrios e refinados. Na base do "estilo Grand Seiko" está a consciência estética no Japão da beleza da luz. O tesouro japonês, a gradação sutil da quantidade infinita de tons entre o claro e o escuro.
É por isso, por exemplo, que as formas japonesas, como as telas dobráveis e shojis (telas de papel), são feitas do que parecem ser linhas retas e superfícies planas simples quando, na verdade, são construídas de tal maneira que elas possibilitam uma ampla variedade de tons claros e escuros entrelaçados, dependendo do local e do clima.
O esplendor de cada Grand Seiko também é obtido através desta estética japonesa exclusiva, aparentemente simples, mas altamente diferenciada com seu polimento sem distorções, adicionando sutileza a cada reflexo de luz.
A edição limitada do 44GS
A nova reedição do 44GS de edição limitada é a mais fiel possível ao seu antecessor. Usa um movimento de corda manual e tem o mesmo tamanho. Na versão em aço inoxidável, o mostrador e os ponteiros são idênticos.
O modelo abriga o calibre 9S64, lançado em 2011. É um calibre 4 Hz de alta precisão (+5 a -3 s/dia) com uma reserva de marcha de 72 horas e 24 rubis. Três peças são de ouro (branco, amarelo e vermelho) e uma de aço. A caixa possui 37,9 mm de diâmetro e o vidro de safira tem revestimento antirreflexo interno de propriedade da Seiko.
Graças à precisão das mais recentes técnicas de usinagem e polimento da Seiko, ter e estudar o novo 44GS é experimentar a perfeição do trabalho artístico tradicional reinventado para uma nova era. Um clássico renasceu.
Grand Seiko reedição - Ficha técnica
Movimento
Calibre 9S64, a corda manual, frequência de 28.800 aph (4 Hz), reserva de marcha de mais de 72 horas (quando a corda está totalmente dada), 24 rubis, Variação diária média de perda/ganho*: -3 a +5 segundos
Caixa
Ouro branco 18K (SBGW043), ouro amarelo 18K (SBGW044), ouro vermelho 18K (SBGW046), aço inoxidável (SBGW047), diâmetro de 37,9 mm, espessura de 11,5 mm, resistência à água a 3 atm, resistência magnética 4.800 A/m
Pulseira
Couro de crocodilo com fivela em ouro branco 18K (SBGW043), ouro amarelo 18K (SBGW044), ouro vermelho 18K (SBGW046), aço inoxidável (SBGW047)
Vidro
Safira em forma de caixa com revestimento antirreflexo na superfície interna.
* Variação diária média: um valor médio de variações diárias em uma condição onde o movimento antes da montagem na caixa é medido em 6 posições de uma maneira fixa em ambiente controlado artificialmente por 17 dias.