Publicidade
Home  >  News Voltar

Jaeger-LeCoultre - SIHH 2013Master Grande Tradition Gyrotourbillon 3

11 de maio de 2013
O ano de 2013 tem um significado especial para a Jaeger-LeCoultre, pois a grande Maison do Vallée de Joux comemora o seu 180o aniversário. Para celebrar, a marca apresentou no SIHH a trilogia Jubilée "Hommage à Antoine LeCoultre", da qual o maior destaque é o Master Grande Tradition Gyrotourbillon 3.


O belíssimo Master Grande Tradition Gyrotourbillon 3, ou "Gyro 3", como era carinhosamente referido nos corredores do Palexpo, onde é realizado o SIHH, é a décima obra da série Hybris Mechanica, reservada às grandes complicações da Manufatura.

Esta nova obra-prima da medição do tempo faz parte da trilogia Jubilée "Hommage à Antoine LeCoultre", que alia toda a técnica da Manufatura e o acabamento de uma arte relojoeira secular a uma estética inspirada diretamente nos relógios de bolso produzidos pela Jaeger-LeCoultre ao longo do século XIX.

Esta trilogia é ainda composta pelos belíssimos Master Grande Tradition Tourbillon Cylindrique à Quantième Perpétuel Jubilée e Master Ultra Thin Jubilée.


Um novo Gyrotourbillon

Em mais uma demonstração do inesgotável potencial técnico e criativo dos relojoeiros da Jaeger-LeCoultre, o novo Gyrotourbillon não é apenas mais uma "variação sobre o mesmo tema", ou uma simples edição comemorativa.

O Gyrotourbillon, uma das grandes criações da relojoaria no século XXI, aparece pela primeira vez na forma de um Gyrotourbillon volante, dotado de um balanço de ouro azulado e de uma inédita espiral esférica! Adicionalmente, o Master Grande Tradition Gyrotourbillon 3 Jubilée une à precisão do turbilhão esférico o primeiro cronógrafo com visualização digital instantânea apresentado em uma grande complicação.

O Gyrotourbillon, dispositivo destinado a compensar os erros de posição devidos à influência da gravidade terrestre, fascina pela dupla rotação minuciosamente sincronizada. O turbilhão esférico imediatamente chama a atenção enquanto se admira a face do Master Grande Tradition Gyrotourbillon 3 Jubilée.

Para os apaixonados pela inovação relojoeira que buscaram descobrir os segredos dos dois primeiros turbilhões esféricos criados pela Manufatura, este mecanismo se revela de uma maneira totalmente nova, pois, pela primeira vez, a ausência da ponte superior permite a apreciação, sem a mínima obstrução, de todo o encanto exercido por este verdadeiro universo em miniatura.

Composto por duas gaiolas que descrevem respectivamente suas rotações em um minuto e 24 segundos - ou seja, 2,5 vezes por minuto, ele não apenas deve sua existência à criatividade dos engenheiros e relojoeiros da Manufatura, mas também ao equipamento de vanguarda empregado em sua produção, tal como um torno CNC de cinco eixos. Por último, somente o uso de materiais tão leves como o alumínio permite realizar esse que é um grande feito da micromecânica, um conjunto composto por mais de cem peças cujo peso total é inferior a um grama.

Os engenheiros relojoeiros da Jaeger-LeCoultre uniram técnica inventiva ao refinamento que ilustra o domínio de todos os aspectos da arte relojoeira: a gaiola de alumínio do Gyrotourbillon recebeu um tratamento de superfície que melhora sua capacidade de refletir a luz. Com efeito, a leveza e a resistência oferecidas pelo alumínio estão, em geral, associadas a uma perda de brilho pela redução em grande parte do reflexo dos raios luminosos. Aqui, este material possui propriedades de reflexão que permitem que a luz penetre no coração do turbilhão esférico.

Nesta construção, um novo elemento também chama a atenção. Associados a um balanço de ouro 14 quilates azulado, os movimentos da espiral surpreendem por sua tridimensionalidade. Após a espiral cilíndrica do Gyrotourbillon 2, os relojoeiros da Manufatura criaram uma espiral esférica dotada de uma dupla curva terminal, elemento de grande beleza e que garante uma excelente cronometria.


O novo movimento - Calibre Jaeger-LeCoultre 176

O mais novo dos 1.242 calibres já construídos pela Grande Maison do Vallée de Joux leva a designação de Calibre 176. Desenvolvido, manufaturado e montado nas oficinas de grandes complicações da Manufatura, ele associa a função cronógrafo ao Gyrotourbillon.

O novo mecanismo possui uma visualização digital instantânea de grande precisão, afinal trata-se do primeiro cronógrafo associado a um turbilhão esférico volante. A precisão da função está associada a uma grande beleza: um mostrador redondo, percorrido por um simples segundeiro, que começa a mover-se com a ativação do cronógrafo, e cuja ponta assinala, uma vez parado, as subdivisões em uma escala clássica de 0 a 60 que indica as dezenas para oferecer uma maior clareza.

