A Vulcain relembra a sua prestigiosa associação com o Futebol com o lançamento do modelo 50s Presidents Chronograph Heritage, uma reedição de um relógio de época com uma caixa contemporânea de 42 milímetros, apresentado em Baselworld 2012.
Uma das inegáveis forças de marketing da Vulcain - o que naquela época se chamava simplesmente "técnica de venda" - consistiu em descobrir muito cedo a atração que exercia o futebol. Esporte coletivo por excelência, o futebol sempre gozou de grande popularidade na Espanha, no qual a marca esteve muito bem estabelecida desde o princípio do século XX.
A associação entre um relógio, o balé dos passes e um grupo de jovens desportistas de elite constituiu uma associação vencedora, como o demonstra a carta do treinador do Real Madrid, Francisco Bru, dirigida à Vulcain: "Nossos treinamentos, medidos através de um cronômetro Vulcain, os quais são surpreendentemente precisos, nos levou ao categórico êxito no Campeonato Espanhol de 1934".
Naquele mesmo ano, Bru também conduziria a equipe a uma vitória na Copa da Espanha. Também era o início do reinado do presidente Santiago Bernabéu - jogador lendário que marcou mais de 200 gols com a camisa da equipe madrilenha - antes de se tornar o dirigente carismático que deu seu nome ao estádio atual.
Além do Real Madrid, a equipe de futebol italiana da Fiorentina também confiou na Vulcain no século passado para equipar-se com relógios de qualidade. A Manufatura de Le Locle resgata este prestigioso passado esportivo com o 50s Presidents Chronograph Heritage, uma reedição do modelo de época em uma caixa contemporânea de 42 milímetros.
Com o grafismo do mostrador original, é apresentado em três versões distintas: preto com "transfers" em marrom, "casca de ovo" com transfers pretos, e prateada com transfers azuis. A fonte das letras também é idêntica à da peça histórica, em particular o logotipo e os dígitos.
Adicionalmente, o mostrador possui uma minuteria e uma escala pulsométrica que destaca a menção "Graduado para 30 pulsações". Sob o nome Vulcain, na altura das 12 horas, aparece a menção "cronômetro" para ressaltar a vocação de excelência vinculada a este cronógrafo.
O 50s Presidents' Chronograph Heritage está equipado com o calibre de cronógrafo de botão único de carga automática Vulcain V-57, um movimento certificado como cronômetro pelo COSC. Dispões de 42 horas de reserva de marcha, indica as funções de horas, minutos, pequenos segundos às 9 horas, ponteiro central de segundos do cronógrafo e contador de 30 minutos do cronógrafo às 3 horas.
Estanque até 50 metros, a caixa de 42 milímetros de ouro rosa 18 quilates ou de aço é proposta com uma pulseira de couro de aligátor da Luisiana com fecho de fivela de ouro rosa 18 quilates ou de aço.
Dados técnicos - 50s presidents' Chronograph Heritage
Referência 570157.316L
Caixa
Caixa em aço 316L Diâmetro de 42,00 mm, comprimento de 50,00 mm, altura de 13,75 mm - fundo em cristal de safira Mostrador preto Vidro em cristal de safira curvado Resistência à água a 50 metros Pulseira em Aligátor da Louisiana, medidas de 22/18 mm Fecho de fivela em aço
Movimento
Calibre Vulcain V-57, 13¼ linhas, movimento mecânico automático de cronógrafo de botão único, 25 rubis, 105 componentes, ângulo de elevação de 50° Funções de horas, minutos, pequenos segundos às 9 horas, data às 6 horas, ponteiro central de segundos do cronógrafo, contador de 30 minutos do cronógrafo às 3 horas Frequência de 28.800 vibrações por hora Reserva de marcha de 42 horas Decoração com motivos Côtes de Genève, parafusos azulados Movimento revestido em ródio