Publicidade
Home  >  News Voltar

George Daniels, 1926 - 2011Falece o maior mestre relojoeiro da atualidade

27 de outubro de 2011
Comentar esta notícia no Fórum 59580
O mundo da relojoaria recebeu com consternação o anúncio do falecimento do mestre relojoeiro George Daniels, em sua residência, na Ilha de Man, na última sexta-feira, 21 de Outubro.



De origem bastante humilde, George Daniels conquistou grande reconhecimento ao longo de uma carreira de mais de 60 anos, ao longo da qual recebeu mais honras do que qualquer outro relojoeiro.

Daniels foi Mestre da Clockmaker's Company de Londres e Presidente do British Horological Institute.

Ele foi premiado com a Medalha de Ouro Tompion da Clockmaker's Company, a Medalha de Ouro do British Horological Institute, a Medalha de Ouro da City of London Guild e a Medalha Kullberg da Stockholm Watchmakers' Guild.

Em 2010, recebeu o título de CBE - Cavaleiro do Império Britânico, através da Rainha Elizabeth II, por suas inestimáveis contribuições à relojoaria.

Daniels construiu sua reputação com a reparação e a restauração das excepcionais criações de Breguet, mas sobretudo será sempre lembrado pela invenção do escapamento Coaxial.

Sua revolucionária criação tinha por objetivo a melhoria da cronometria de um relógio mecânico, com um desenho que propiciava uma grande precisão e eliminava a necessidade de lubrificação do escapamento.

Ele tinha confiança de que o escapamento Coaxial iria mudar a relojoaria mecânica, mas encontrar um parceiro que pudesse produzi-lo em escala industrial provou ser um grande desafio.

Ele o apresentou a algumas das maiores empresas relojoeiras do mundo como Rolex e Patek Philippe, mas foi Nicolas Hayek, o falecido Presidente do Grupo Swatch Group, quem viu o potencial da invenção e no início dos anos 1990 adquiriu a tecnologia, colocando Daniels em contato com os técnicos da Omega.

A Omega produziu seu primeiro movimento com o escapamento Coaxial em 1999 e introduziu seu calibre proprietário Coaxial construído ao redor do escapamento em 2007.

Atualmente, com muito poucas exceções, todos os relógios mecânicos da Omega são equipados com movimentos Coaxiais.

O legado de Daniels não inclui apenas o escapamento Coaxial, mas também um série de livros sobre a relojoaria de grande popularidade e alguns notáveis relógios que construiu.

Daniels construiu ao longo da carreira 37 relógios, excluindo os protótipos, sendo um dos poucos relojoeiros capazes de produzir cada peça - incluindo os parafusos - com suas próprias mãos.

Ele deixa como herdeiro o relojoeiro Roger Smith, o único aprendiz que Daniels teve ao longo de toda a sua vida.

George Daniels foi uma das mais importantes figuras na história da horologia e sua falta será sentida por toda a indústria e por todos os admiradores e aficionados da relojoaria. Sua enorme contribuição nunca será esquecida.


Fontes: Omega, www.danielslondon.com.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS