Publicidade
Home  >  News Voltar

Breguet - Baselworld 2011Classique Hora Mundi 5717

15 de abril de 2011
Nas coleções da Breguet, os modelos Classique defendem com orgulho os valores tradicionais e a arte relojoeira da Casa. Além disso, ressaltam uma herança de mais de duzentos anos, assim como características reconhecíveis e originais, que influenciaram a própria história da Alta Relojoaria.

O novo relógio Breguet Classique Hora Mundi 5717, apresentado durante Baselworld 2011, responde por completo ao espírito desta prestigiosa coleção. Ele é apresentado em materiais preciosos: ouro vermelho 18 K ou platina 950. O mostrador está disponível em três versões, representando cada uma delas uma parte do mundo: o continente americano, os continentes europeu e africano e, finalmente, Ásia e Oceania; ou seja: seis referências no total. O desenho, o desenvolvimento e a produção deste relógio complicado exigiram três anos de trabalho para as equipes da Breguet.



Com efeito, é a primeira vez que se dispõe de um fuso com salto instantâneo em um relógio mecânico. Com esta função, o viajante pode ver a hora em dois fusos horários pré-selecionados, passando de um ao outro de maneira instantânea, simplesmente pressionando-se um botão. Tudo isto, sem prejudicar a marcha do relógio, cuja precisão durante o ajuste da hora é assegurada por um sistema de parada dos segundos. A troca de fuso horário atua não somente sobre a hora, mas também sobre a data, sincronizada por um sistema de calendário "seguidor", e sobre a indicação dia/noite.

Com acabamentos excepcionais como, por exemplo, o mostrador em laca translúcida, o novo modelo Breguet Classique Hora Mundi 5717 se posiciona como o relógio ideal para o viajante amante da bela relojoaria. Uma peça que toma sua legitimidade na própria história da marca. De fato, o fundador da casa, Abraham-Louis Breguet, sempre vinculou, ao longo de toda sua vida, a paixão e o talento pela relojoaria à difusão de seus relógios por todo o mundo.

Assim, embora tenha fundado sua empresa no Quai de l'Horloge em Paris e a distribuição de suas criações tenha se limitado, no princípio, à França, não tardou em dar-se conta, bem antes da Revolução Francesa, que deveria também exibir suas criações além das suas fronteiras.

Durante o período napoleônico, e também após ele, dedicou-se a construir uma rede comercial internacional. Para tanto, idealizou uma estratégia muito pessoal que consistia em abordar um mercado apoiando-se em uma rede de amigos ilustres e de vendedores profissionais. Se os relógios Breguet encontraram aficionados incondicionais na Inglaterra, Espanha e Rússia, também ganharam clientes na Polônia, nos Estados e Principados alemães, na península italiana, na Turquia e também nos Estados Unidos da América.

Como lembrança das numerosas viagens realizadas por seu fundador, a Manufatura Breguet já havia apresentado um primeiro relógio Hora Mundi em 1996, dentro da coleção Marine. O modelo de 2011 apresenta funcionalidades bastante diferentes. Além da hora, minutos e segundos no centro, conta com uma indicação de data muito original feita através de um disco arrastador.

Este disco aparece em uma janela situada sobre o mostrador às 12 horas, janela suficientemente ampla para que apareçam três datas sucessivas. Por exemplo: no dia 25 de um mês, o número "25" cruzará a janela, da esquerda para a direita, em 24 horas. Logo desaparecerão pouco a pouco o "23" e o "24" enquanto aparecerão o "26" e o "27". Para evitar qualquer confusão na leitura da data, os relojoeiros da Casa Breguet incorporaram ao sistema de calendário "traînant" um minúsculo ponteiro retrógrado, oculto sob o mostrador e finalizado em um círculo diminuto.

Este círculo marca a data do dia, já que aparece na parte esquerda da janela até que desapareça ao final do dia, à direita da janela. À meia noite, o ponteiro com o círculo diminuto voltará à esquerda da janela e marcará a data do dia que vai começar. Este sistema único foi idealizado para facilitar a leitura da data na configuração de um calendário "traînant".

Contudo, a complicação mais emblemática deste relógio é seu sistema de fuso horário instantâneo com memória e data, indicação dia/noite e cidade sincronizadas: uma novidade mundial para um relógio mecânico. Com esta função pode-se pré-selecionar duas cidades entre 24 fusos horários, para as quais se indicará a hora local, podendo-se alternar de uma cidade a outra mediante um salto instantâneo que se aciona ao pressionar a coroa-pulsador, situada às 8 horas.

Suponhamos que em Paris sejam 16 horas do dia 25 de um mês: mediante uma rotação da coroa, mostra- se a palavra Paris na janela às 6 horas e, logo, sempre com ajuda da coroa, às 3 horas; depois, se ajustam os ponteiros sobre as 4 horas e a data sobre o 25, assegurando-se que o indicador de dia/noite indique o sol.

Caso se deseje indicar rapidamente a hora local de Sidney, deve-se girar primeiro a coroa-pulsador até que apareça o nome da cidade australiana na janela às 6 horas: o ajuste na hora do fuso de Sidney será feito automaticamente. Tendo em conta a diferença horária de 9 horas, o ponteiro das horas avançará 9 horas, a data passará simultaneamente ao dia 26 e o indicador de dia/noite girará até mostrar a lua.

Quando em Paris são 16 horas, em Sidney é 1 hora da manhã do dia seguinte. Uma vez efetuada esta operação de pré-regulagem, o sistema de duplo fuso instantâneo permitirá, somente pressionando-se a coroa-pulsador, o ir e vir da hora de Paris à de Sidney, visto que todos os indicadores (hora, data e dia/noite) se ajustam de forma simultânea e coordenada. Esta complicação é muito útil para aqueles que viajam frequentemente ou para quem mantém contato com pessoas que vivem em países distantes: podem contatá-los com a segurança de que não irão despertá-los no meio da noite.

O movimento mecânico de carga automática, abrigado pelo novo modelo Hora Mundi, é o calibre 5717; um movimento cuja base é o calibre 777 com escape de silício, neste caso com um módulo adicional. Durante seu desenho, foram registradas quatro patentes: a primeira se refere a um relógio que incorpora um mecanismo com 2 fusos horários; a segunda, a indicação de um fuso horário sob demanda que se origina através do sistema principal de ponteiros; a terceira, a roda de memória mecânica programável e reprogramável para um relógio, a quarta, ao dispositivo indicador de uma dimensão temporal por meio de um ponteiro "traînante".

Quanto ao acabamento, este relógio de 44 mm de diâmetro e 13,55 mm de espessura responde à mais pura tradição da Breguet. A caixa de ouro vermelho 18 K ou de platina 950 é estanque até 30 metros; o relógio apresenta um fundo de safira e múltiplos refinamentos como, por exemplo, um fino aro arredondado, flancos canelados e as garras da pulseira soldadas. Quanto às indicações, elas são feitas mediante os famosos ponteiros Breguet, reconhecíveis entre todos os demais pelo "pomme" descentrado e vazado.

Estes ponteiros recorrem a um mostrador de ouro maciço de grande complexidade. A parte periférica, com um disco horário com numerais romanos impressos, exibe um acabamento prateado e acetinado circular, uma decoração "guilloché" com borda executada à mão, assim como índices em ouro vermelho (ou em platina, conforme a versão da caixa).

O centro do mostrador, que representa um globo terrestre, é estampado e recebe um guilloché manual para formar as ondas na região dos oceanos. Estes levam várias camadas de laca enquanto os continentes são polidos. Para a função dia/noite, o céu é feito de lápis-lazúli com numerosos engastes de pirita que, como minúsculos pontos de ouro, representam as estrelas. O sol e a lua são de ouro maciço: ouro amarelo para o sol, ouro amarelo rodiado para a lua. O protetor do disco, que representa uma nuvem, leva o nome de Breguet e o número de série do relógio; também é feito de ouro 18 quilates prateado e totalmente gravado à mão.

Mais uma vez, a Casa Breguet ganha uma aposta de excelência e inovação com o novo Classique Hora Mundi, primeiro relógio mecânico com fuso horário instantâneo e memória com data, indicação dia/noite e cidade sincronizadas.


Classique Hora Mundi - dados técnicos

Caixa redonda de ouro vermelho 18 quilates com lateral finamente canelada. Fundo com decoração guilloché feita à mão com cristal de safira. Garras arredondadas e soldadas, passadores parafusados. Coroa rosqueada às 3 horas. Coroa-botão às 8 horas. Diâmetro de 44 mm. Impermeável até 3 atm (30 metros).

Mostrador de ouro 18 quilates com representação do continente americano, guilloché manual, motivo "ondas" sob laca translúcida. Indicação dia/noite de ouro 18 quilates prateada, gravada à mão. Individualmente numerado e assinado Breguet. Disco horário com numerais romanos. Indicação das cidades às 6 horas. Data em uma janela às 12 horas. Ponteiros Breguet com "pomme évidée" em aço azulado.

Movimento mecânico de carga automática numerado e assinado Breguet. Fuso horário instantâneo com data, indicação dia/noite e cidade sincronizadas. Cal. 77F0 composto do calibre base 777 com platina adicional. 12 linhas. 43 rubis. Reserva de marcha de 55 horas. Massa oscilante de ouro 18 quilates com decoração guilloché feita à mão. Escape de âncora suíço em linha de silício. Espiral plana de silício. Balanço Breguet com 4 parafusos ajustáveis. Frequência 4 Hz. Ajustado em 6 posições.

Pulseira de couro de aligátor.

Disponível também com mostrador europeu e asiático, em platina 950 com continente asiático, americano e europeu. Referências sob encomenda.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS