Publicidade
Home  >  News Voltar

Romain GauthierO novo Logical One

17 de janeiro de 2013
Logical One de Romain Gauthier - Força constante para o século XXI


Romain Gauthier surpreende novamente com o lançamento do Logical One, um belíssimo relógio que incorpora, ao lado de característicos elementos da relojoaria de Gauthier, sua visão muito especial do tradicional mecanismo de fuso e corrente.





Relógios & Relógios esteve com Romain Gauthier em Baselworld 2012, ocasião em que ele apresentou alguns elementos e imagens do futuro Logical One. Tivemos um novo encontro durante o SIAR, no México, mas infelizmente o novo relógio não estava pronto para ser apresentado.

Eis que hoje ele é finalmente lançado, e, embora não tenha sido possível um contato pessoal, o que podemos constatar é que realmente valeu a pena esperar!

O novo Logical One apresenta um sistema de força constante, com tripla patente pendente, com dispositivo de fuso e corrente plana Romain Gauthier, com elos de rubis, sistema de corda com botão ergonômico, balanço visível através do mostrador, tambor com incrustações de safira e um indicador da reserva de marcha de mais de 60 horas.

"Tendo uma experiência na engenheira, parecia-me estranho uma máquina de alta precisão funcionando com níveis de energia variáveis. Então, parti da premissa de que seria melhor uma energia constante", comenta Romain Gauthier a respeito do projeto do Logical One.


Força constante

A grande maioria das máquinas funciona com uma força constante: os carros e aviões não funcionam mais lentamente quando o combustível passa mais lentamente e as máquinas recebem a mesmo voltagem independentemente da quantidade de eletricidade produzida.

Contudo, a força que faz funcionar e regula a grande maioria dos relógios mecânicos de alta precisão varia consideravelmente segundo o estado de carregamento da mola principal.

A força constante é um "graal" da relojoaria, e com o Logical One, Romain Gauthier buscou reinventar o mecanismo de fuso e corrente - um dos métodos mais antigos e tradicionais de fornecimento de força constante de um movimento relojoeiro - fazendo com que ele seja mais fiável, mais efetivo... e mais constante.


Fuso e corrente

Um fuso é um dispositivo de forma cônica no qual se enrola uma corrente ou uma corda unida ao tambor. Os fusos têm sido utilizados desde o século XV para melhorar a precisão, compensando a redução do torque quando a corda diminui.

Os primeiros fusos utilizavam uma corda fina; quando a tecnologia permitiu a elaboração de correntes menores, estas substituíram as cordas, já que as correntes transmitem a força motriz de forma mais eficaz. Mas o mecanismo de fuso e corrente tradicional apresenta dois problemas inerentes:

1 - As múltiplas fileiras de corrente (em geral, oito voltas) no fuso implicam que os elos individuais sejam muito pequenos, com isso se tronando relativamente frágeis.

2 - A corrente sempre transmite a força entre o fuso e o tambor em um ângulo, o qual é ineficiente e aumenta o esforço.


Substituição do fuso por uma came caracol

Romain Gauthier resolveu ambos os problemas substituindo o fuso por uma came caracol que gira lentamente, situada às 10 horas, à esquerda do mostrador de horas/minutos.

Como a came caracol e o tambor estão no mesmo nível, a força sempre é transmitida em linha reta, e como é necessária apenas uma corrente curta, os elos podem ser maiores e mais fortes.


Elos de rubis

Para melhorar ainda mais a eficiência, Romain Gauthier tirou o máximo proveito dos elos grandes, produzindo-os com rubis sintéticos, duráveis e de baixo atrito.

Existe outra inovação na construção da corrente: Romain Gauthier substituiu o método tradicional de união dos elos colocando uma folha fina de papel entre os elos e as placas de conexão, rebitando-os e queimando o papel para criar uma fina (embora imprecisa) tolerância, com um sistema encaixável que oferece alta precisão, fiabilidade e regularidade.


Sistema de corda com botão ergonômico

Dar corda ao movimento Logical One é um prazer graças ao inovador sistema de corda com botão de Romain Gauthier, com um botão delicadamente fixado no lado esquerdo da caixa. Mas suas vantagens não são apenas de ordem ergonômica e estética, mas sim baseadas em sólidos princípios de engenharia.

Uma coroa tradicional é relativamente pequena e possui uma tige fina (e particularmente frágil) que deve transmitir a força em 90° da coroa ao tambor. O botão para dar corda ao Logical One permite que a força seja transmitida ao tambor no mesmo plano.


Tambor com revestimento de safira de baixo atrito

Quando a mola se desenrola em um tambor de latão tradicional, o metal da mola risca o metal do tambor, mesmo quando recém-lubrificado. Ao longo do tempo, a graxa forma grumos, os riscos se acentuam, o tambor adere à mola e esta não gira com a fluidez necessária.

Para eliminar esta fonte potencial de atrito irregular, Romain Gauthier fixou a mola principal do Logical One entre placas de safira sintética. A safira possui um baixo coeficiente de atrito com o aço - é a razão pela qual os movimentos utilizam rubis, sendo altamente resistente aos riscos e por isso também utilizada para os vidros dos relógios.


Outras características desenvolvidas por Romain Gauthier

- Rodas do trem feitas sob medida, com atraentes braços circulares para um máximo de rigidez;
- Pontes com acabamento "frosted" feito à mão;
- Perfil de dentes de engrenagens altamente eficaz (patente pendente);
- Cabeças de parafusos polidas com fenda em "S", para maior comprimento/melhor "pega";
- Roda de balanço com braços curvos e pesos excêntricos calibrados,
- Alavanca de âncora triangular (invenção Romain Gauthier) para melhorar a rigidez.


Movimento

O movimento para o Logical One foi completamente desenhado, desenvolvido, produzido, decorado, montado e ajustado na Manufatura Romain Gauthier. Os ângulos agudos nas pontes e platinas do movimento, chanfrados e esplendidamente polidos, são o sinal de um acabamento manual excepcional, já que as máquinas não são capazes de fresar e polir chanfrados internos agudos.

Com o Logical One, Romain Gauthier deu um passo além ao criar chanfrados de ângulo duplo com ângulos internos agudos, que criam um efeito de borda. Este atraente acabamento feito à mão, criado com dois biselados paralelos, causa um efeito similar ao de uma moldura de uma bela pintura, que realça a obra que emoldura.


Características técnicas do Logical One

Funções de horas, minutos, pequenos segundos, reserva de marcha de três dias, corda com botão e inovador sistema de força constante estilo fuso e corrente.

Movimento

Calibre de Manufatura feito "in-house", pontes e platinas de titânio, ouro e aço
Dimensões de 35,5 mm x 10,5 mm, 333 peças, 30 rubis no movimento, 34 na corrente
Reserva de marcha de 3 dias, frequência de 28.800 aph/4 Hz
Acabamento de alta relojoaria, incluindo parafusos e leitos de rubis polidos à mão, platinas e pontes polidas e chanfradas à mão

Caixa e pulseira

Caixa em ouro vermelho ou platina, 43 mm x 14,2 mm, botão para corda às 9 horas
Resistência à água a 50 metros, vidro de safira com antirreflexo frontal, fundo em safira
Coroa para ajuste da hora com cabochão de safira às 2 horas
Pulseira em couro de aligátor costurada à mão com fecho de fivela em ouro ou platina


Perfil de Romain Gauthier

Romain Gauthier nasceu em 1975 em Le Sentier, no Vallée de Joux, coração da relojoaria Suíça. Ali desenvolveu sua paixão pela Alta Relojoaria tradicional combinada com desenhos contemporâneos e puros e a micro-engenharia inovadora. Depois de estudar mecânica de precisão, Romain obteve diploma como construtor de maquinaria de precisão. Em 1997, iniciou o primeiro trabalho como operador/programador de máquinas e, posteriormente, Romain dirigiu e aperfeiçoou o departamento de uma das plantas de produção melhor equipadas e mais eficazes da Europa.

Com a firme determinação de criar sua própria marca de relógios, Romain terminou MBA em 2002. A tese final (aprovada com distinção) era o plano de negócios para a Montres Romain Gauthier. Assim começou a trabalhar com relógios. "Sabia que um bom movimento seria a base de tudo o que imaginava construir, então comecei com ele". Em 2005, após três anos de trabalho em segredo, Romain lançou sua marca e em Baselworld 2007 exibiu o Prestige HM, apresentando o próprio movimento de Manufatura. O Prestige HMS foi apresentado em 2010 e o Logical One estará no Salão em 2013.
 
Sistema de "came e corrente"
Indicador de reserva de marcha
Elementos do excepcional acabamento de Romain Gauthier
O tambor de corda do Logical One
Âncora triangular
Balanço
Antigo sistema de fuso e corrente
Romain Gauthier, Carlos E. Tiburcio Ramos, César Rovel (Foto por Marcelo Diniz Siqueira)

NotíciasRelacionadas

30 de outubro de 2021
26 de março de 2018
12 de janeiro de 2018

BRANDPARTNERS