As invés de utilizar um contador secundário, o ponteiro de segundos tem suas rotações registradas com uma visualização digital instantânea, composta por duas janelas de generosas dimensões, justapostas às 3 horas sobre o mostrador do cronógrafo.

Em outra particularidade do modelo, o cronógrafo do Master Grande Tradition Gyrotourbillon 3 Jubilee é do tipo "monopulsante", ou seja, utiliza apenas um botão, uma característica histórica que lembra os mecanismos do final do século XIX.


Um relógio representativo do melhor da tradição relojoeira

A décima obra da série Hybris Mechanica se caracteriza pela presença de três mostradores independentes. Cada um deles exibe um acabamento tradicional de Alta Relojoaria para revelar sua singularidade. O mostrador de horas e minutos se distingue pela decoração opalina prateada tradicional. Os ponteiros "dauphine" estão em perfeito acordo com os outros elementos do relógio.

Por sua vez, a visualização do cronógrafo possui acabamento "soleado" e rodiado, de estética clássica e excelente legibilidade, enquanto o mostrador dedicado à indicação dia/noite utiliza o contraste claro/escuro.

Quanto à platina, ela é pacientemente martelada à mão segundo uma antiga técnica redescoberta e minuciosamente aplicada nas oficinas da Manufatura. Este "savoir-faire" que exige destreza e constância sem igual se inspira em um relógio de bolso feito em 1898 por Jacques-David LeCoultre. Esta obra de notável complexidade associava numerosas funções, como um calendário perpétuo, fases da lua e repetição de minutos, dotada de um regulador silencioso. Este dispositivo inovador, que mereceu uma das 400 patentes requeridas pela Manufatura desde sua fundação, segue sendo empregado na atualidade.

O mostrador das horas e minutos exibe a logomarca e a assinatura Jaeger-LeCoultre, assim como a inscrição 1833, ano em que Antoine LeCoultre abriu suas oficinas de relojoaria no Vallée de Joux.

O Master Grande Tradition Gyrotourbillon 3 Jubilee se apresenta em uma nova caixa de platina com diâmetro de 43,5 milímetros e altura de 15,5 milímetros. De grande elegância, o aro e as asas trazem um acabamento polido, em delicado contraste com o acetinado dos flancos da caixa.

O modelo é complementado por um fecho de báscula de ouro branco com um dispositivo que permite ajustar o comprimento milimetricamente, para garantir um ajuste perfeitamente cômodo em todas as ocasiões. Este mecanismo adicional, constituído por cerca de cem peças, garante grande conforto no uso.

O novo Master Grande Tradition Gyrotourbillon 3 Jubilé, certamente foi uma das grandes sensações entre todos os relógios apresentados no SIHH 2013. Esse modelo da coleção Jubille "Hommage à Antoine LeCoultre" será produzido em uma edição limitada de 75 exemplares.

Para aqueles que adquirirem a trilogia, os três modelos trarão o mesmo número serial. O preço de venda (apenas para o "Gyro 3") é de 378.000 Euros.


Jaeger-LeCoultre Master Grande Tradition Gyrotourbillon 3 Jubilee - Características técnicas

Movimento

Calibre Jaeger-LeCoultre 176, movimento mecânico a corda manual, manufaturado, montado e decorado à mão
Frequência de 21.600 alternâncias/hora (3Hz)
Dois tambores de corda, para 48 horas de reserva de marcha
592 peças, 82 rubis
11,15 mm de altura

Turbilhão esférico volante
Velocidade da gaiola exterior de alumínio: 1 rotação/minuto; gaiola interior: 2,5 rotações/minuto
Espiral esférica azulada
Balanço de ouro 14 quilates azulado
112 componentes, 0,43 grama

3 mostradores independentes
Mostrador de horas/minutos: opalino prateado
Mostrador do cronógrafo: soleado rodiado
Mostrador dia/noite: contrastante, com parte noturna coberta por laca azul translúcida

Ponteiros
Horas e minutos estilo "dauphine", azulados
Cronógrafo: bastões azulados

Funções
Horas, minutos, Gyrotourbillon volante, cronógrafo de visualização digital acionado por botão único na altura das 2 horas
Visualização digital dos minutos acumulados (de 00 a 59)
Segundos do cronógrafo indicados por um ponteiro
Dia/noite e indicação de 24 horas

Caixa
Platina extra-branca, com 43 mm de diâmetro, 15,5 mm de altura, asas polidas e lateral da "carrure" acetinada, estanque a 5 atm

Pulseira
Couro de aligátor azul de alta gama Jaeger-LeCoultre, fecho de báscula regulável de ouro branco

Referência
503 64 20, edição limitada de 75 peças



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 85, Mar/Abr2013
 
(Foto Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS