Publicidade
Home  >  News Voltar

Glashütte Original - Baselworld 2012Grande Cosmopolite Tourbillon

23 de julho de 2012
O novo Grande Cosmopolite Tourbillon da Glashütte Original mereceu uma apresentação à parte durante o salão Baselworld 2012. Uma distinção mais do que merecida, afinal trata-se do relógio mais sofisticado já produzido pela manufatura saxônica.


Relógios com indicação de um segundo fuso horário são relativamente comuns; turbilhões já não são mais tão exclusivos, assim como os calendários perpétuos. Contudo, modelos que combinam estas complicações são muito mais raros, e se constituem em verdadeiros atestados de "savoir faire" de algumas poucas manufaturas relojoeiras.

No caso do Grande Cosmopolite Tourbillon da Glashütte Original, a combinação é inédita, pois além de ser um Grande Complicação, ele possui uma indicação de duplo fuso horário sincronizada com o calendário perpétuo, de forma que apresenta uma enorme complexidade de construção, mas ao mesmo tempo proporciona uma notável facilidade de uso.

O Grande Cosmopolite Tourbillon é uma obra de arte que não se limita a exibir os 24 fusos horários "oficiais" do globo. Ele traz também as variações de 30 e 45 minutos, em um total de 37 fusos horários que abrangem todas as excentricidades ao redor da Terra.

Esta maravilha, refinadamente complicada, permite ao viajante frequente acompanhar as horas do dia e da noite, tanto do seu lugar de origem, como durante a viagem, em qualquer um dos 37 fusos horários, ao mesmo tempo em que apresenta corretamente o horário de verão (DST) ou o horário "Padrão" (STD), e em viagens para frente no tempo (a Leste) e para atrás (a Oeste). O Calendário Perpétuo mostra todos as mudanças de destino realizadas pelo usuário na hora e no dia, registrando as alterações em ambas as direções, para frente e para trás no tempo.

Esta combinação única de complicações - uma novidade mundial absoluta em relógios mecânicos - é coroada pelo extraordinário Tourbillon Volante de Minutos, desenvolvido originalmente em 1920 pelo mestre relojoeiro de Glashütte, Alfred Helwig. A Glashütte Original solicitou quatro patentes individuais para proteger a expertise que tornou possível esta obra de arte única. Esta exclusiva peça está limitada a 25 relógios em todo o mundo.

O Grande Cosmopolite Tourbillon foi desenhado para o viajante frequente que deseja fazer um acompanhamento da hora de partida e de destino enquanto viaja. A hora de partida é mantida como um ponto de referência constante e se apresenta na posição das 6 horas sobre um mostrador de 24 horas com indicador de dia e noite. A hora de destino aparece no centro do mostrador principal e acompanha a hora local em uma dada localização, longe de casa. Para começar a usar este excepcional relógio, seu proprietário primeiro estabelece a hora e os minutos da hora de referência, o que é seguido pela sincronização das horas de partida e de destino.

Ao selecionar a hora de referência, o proprietário estabelece o fuso horário que rege seu lugar de residência, selecionando-o entre os 37 diferentes fusos horários do mundo sobre o aro da cidade, incluindo aqueles que respeitam os deslocamentos de 30 minutos (como Délhi) e de 45 minutos (como Eucla), e logo ajusta o Horário Padrão (STD) ou o Horário de Verão (DST).

Os fusos horários sobre o aro das cidades estão indicados com os códigos IATA de três letras (códigos dos aeroportos internacionais, como GIG para Rio de Janeiro Internacional, LAX para Los Angeles International, DXB para Dubai, etc.) e aparecem em duas pequenas janelas às 8 horas sobre o mostrador, uma dedicada ao Horário Padrão (STD), outra ao Horário de Verão (DST). O proprietário então regula o Calendário Perpétuo para exibir o dia da semana atual, a data, o mês e o ano (bissexto).

O viajante põe em movimento a extraordinária mecânica do Grande Cosmopolite Tourbillon quando deseja alterar a hora de destino ou simplesmente observar um fuso horário adicional. Se ele se dirige para o Leste (adiante no tempo), o viajante gira a coroa situada às 2 horas no sentido dos ponteiros do relógio; se viaja para o Oeste (voltando atrás no tempo), a coroa deverá ser girada no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio.

Se a hora de destino é um dia antes ou depois, até 5 indicadores do Calendário Perpétuo são alterados no mesmo sentido. Esta engenhosa máquina do tempo pode inclusive gerenciar a mudança entre o 1o de março e o 29 ou 28 de fevereiro, sem necessidade de intervenção manual alguma. Trata-se de uma combinação absolutamente extraordinária de complicações artesanais - um feito assombroso e uma novidade mundial em relógios mecânicos.

Este refinado conjunto de indicadores é exibido sobre um imponente mostrador prateado de ouro 18 quilates, marcado por numerais romanos negros fresados e um disco horário "trilho de trem". O indicador da hora referência de 24 horas na posição das 6 horas se une aos indicadores da hora de destino em um arranjo funcional coroado por um notável exemplo da arte relojoeira: o Turbilhão Volante de Minutos, desenvolvido originalmente em 1920 por um dos mais admirados mestres relojoeiros de Glashütte, Alfred Helwig.

O fundo da caixa de platina de 48 mm exibe um cristal de safira antirreflexos que oferece uma bela imagem de um complicado movimento manual, o Calibre 89-01, de manufatura Glashütte Original, com mais de 500 componentes. A platina mostra as características faixas de Glashütte, "chatons" de ouro montados com parafusos, rodas de carregamento e o indicador de reserva de marcha de 72 horas.

O fundo da caixa está protegido por uma tampa "caçador" de platina equipada com um gráfico que apresenta os 37 fusos horários, cada um deles representado pelo código de três letras de aeroportos da IATA. Esta obra-prima é equipada com uma pulseira de couro negra de aligátor da Louisiana com fecho de báscula de platina.

Fazendo jus a este extraordinário exemplo da arte relojoeira da Glashütte Original, esta obra-prima de grande complicação é apresentada em uma caixa delicadamente elaborada em madeira. Um globo de aço inoxidável está situado sobre a caixa, que mostra em suas laterais vários mapas que evocam aventuras passadas e presentes do descobrimento do mundo.

Quando se coloca este exclusivo relógio dentro de sua caixa, um mecanismo integrado de "watch winder", bastante sensível, garante que o Grande Cosmopolite Tourbillon seja sempre mantido com a hora correta.

As possíveis mudanças nos fusos horários no futuro não causarão problema algum para os mestres relojoeiros e engenheiros da Glashütte Original. Pelo contrário, como um serviço para os seus clientes, a manufatura relojoeira saxônica substituirá com prazer o aro das cidades se houver alterações nos fusos horários no futuro. Uma personalização especial é oferecida ao feliz proprietário, que pode mostrar seu lugar de residência - na forma de um código IATA - gravado sobre o aro de cidades.



Grande Cosmopolite Tourbillon - Dados técnicos


Caixa

Feita em Platina, com diâmetro 48 mm e 16 mm de altura. Resistente à água a 5 atmosferas. Cristal de safira, com tratamento antirreflexos em ambos os lados. Fundo em safira, com tampa "caçador" gravada com os fusos horários. Pulseira em couro de Aligátor da Louisiana.


Mecanismo

Mecanismo a corda manual, Calibre 89-01, com 528 componentes individuais. Diâmetro de 39,2 mm, altura de 7,5 mm. Frequência de 21.600 alternâncias por hora, equivalente a 3 Hz. Reserva de marcha de 72 horas. 70 rubis e 2 contra-pedras em diamante. Balanço com 18 parafusos na carruagem do turbilhão, executando uma revolução por minuto.


Obra-prima relojoeira

O Grande Cosmopolite Tourbillon demonstra toda a capacidade da Glashütte Original em produzir um Grande Complicação original e de grande facilidade de uso. Esta obra-prima da relojoaria foi um dos grandes destaques de Baselworld 2012, e será oferecida em uma edição limitada a 25 exemplares para todo o mundo.


O modelo, de referência 89-01-03-93-04, tem um preço de venda de 325.000 Euros.



Publicado originalmente na Revista Pulso no. 80, Maio/2012
 

NotíciasRelacionadas

24 de agosto de 2016
28 de agosto de 2015

BRANDPARTNERS