Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron Constantin - SIHH 2011Patrimony Contemporaine Calendário Perpétuo

13 de junho de 2011
Uma nova complicação em um relógio muito elegante



A coleção Patrimony Contemporaine destaca-se por apresentar versões muito contemporâneas de famosos projetos originais da Vacheron Constantin, a mais antiga Manufatura Suíça com produção ininterrupta, fundada no ano de 1755.




No SIHH 2011, o Salão Internacional da Alta Relojoaria de Genebra, a coleção recebeu uma complicação que é um símbolo do mais tradicional "savoir-faire" relojoeiro: o calendário perpétuo.

O modelo extrafino Patrimony Contemporaine Calendário Perpétuo está equipado com o lendário calibre 1120 QP, um movimento mecânico automático que se distingue por trazer o Selo de Genebra, o que revela toda a elegância e o refinamento característicos da Vacheron Constantin.

Uma notável complicação, útil e sofisticada, o calendário perpétuo do novo modelo, caso este permaneça em funcionamento ininterrupto, dispensará qualquer ajuste por parte de seu proprietário até o dia 1º de Março de 2100.

Diferentemente dos calendários simples, que devem ser ajustados de forma manual após cada mês com duração menor que 31 dias, o calendário perpétuo leva em conta o ciclo dos anos bissextos com os seus meses de 31, 30 e 28 dias e um mês de Fevereiro de 29 dias a cada quatro anos.

Considerando que o movimento deve possuir uma "memória mecânica" para levar em consideração as irregularidades do nosso calendário, esta sofisticada função requer uma grande habilidade na arte da miniaturização.

Este "saber-fazer" é primordial para a integração das funções do calendário, de tal modo que a miniaturização foi levada aos limites para se produzir um movimento de calendário perpétuo extrafino como o calibre de manufatura 1120 QP, com apenas 4,05 milímetros de espessura.



Uma Lua dourada em um céu azul lápis-lazúli


Este movimento mecânico de carga automática, distinguido com o Selo de Genebra, está dotado de uma massa oscilante com um acabamento impecável, característico da mais tradicional alta relojoaria.

A sua frequência é de 2,75 Hz (19.800 alternâncias por hora) e sua reserva de marcha é de 40 horas.

O Calibre 1120 QP traz a indicação das horas, minutos e do calendário perpétuo, com indicação do dia da semana na posição das 9 horas, a data na posição das 3 horas, o mês e o ano bissexto em um contador de 48 meses às 12 horas e a fase da lua às 6 horas.

Tal mecanismo, uma maravilha da miniaturização mecânica, naturalmente merecia um relógio que estivesse à sua altura.

O novo modelo com calendário perpétuo da Vacheron Constantin tem todas as características que distinguem a coleção Patrimony Contemporaine: linhas elegantes e bem definidas, índices trapezoidais, ponteiros no formato de bastão, mostrador curvado e círculo de minutos perlado com cabochões de ouro.

Sob o mostrador prateado opalino, o disco das fases lunares apresenta uma Lua dourada sobre um céu azul lápis-lazúli.

A caixa de ouro rosa 18 quilates, com 41 milímetros de diâmetro, é estanque até a profundidade máxima de 30 metros, e o seu fundo de cristal de safira permite contemplar toda a beleza do acabamento do calibre 1120 QP.

O modelo Patrimony Contemporaine Calendário Perpétuo é entregue ao seu feliz proprietário com uma pulseira de couro de crocodilo, com um fecho de báscula de ouro rosa 18 quilates.

O calendário perpétuo, que até agora somente estava disponível em uma magnífica versão esqueleto da coleção Patrimony Traditionnelle, é assim oferecido com uma estética nova e elegante na coleção Patrimony Contemporaine.

Tudo isto sem trair o espírito clássico e o saber-fazer que consolidaram a reputação de excelência da Vacheron Constantin durante seus mais de 250 anos de História.



Patrimony Contemporaine Calendário Perpétuo - Características técnicas


O novo Patrimony Contemporaine Calendário Perpétuo abriga o Calibre 1120 QP, manufaturado pela Vacheron Constantin e distinguido com o Selo de Genebra.

O mecanismo mecânico extrafino possui corda automática, em um diâmetro de 29,60 mm, e uma espessura de apenas 4,05 mm.

Com 36 Rubis e frequência de 2,75 Hz (19.800 alternâncias/hora), o Calibre 1120 QP utiliza como base o Calibre 1120, versão da Vacheron Constantin para o mecanismo originalmente lançado pela Jaeger-LeCoultre como o Calibre 920, já utilizado também pela Audemars Piguet e pela Patek Philippe.

O Calibre 1120 é considerado como um dos mais refinados e belos mecanismos automáticos jamais produzidos, e possui uma espessura de apenas 2,45 mm. Ao se adicionar um módulo de calendário perpétuo, conseguiu-se a façanha de aumentar a espessura em apenas 1,60 mm!

O mecanismo traz indicações de horas, minutos e calendário perpétuo (dias da semana, data, mês e anos bissextos com contador de 48 meses). A reserva de marcha é de aproximadamente 40 horas.

A caixa em ouro rosa 5N 18 quilates possui 41 mm de diâmetro e um fundo com cristal de safira transparente, que garante uma estanqueidade até 3 atmosferas (aproximadamente 30 metros).

O mostrador prateado opalino possui uma região exterior convexa com um círculo de minutos perlado e 8 índices no formato de bastão e 4 índices triangulares, aplicados em ouro rosa 5N 18 quilates.

O Patrimony Contemporaine Calendário Perpétuo é complementado por uma pulseira marrom em couro de aligátor (Alligator mississippiensis) com escamas quadradas grandes, costurada à mão e com acabamento artesanal.

O fecho triplo de báscula em ouro rosa 5N 18 quilates possui uma meia Cruz de Malta polida.



O novo e exclusivo modelo da Vacheron Constantin, que traz a referência 43175/000R-9687, possui um preço de venda sugerido, no mercado norte-americano, de US$ 67,000.00.





Publicado originalmente na Revista Pulso no. 73, Março/2011
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS