Relógios & Relógios esteve presente no lançamento do novo modelo Octo, da Bulgari, no dia 13 de Julho, em Roma, na Itália.
Na presença de Francesco Trapani, Presidente da Divisão de Joias e Relógios do Grupo LVMH, de Michael Burke, CEO da Bulgari, e de um seleto grupo de membros da imprensa mundial, a marca apresentou um novo modelo com mecanismo automático de produção própria, em uma coleção até então caracterizada por modelos com grandes complicações, da linha Gérald Genta.
Relógios & Relógios esteve presente no evento de lançamento do novo Octo, no Complesso Monumentale Santo Spirito in Saxia, e no grandioso jantar de celebração realizado no Stadio dei Marmi, no magnífico complexo do Foro Italico em Roma.
Octo, a geometria da perfeição
O novo Octo é portador de múltiplos valores eternos, que sobreviveram ao longo dos séculos e civilizações, e possui uma forte e carismática personalidade.
Nem redondo nem quadrado, mas uma simbiose, harmoniosa e equilibrada, das duas formas primitivas das quais nasce o octógono, símbolo da geometria da perfeição. Sua arquitetura de oito lados unidos por um aro redondo reivindica uma audaz e sutil ruptura dos cânones do mais puro classicismo. A poderosa identidade do Octo estabelece novos códigos de referência no universo futuro do relógio masculino de luxo.
Muito contemporâneo, este relógio incorpora múltiplos valores. O octógono, figura gráfica antiga, universalmente rica em símbolos e significados, é indissociável da história das civilizações e das culturas. Esta composição de duas figuras primitivas possui inumeráveis valores emblemáticos e múltiplos significados. Os conceitos de equilíbrio, harmonia, poder e eternidade, entre outros, se encontram frequentemente associados à forma de oito lados.
Na Europa da Idade Média, os alquimistas consideravam a combinação do quadrado e do círculo como a expressão da perfeição, da mesma forma que a representação do vínculo entre a Terra e Céu - o quadrado, representação do Homem, e o círculo, encarnação da Divindade.
A onipresença do octógono
A forma octogonal deixou igualmente numerosos rastros arquitetônicos da Europa à Ásia. Deste modo, a Itália conta com numerosas edificações deste tipo. Entre as construções da Antiguidade que enfeitam Roma, a Cidade Eterna, um dos mais representativos é o Castelo del Monte em Puglia. Esta construção do século XIII, grandiosa obra arquitetônica marcada pela presença de múltiplos símbolos, materializa a síntese de conhecimentos refinados em matemática e astronomia. Ele é considerado por alguns como um lugar sinônimo do templo do saber.
Longe dali, a milhares de quilômetros, o octógono é a fonte de todos os fundamentos da história, da civilização e do pensamento chinês. Figura central do I Ching, o Livro das Mutações, elaborado desde o início do primeiro milênio antes da era cristã, a forma octogonal tinha por finalidade descrever os estados do mundo e sua evolução.
Cada um dos oito lados é concebido para simbolizar o que ocorre no céu e na terra, representação da transformação incessante dos signos um no outro. O I Ching constitui o resultado de um busca especulativa e cosmogônica elaborada, cujas articulações modelaram durante muito tempo o pensamento chinês até a atualidade.
De fato, partindo de uma oposição/complementariedade entre os princípios Yin e Yang (sol e lua, macho e fêmea, ativo e passivo, etc.), e subdividindo esta dualidade de maneira sistemática, o I Ching chega a uma série de 64 combinações e de todas as transformações possíveis entre elas.
Círculo e quadrado traduzem uma relação simbólica expressa segundo os princípios da arquitetura. Construído no século XV, o Templo do Céu de Pequim é disposto globalmente para simbolizar a relação entre o Céu e a Terra, entre a Divindade e o Homem, essência da cosmogonia chinesa. Ocupa um lugar que utiliza a forma quadrada para ângulos meridionais, enquanto que os da parte norte são arredondados devido à antiga crença chinesa segundo a qual o céu era redondo e a terra quadrada.
Entre o infinito dos matemáticos e a totalidade do universo
A tradução numérica da forma gráfica é também carregada de sentidos simbólicos. O número 8, Octo em sua forma latina, sempre esteve vinculado ao conjunto de valores universais imperantes em todas as épocas, em todas as civilizações. É o infinito dos matemáticos, a eternidade imutável, ou mesmo o símbolo da totalidade do universo na China (o I Ching), e em sentido mais amplo, de prosperidade e da encarnação do poder nas culturas asiáticas.
A arquitetura do Octo condensa estes conteúdos. Mais que um relógio, o objeto transcende sua mera função para adquirir uma dimensão mais ampla, carregada de sentido estético e emocional. De aparência formal simples, é complexo nos valores que representa: equilíbrio, perfeição, imortalidade e eternidade por um lado, savoir-faire e maestria relojoeira por outro.
Esta nova criação da Bulgari, pura e poderosa, é o perfeito reflexo dos valores relojoeiros masculinos da marca, carisma, personalidade e refinamento estilístico. Este conjunto estético contemporâneo é conjugado por uma leitura sóbria e clássica do tempo ao oferecer as habituais funções tradicionais. Por sua forma, o Octo rompe os códigos habituais deste tipo de relógio para renová-los radicalmente e afirmar sua vocação relojoeira, dentro de proporções perfeitamente executadas e um equilíbrio harmonioso.
Caixa e mecanismo excepcionais
A estrutura desta caixa excepcional, de linhas nítidas e suaves, expressa força de caráter e poder incontestável. Sutil em seu tratamento, comporta um complexo processo de fabricação em todas as suas partes: lateral, aro e fundo parafusado.
Os três elementos são objeto de numerosas operações sucessivas, até a obtenção do resultado final antes da montagem. Manufaturada "in-house", a caixa do novo Octo comporta um total de 110 facetas.
Todas são meticulosamente acabadas à mão, alternando acabamento polido e acetinado, em linha com o grau de execução de conjunto desta novidade, cujo interior foi também guiado por um único critério: a excelência.
A uma criação emblemática corresponde um mecanismo excepcional. O Octo está equipado pelo Calibre BVL 193, com indicação de horas, minutos, segundos e janela de data às 3 horas.
Este movimento mecânico de corda automática com massa oscilante unidirecional, montada sobre rolamento de esferas - garantia de um ótimo carregamento - é provido de dois tambores que garantem um maior rendimento isocrônico ao longo do tempo, sinônimo de regularidade de marcha e, em consequência, de precisão.
O Calibre BVL 193, de 11,5 linhas, bate a 28.800 aph (4 Hz) e oferece 50 horas de reserva de marcha. Os acabamentos dos componentes do movimento são, evidentemente, de muito alto nível: pivôs polidos, rodas de engrenagem acetinadas.
Um elegante mostrador manufaturado in-house, laqueado em preto e polido, realça a pureza do conjunto desta novidade, cuja visualização analógica tradicional se inscreve na linha Octo, por si só já bastante pródiga.
Com o novo Octo, a Bulgari não esconde o seu desejo de que ele se torne um de seus pilares e se inscreva no universo de modelos que se tornarão clássicos no futuro.
Bulgari Octo - Ficha técnica
Mecanismo
Calibre BVL 193, movimento mecânico de corda automática com massa oscilante unidirecional, 28 rubis Dimensões de 25,60 mm x 3,70 mm Funções de horas, minutos e segundos; janela de data semi-instantânea às 3 horas Reserva de marcha de 50 horas proporcionada por duplo tambor Frequência de 4 Hz (28.800 aph)
Acabamento
Pontes decoradas com Côtes de Genève e espiralado; superfície das pontes chanfradas e polidas, platina perlada, rodas acetinadas, pivôs polidos
Mostrador
Laqueado preto, índices facetados em ródio ou ouro rosa
Caixa
Caixa manufaturada, fundo e coroa rosqueados, 41,5 mm x 10,55 mm, estanque até 100 metros
Pulseira
Aligátor negro com fecho de báscula de 2 lâminas, em aço ou ouro rosa
Durante nossa estadia em Roma, estivemos hospedados no Hotel NH Vittorio Veneto, no coração da cidade, muito próximo a monumentos e locais como a Piazza di Spagna, Fontana Trevi, Piazza Navona, o Coliseu, o Fori Imperiali, Via dei Condotti e Piazza Barberini.
Tivemos a oportunidade de visitar os pontos turísticos próximos ao Hotel e também de realizar uma inesquecível visita guiada ao espetacular Coliseu e ao conjunto do Fori Imperiali.
Gostaríamos de estender o nosso agradecimento a Daniela Frewa, da Bulgari, pela gentileza do convite para o evento de apresentação do novo Octo, que nos proporcionou memoráveis momentos na Cidade Eterna.