O crescente sucesso de Felipe Massa tem despertado a curiosidade, por parte dos aficionados por relógios, acerca do modelo usado pelo piloto brasileiro. Ele é patrocinado pela Richard Mille, uma marca suíça de alta relojoaria de produção bastante limitada.
O modelo atualmente utilizado por Massa é o RM 005 Felipe Massa, em titânio, uma edição limitada a 300 peças que abriga o calibre automático RM 005-1, com horas, minutos, segundos e um rotor de geometria ajustável. Suas dimensões são de 45 x 37,8 mm, e espessura de 11,45 mm.
Uma de suas principais características é o seu rotor de geometria variável, um projeto exclusivo da Richard Mille que permite a adaptação do carregamento da mola principal ao nível de atividade do usuário, em situações esportivas ou de lazer.
Ao alterar-se a posição do braço com 6 posições de ajuste, a inércia do rotor é modificada, acelerando o carregamento no caso de uma movimentação mínima de mão e braço, ou retardando com a prática de esportes muito ativos. Como resultado, esta invenção permite a otimização e personalização do mecanismo de carregamento (corda) ao estilo de vida de seu proprietário.
O rotor apresenta um braço e flange em titânio grau 2, parafusos de ajuste posicional em titânio grau 5, braços em ouro branco 18 K com alto conteúdo de paládio, segmento do peso em liga de tungstênio e cobalto. Os rolamentos são de cerâmica, e o carregamento é unidirecional anti-horário. A reserva de marcha é de 55 horas.
A produção de sua caixa foi objeto de um ano de pesquisa e desenvolvimento. 68 operações de estampagem são requeridas para os três principais componentes (aro, seção central e fundo). Cada caixa bruta envolve um total de 202 operações separadas.
O projeto e execução do relógio demonstra um "aproach" conceitual para o movimento, caixa e mostrador. Como resultado, tudo foi construído de acordo com rigorosas especificações, como os métodos analíticos de engenharia usados no projeto de carros de Fórmula 1, onde chassi e motor são desenvolvidos em completa harmonia. Por exemplo, não é usado um anel de caixa, sendo o movimento montado sobre borrachas (ISO SW) e fixado por 4 parafusos de titânio. Características como essa são evidências de um trabalho artesanal sem concessões.
A caixa tripartite em titânio é resistente à água a 100 metros, assegurados por três anéis de vedação de nitrilo. Ela é montada com 12 parafusos ranhurados em titânio grau 5 e arruelas resistentes à abrasão em liga de cobre, zinco e níquel.
O Calibre RM 005-1 A platina inferior, as pontes e o galo do balanço feitos de titânio grau 2 com revestimento em PVD preto garantem grande rigidez do conjunto e uma superfície precisamente plana, essencial para o perfeito funcionamento das engrenagens. Um sistema de duplo tambor aumenta a estabilidade do torque por um longo período. A indicação de data, semi-instantânea, é feita em uma abertura vertical às 7 horas. O disco do calendário é de cristal de safira. A flange superior é de fibra de carbono amarela, os índices são preenchidos com material luminoso; a flange dos minutos é em fibra de carbono preta. A coroa é de titânio grau 5, com dupla vedação e colarinho em Alcryn. O mostrador é em safira, com espessura de 0,4 mm com tratamento anti-reflexo em ambos os lados. O cristal também é em safira (dureza 1800 Vickers) com anti-reflexo em ambos os lados e espessura de 1,2 mm. O fundo de safira com anti-reflexo tem espessura de 1 mm no centro e 1,73 nas extremidades.
O movimento tem dimensões de 30,2 x 28,6 mm e espessura de 6,35 mm, 32 rubis, balanço em glucydur, freqüência de 28.800 vph (4 Hz).
A edição com caixa de platina é limitada a 40 peças.