Vacheron Constantin - SIHH 2013Coleção feminina Patrimony
05 de fevereiro de 2013
No SIHH 2013, a Vacheron Constantin dedicou a maioria dos seus novos relógios ao público feminino. Três das principais coleções da manufatura, Patrimony, Malte e Métiers d'Art apresentam relógios concebidos e desenhados exclusivamente para mulheres.
Uma longa tradição em relógios femininos
A Vacheron Constantin lançou-se como fabricante de relógios femininos no século XIX, com relógios de bolso especialmente concebidos para mulheres. Embora menores que os relógios masculinos, sua decoração era muito mais luxuosa, exigindo o domínio da miniaturização e decoração que muito poucos relojoeiros da época possuíam.
Um dos primeiros relógios femininos da manufatura foi um modelo com repetição de quartos fabricado pelo ano de 1810, o que demonstra que as complicações não eram uma característica exclusiva dos relógios masculinos.
Era uma época na qual não se esperava que uma senhora soubesse as horas e muito menos que essa questão lhe fosse colocada. Assim, a Vacheron Constantin começou a fabricar relógios que além de serem autênticas joias, também simbolizavam o status das suas proprietárias.
Em pouco tempo, os novos modelos converteram-se em um indispensável complemento usado em um colar sobre o peito, em uma corrente de chaves, preso no vestido ou oculto em um broche. Estes complementos puseram à prova a imaginação dos artesãos da manufatura bem como do público feminino. Não só os relojoeiros de elite, mas também gravadores, esmaltadores, guillocheurs e joalheiros tentavam atender às expectativas exigentes das suas clientes.
Diamantes, turquesas, rubis, pérolas, ônix, granadas e outras pedras preciosas eram usadas para decorar as armações, desenhar pétalas e carpelos e dar brilho a miniaturas esmaltadas e gravuras delicadas. A Vacheron Constantin, sempre exímia em cada detalhe, concedia a mesma importância à caixa e ao mecanismo e à garantia da perfeição das correntes, colares e broches incorporadas nos relógios.
Progressivamente, pedras preciosas e semipreciosas que antes eram utilizadas em armações e contornos passaram a ser um elemento decorativo, cobrindo todo o metal precioso da caixa ou da pulseira, fazendo com que a joalheria atingisse seu máximo nível de sofisticação. A substituição paulatina da prata pela platina permitiu a criação de monogramas ainda mais finos e de outras gravuras decorativas.
Uma profusão criativa em relógios femininos
As viúvas de Vacheron e Constantin assumiram o controle do negócio nos anos 1870. Apesar dos tempos difíceis de crise econômica, ambas as mulheres ajudaram, indiscutivelmente, no desenvolvimento da empresa.
No final do século XIX, o relógio de pulso começou a impor-se como um estilo legítimo e prático. Historicamente, o relógio de pulso foi concebido para as mulheres e, posteriormente, adotado pelos homens. Rapidamente, a Vacheron Constantin deu-se conta das possibilidades do mercado de relógios de pulso femininos. Em 1889, lançou um relógio de pulso que encarnava a reconhecida reputação da manufatura, equipado com um sistema revolucionário de carga e de acerto da hora do relógio, que dispensava a coroa, pois implicava simplesmente em girar o aro.
Enquanto lançava os seus primeiros relógios de pulso, a Vacheron Constantin aliou-se ao virtuoso Ferdinand Verger, fabricante de caixas de relógios da parisiense Place des Victoires. Os múltiplos designs de mecanismos com pedras preciosas que resultaram desta aliança contribuíram para o renascer do relógio-joia.
O século XX viu surgir um novo estilo que elevou o nível da miniaturização ainda mais. Com o relógio baguete, criado a partir de um calibre que a Vacheron Constantin lançara em 1914, ampliou-se o horizonte artístico dos relógios-joia sem romper a norma de precisão da marca. Ainda hoje, alguns modelos da coleção Kalla têm o calibre 1005, descendente direto dos movimentos baguete originais da marca.
A manufatura nunca abandonou o estilo elaborado e, ao mesmo tempo, refinado da relojoaria genebrina. As modas contemporâneas e as tendências artísticas da época influenciaram uma infinidade de relógios que são hoje testemunhas da emancipação da mulher e da criatividade do século XX.
Alguns assumiram as formas especiais tão em voga entre 1900 e 1920. Outros eram ovalados, octogonais ou mesmo retangulares e curvos. Ao longo dos anos impuseram-se os relógios femininos cada vez mais ousados: desde os sinuosos modelos art nouveau até os geométricos art déco, como pingentes para punhos de camisa, pulseiras de corrente entrelaçada, de três voltas, broches de barra ou pulseiras de cetim ou de couro.
A sua predominância é patente nas numerosas campanhas publicitárias dirigidas às mulheres entre os anos 40 e 80.
Coleções dedicadas
A Vacheron Constantin presta novamente homenagem às mulheres. As novidades de 2013, apresentadas no Salon International de la Haute Horlogerie (SIHH) de Genebra, tornam clara a vontade da marca em dedicar às mulheres o melhor do seu trabalho: a beleza intrínseca do artesanato e o domínio técnico da mecânica do tempo.
Três das principais coleções oferecem uma interpretação feminina do tempo. A coleção Malte prolonga a celebração do seu centenário e proporciona um realce sedutor da sua caixa curvilínea. A coleção Patrimony recebe originais modelos em estilo Contemporaine e Traditionnelle, que acentuam o conhecimento dos profissionais da manufatura. Por último, Florilège, a última criação da coleção Métiers d'Art, nutre-se de uma sabedoria ancestral para conquistar o coração das mulheres com três modelos extraordinários.
Homenagem aos relógios femininos com a coleção Patrimony
Guardiã da autêntica tradição relojoeira, a coleção Patrimony faz parte do DNA da Vacheron Constantin. As caixas, todas redondas, são um canto ao eterno estilo clássico e uma nova homenagem ao patrimônio da marca. A elegância intrínseca destes relógios é fruto de séculos de experiência, atualmente reconhecidos com o Selo de Genebra.
Se os relógios Patrimony Contemporaine abraçam o presente, os modelos Patrimony Traditionnelle, como o próprio nome indica, reivindicam um estilo clássico, em consonância com o patrimônio histórico da relojoaria. Por último, o Patrimony Alta Joalheria é a prova de que os mestres da alta relojoaria e os joalheiros mais engenhosos são capazes de unir os seus talentos.
Relógio de pulso Patrimony Contemporaine
O Patrimony Contemporaine apresenta as suas caixas redondas de sempre, dotadas da sobriedade emblemática da alta relojoaria. A coleção deste ano, atemporal e moderna ao mesmo tempo, inclui um relógio de 36 milímetros de diâmetro. Dois modelos dão o seu consentimento a esta união entre estilo e técnica. O ouro rosa suaviza a pureza das linhas da nova caixa e harmoniza-se com o design de ambos.
O primeiro adorna o seu mostrador opalino prateado com um aro de brilhantes. A minuteria original com diamantes engastados é outro detalhe que vincula o relógio aos tempos atuais. Os delicados índices das horas e os finos ponteiros são curvos, acompanhando a curva externa do mostrador.
O ponteiro central dos segundos "varre" sobre ouro e diamantes e a indicação da data às seis é o toque final desta demonstração de harmonia e equilíbrio. A elegância urbana do relógio chega à pulseira de ouro rosa, cujos elos se ajustam ao pulso com suavidade. O fundo aberto da caixa permite contemplar o espetáculo do movimento automático 2450, desenvolvido e fabricado nas oficinas da Vacheron Constantin.
O segundo modelo, com pavê de quase 800 diamantes, é outra homenagem ao saber-fazer da casa em termos de joalheria. As pedras preciosas cobrem todo o mostrador e invadem o aro e a parte externa da pulseira. O calibre 2460 exibe a sua magnífica manufatura através do fundo aberto.
Ambos os modelos da linha Patrimony Contemporaine cumprem os novos requisitos do Selo de Genebra. O Selo, institucionalizado pelo Parlamento da República e Cantão de Genebra em 1886, é uma garantia de origem, fabricação, durabilidade e excelência.
Este selo, de origem independente, foi atualizado em 2011. Desde então, a certificação não se aplica exclusivamente ao movimento, mas a todo o relógio: um grande progresso para um selo de autenticidade que, há tempos, conta com o apoio da casa Vacheron Constantin, empenhada em cumprir as expectativas reais de clientes cada vez mais exigentes.
Relógio de corda manual Patrimony Traditionnelle
O novo modelo Patrimony Traditionnelle presta uma grande homenagem às mulheres. Seguindo a autêntica tradição relojoeira, irradia estilo convencional, carregado de uma atração atemporal que seduzirá às clientes mais exigentes no que diz respeito à autenticidade e riqueza patrimonial dos relógios. Elas também saberão apreciar a qualidade de um relógio que cumpre os novos requisitos do Selo de Genebra, que já não se aplicam exclusivamente ao movimento, mas a todo o relógio acabado.
Os 33 milímetros de diâmetro realçam a fina caixa do novo Patrimony Traditionnelle feminino, esculpida em ouro rosa ou branco. Um aro com 54 brilhantes ilumina os detalhes que marcam o estilo desta coleção: minutos pintados de marrom ou cinza, índices de horas aplicados e ponteiros "dauphine" de ouro maciço que percorrem um mostrador opalino prateado.
A pulseira de Alligator mississippiensis preta azulada ou marrom é o arremate de um relógio onde nada é deixado ao acaso. O calibre 1400, movimento mecânico de corda manual de alta qualidade, distinguido com o prestigiado Selo de Genebra, é um claro reflexo de uma estética impregnada de autenticidade.
O acabamento puramente artesanal do movimento, que cumpre os critérios mais rigorosos da arte da relojoaria, é o fruto de uma tradição que, desde 1755, foi transmitida de geração em geração. As superfícies planas estão decoradas ao estilo Côtes de Genève, e todas as arestas foram biseladas e polidas, inclusive as das cabeças e fendas dos parafusos.
Patrimony Traditionnelle Alta Joalheria
O novo relógio-joia da coleção Patrimony é outra prova da habilidade da Vacheron Constantin em coordenar os diferentes trabalhos artesanais relacionados à relojoaria. Os 35 milímetros de diâmetro são o cenário de um espetáculo de luzes extraordinário. O deslumbrante pavê de diamantes de 16,2 quilates em baguete engastados com garras representa também a eternidade do tempo. Este modelo também está disponível com um mostrador de 40 milímetros.
Na caixa, no mostrador e na fivela não resta nenhum milímetro para ser coberto com diamantes. As pedras redondas estendem-se em forma radial, desenhando círculo cada vez maiores, até cobrir toda a superfície. O efeito é realmente fascinante. O calibre 1400 pode ser admirado através do fundo de safira.
O Patrimony Traditionnelle Alta Joalheria também é distinguido com o Selo de Genebra.
Características técnicas
Patrimony Contemporaine, Selo de Genebra
Referências 85515/CA1R-9840, 86615/CA2R-9839
Movimento Calibre 2450 Q6/2460 SC, automático 26,20 mm de diâmetro , 3,60 mm de espessura, 196 Peças, 27 Rubis Frequência 4 Hz (28.800 alternâncias por hora) Indicações: 85515: horas, minutos, ponteiro de segundo central e data às seis em ponto 86615: horas, minutos e ponteiro de segundo central Reserva de marcha de 40 horas
Caixa 85515: aro com diamantes engastados (68 brilhantes, aprox. 0,80 quilate) 86615: aro e garras com diamantes engastados (76 brilhantes, aprox. 1,00 quilate) Ouro rosa 5N 18 quilates, com 36 mm de diâmetro, fundo de safira transparente Estanque a 3 atm (aprox. 30 metros)
Mostrador 85515: Opalino prateado, parte externa convexa, minutos com diamantes engastados (48 brilhantes, aprox. 0,16 quilate) 86615: mostrador de ouro com pavê de diamantes (606 brilhantes, aprox. 1,80 quilate), parte externa convexa Índices de horas aplicadas em ouro e ponteiros com forma de folha
Pulseira Ouro rosa 5N 18 quilates polido/ouro rosa 5N 18 quilates polido, elos externos com diamantes engastados (92 brilhantes, aprox. 0,63 quilate) Fecho de fivela em ouro rosa 5N 18 quilates
Patrimony Traditionnelle corda manual, Selo de Genebra
Referências 81590/000G-9848, 81590/000R-9847
Movimento Calibre 1400, corda manual Diâmetro de 20,65 mm, espessura de 2,60 mm, 98 peças, 20 rubis Frequência de 4 Hz (28.800 alternâncias por hora) Indicações de horas e minutos Reserva de marcha de 40 horas
Caixa Aro com diamantes engastados (54 brilhantes, aprox. 0,88 quilate) Ouro branco 18 quilates/ouro rosa 5N 18 quilates 33 mm de diâmetro/7,65 mm de espessura Fundo de safira transparente Estanque a 3 atm (aprox. 30 metros)
Mostrador Opalino prateado com minutos pintados em cinza/marrom, índices de horas em ouro branco 18 quilates/ouro rosa 5N 18 quilates, ponteiros "dauphine"
Pulseira Couro de Alligator mississippiensis preto azulado/cinza, escamas quadradas, ponta costurada. Segunda pulseira em cetim Fecho de fivela em ouro branco 18 quilates/ouro rosa 5N 18 quilates, em meia Cruz de Malta polida
Patrimony Traditionnelle Alta Joalheria, Selo de Genebra
Referência 81760/000G-9862
Movimento Calibre 1400, a corda manual Diâmetro de 20,65 mm, espessura de 2,60 mm, 98 peças, 20 rubis Frequência de 4 Hz (28.800 alternâncias por hora) Indicações de horas e minutos Reserva de marcha de 40 horas
Caixa Ouro branco 18 quilates com pavê de diamantes (140 diamantes baguete, aprox. 9,50 quilates), 35 mm de diâmetro/8,34 mm de espessura, fundo de safira transparente Estanque a 3 atm (aprox. 30 metros)
Mostrador Em ouro 18 quilates com pavê de diamantes (156 diamantes baguete, aprox. 6,00 quilates), ponteiros de ouro 18 quilates
Pulseira Cetim preto, fecho em fivela de ouro branco 18 quilates com diamantes engastados (12 diamantes baguete, aprox. 0,74 quilate)