Publicidade
Home  >  News Voltar

Bvlgari - Baselworld 2012Daniel Roth Carillon Tourbillon

17 de abril de 2012
O Bvlgari Daniel Roth Carillon Tourbillon, apresentado durante Baselworld 2012, é uma original repetição de minutos de 3 martelos com uma face refinada e contemporânea.


Inteiramente fabricado "in-house" pela Bulgari, este novo calibre oferece uma excelente acústica e uma arquitetura original.

Na mundo da relojoaria complicada, o relógio de sonnerie segue sendo o mais difícil de ser dominado, o mais raro e, em consequência, o mais exclusivo. A Bulgari faz parte do muito seleto círculo de marcas capazes de dominar todas as etapas da produção deste tipo de relógio tão particular quanto complexo.

O novo Daniel Roth Carillon Tourbillon demonstra com grande talento a maestria deste "savoir-faire" pela Manufatura.

Esta criação é o resultado de vários anos de meticuloso trabalho de desenvolvimento. Sua particularidade é integrar um dispositivo de sonnerie com 3 martelos, uma configuração pouco habitual neste tipo de peça. Os relógios com sonnerie apresentam normalmente 2 martelos, no caso dos Repetidores de Minutos, ou 4 martelos no caso dos ainda mais raros "Grandes Sonneries".

O Calibre DR3300, de corda manual, foi concebido em grandes dimensões (34,60 mm x 31,6O mm) e completamente manufaturado internamente. Constituído por um total de 327 componentes, bate ao ritmo de um órgão regulador do tipo turbilhão integrado em uma grande carruagem.


A busca de uma ótima sonnerie

A construção do Calibre DR3300 obedeceu a um certo numero de parâmetros precisos e específicos, que respondem prioritariamente à exigência de um ótimo som. A potência e a nitidez da sonoridade é um ponto sensível em todos os relógios com sonnerie.

Levando em conta o grau de miniaturização exigido para este tipo de relógio, uma boa dimensão do calibre associada a 3 martelos proporciona a eles um torque maior, o que melhora a ressonância acústica.

O sistema de 3 gongos fixados sobre a platina é acoplado a um regulador inercial que limita ao máximo o atrito durante o acionamento da sonnerie, o que permite minimizar a interferência sonora.

No caso do Carillon Tourbillon, os gongos são objeto de um paciente trabalho individual realizado à mão que consta de múltiplas etapas. Modelados de maneira totalmente artesanal, estes gongos, com uma forma especial, permitem obter uma qualidade de som perfeita e absolutamente idêntica.

Curvados e modelados à mão antes de serem recozidos (ou temperados, ou seja, endurecidos) a uma temperatura de 900 graus, os gongos são limpos antes de voltar a passar no forno a 500 graus, uma operação que fornece ao metal sua ressonância cristalina.

Após várias operações de limpeza e polimento, os gongos são integrados ao movimento, antes de serem realizados os ajustes finais. Eles são colocados longitudinalmente, o que permite o polimento de sua espessura com uma lima se for necessário, assim como é feito com os dentes das alavancas das engrenagens, para se obter o desenho exigido para a obtenção de sons perfeitos.

A sequência melódica deste Repetição de Minutos, com 3 martelos e três tonalidades, utiliza a nota dó para as horas, as notas mi-ré-dó sequenciais para os quartos, e a nota mi para os minutos.

Este movimento de Repetição de Minutos é, evidentemente, equipado com dois tambores de corda. Um deles assegura o funcionamento do mecanismo sonoro e sua carga automática quando se ativa a sonnerie; o outro garante, quando a carga está completa, uma reserva de marcha de ao menos 75 horas para o movimento, a qual é indicada no mostrador.


Elegância e beleza do mecanismo

A arquitetura do Calibre 3300, o corte das pontes e a disposição dos diferentes componentes foram concebidos de maneira original, contemporânea e contrastada de modo a revelar o refinamento e a beleza do mecanismo.

Aço polido - martelos, gongos e gaiola do turbilhão, alternam com outras superfícies vazadas: platina e pontes, finamente decoradas, cuja superfície foi objeto de um elegante tratamento, o NAC, uma liga composta por metais nobres da família da platina (platinóides), isto é, platina, ródio, rutênio e índio. Esta liga de alta tecnologia, de difícil obtenção, oferece uma elegante coloração negra ao metal.

Esta construção é mostrada através do mostrador em cristal de safira, estruturado e aberto sobre o dispositivo de sonnerie e o turbilhão. Ela é protegida por uma caixa em ouro rosa provida de um dispositivo de ativação da repetição de minutos sobre sua lateral esquerda, que é deslizado na incomum região situada entre as 7 e as 11 horas.

A coroa é gravada individualmente do 1 ao 30, indicando cada uma das 30 peças desta edição limitada, com fundo transparente em cristal de safira, e estanque até 30 metros. O conjunto é complementado por uma pulseira de couro de aligátor marrom com fecho de báscula de 3 lâminas, em ouro rosa 18 quilates.


Carillon Tourbillon - dados técnicos


Movimento

Calibre DR3300 de corda manual, com 327 componentes, repetição de minutos com 3 martelos e turbilhão com gaiola de 13 mm e regulador silencioso inercial. Tratamento de superfície NAC para pontes platina principal, pontes decoradas com gravação "raios de sol", peças em aço polidas e chanfradas, cabeças de parafusos polidas, rodas revestidas em ouro.
Frequência de 21.600 aph (3Hz), reserva de marcha 75 horas, 35 rubis.

Funções

Horas, minutos e segundos, reserva de marcha

Caixa

Ouro rosa 18 quilates com 43 mm de diâmetro, fundo transparente em safira
Coroa em ouro rosa 18 quilates individualmente numerada, estanque a 30 metros
Mostrador em safira aberto sobre os martelos e o turbilhão

Pulseira

Pulseira em couro de aligátor com fecho de báscula em ouro rosa 18 K de 3 lâminas
 
(Imagens divulgação)
O turbilhão
Verso do mecanismo
Os martelos
(Foto por Marcelo Diniz Siqueira)

BRANDPARTNERS