Richard Mille - SIHH 2012O Calibre CRMA1 e o RM 037
15 de dezembro de 2011
Em uma prévia do SIHH 2012 em Janeiro, a Richard Mille apresenta o novo RM 037 e seu novo calibre automático CRMA1. Ele representa um conceito original criado pelos designers de movimentos da Richard Mille em Les Breuleux, na Suíça.
Este calibre automático esqueletizado criado em titânio grau 5 exibe uma grande data às 12 horas e um janela de função às 4 horas. Dois botões estão situados às 4 e 10 horas. O primeiro permite a seleção do modo corda (W), neutro (N) e ajuste manual (H) com uma simples pressão. Uma abertura às 4 horas mostra a função selecionada. O segundo botão, às 10 horas, controla as mudanças de data, úteis quando se está viajando ou se precisa corrigir a data em meses de 29, 30 ou 31 dias. É um método bastante fácil de se alterar a data.
O RM 037 possui um novo mecanismo de coroa, patenteado pela Richard Mille. Tradicionalmente, a coroa é conectada diretamente ao mecanismo, o que significa que o relojoeiro precisa inserir a tige (haste) no ponto de montagem. Uma conexão direta entre o movimento e a coroa pode causar danos ao movimento, especialmente após um forte golpe na coroa.
Os engenheiros da Richard Mille encontraram uma solução para este problema ao integrar a coroa na caixa do RM 037. Isto elimina a necessidade de uma haste, além do risco de se perder a coroa ou quebrar a haste no movimento após uma batida ser minimizado. A coroa está disponível em titânio grau 5 polido, ouro vermelho ou ouro branco com dupla vedação "o-ring" e anel em Alcryn.
O design e a execução do relógio demonstram a abordagem integrada para a concepção de movimento, caixa e mostrador. Como resultado, tudo foi construído de acordo com especificações extremamente rigorosas, de forma análoga à dos métodos analíticos de engenharia usados no design de carros de Fórmula 1, cujo chassis e motor são desenvolvidos em total união.
Quarenta e quatro diferentes operações de estampagem são exigidas para os três componentes principais da caixa (aro, lateral e fundo). Os processos de usinagem exigem dois dias de ajuste para o aro, dois dias para a lateral e dois dias para o fundo. Somente a caixa exige mais de 255 operações de usinagem e mais de cinco horas de acabamento e polimento no estágio final.
A forma complexa da caixa é obtida graças a máquinas de cinco eixos. Em cada caixa, a gravação "Richard Mille" no fundo e na curva interna leva 45 horas. A caixa tripartite é resistente à água a 50 metros, garantida por dois anéis "o-ring" de Nitril. A caixa é montada com 20 parafusos em titânio grau 5 e arruelas resistentes à abrasão em aço 316L.
Muitos detalhes constituem a assinatura do RM 037: reserva de marcha de 50 horas, um novo rotor de geometria variável, um balanço de livre oscilação com inércia variável, e o extenso uso de parafusos ranhurados por todo o movimento.
Extrema técnica, sofisticação e acabamento manual na grande tradição da relojoaria Suíça: o novo calibre "in-house" CRMA1 é uma excepcional peça que exemplifica o estilo inovador da Richard Mille.