Publicidade
Home  >  News Voltar

Girard Perregaux - SIHH 20111966 Turbilhão com Ponte de Ouro

07 de fevereiro de 2011
1791-2011: A manufatura Girard-Perregaux celebra seu 220º aniversário

Para comemorar o 220º aniversário da marca, a coleção de Alta Relojoaria Girard-Perregaux recebeu no SIHH 2011 um modelo inspirado na sua história: o Turbilhão com Ponte de Ouro Girard-Perregaux 1966, autêntico tratado de tradição relojoeira, disponível em 50 exemplares numerados de forma individual.



O início do século XIX foi marcado por uma invenção decisiva no campo da cronometria. Surgiu um engenhoso dispositivo para compensar as diferenças na marcha devido à gravidade terrestre nas posições verticais do relógio: o Turbilhão.

Em meados do século XIX, o relojoeiro Constant Girard-Perregaux sublima esta complicação. Longos anos de pesquisa lhe permitem materializar um conceito totalmente inovador: o movimento deixa de ser um mero elemento técnico e funcional para converter-se também em um elemento de desenho.

Sua obra-prima, um movimento de turbilhão, inclui três pontes paralelas sob as quais se alinham o tambor, roda central e o turbilhão. Cada elemento em seus relógios é desenhado com níveis de qualidade excepcionais. Em 1889 vem a consagração: a Girard-Perregaux obteve uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris graças a seu Turbilhão com três Pontes de Ouro.

Agora, por ocasião do 220º aniversário da marca, a Girard-Perregaux apresenta um novo modelo de inspiração histórica, trazendo esta majestosa complicação, o Turbilhão com Ponte de Ouro Girard-Perregaux 1966, em edição limitada de 50 exemplares numerados individualmente.


Homenagem aos relógios de bolso com Turbilhão

Sóbrio e elegante, o desenho deste relógio recorda o de seus ilustres predecessores. Os numerais arábicos "Breguet" pintados no mostrador prateado e os ponteiros em formato folha, de aço azulado, são outras das referências a uma época na qual somente existiam os relógios de bolso.

As linhas puras da caixa de 40 milímetros escondem um desenho e uma realização sofisticados. Sua curvatura e suas garras foram estudados com atenção para se obter uma adaptação ideal ao pulso. Desenhado nas oficinas da manufatura, é objeto de minuciosos acabamentos que revelam totalmente o brilho do ouro rosa.

O fundo desta caixa, fixado com 6 parafusos, está gravado à mão da mesma forma como os guarda-pós dos turbilhões Girard-Perregaux do século XIX. Cada exemplar leva um número individual, que também é gravado à mão, respeitando a tradição da marca.

No interior se aloja um movimento de 224 componentes, o Girard-Perregaux 9610, cuja arquitetura, assim como as elegantes decorações, também se inspira nos turbilhões de bolso do século XIX.

O novo Turbilhão Girard-Perregaux 1966 possui uma ponte do turbilhão de formato raro: uma ponte chamada "bassiné", cujos dois braços são arredondados.

Para tanto, deve-se limar com perfeita regularidade os extremos dos braços para dar-lhes uma forma semicilíndrica, respeitando a delimitação do centro e dos talões.

Para finalizar a operação, os artesãos suavizam os braços com pedras, polidores, cavilhas de madeira e pasta de diamante para obter um curvado perfeito. A menor imperfeição será detectada imediatamente a olho nu.

Este "savoir-faire" artesanal, que exige destreza e concentração extremas, é um digno legado dos turbilhões de bolso manufaturados por Constant Girard-Perregaux no século XIX.

O delicado turbilhão também é objeto de uma atenção extrema: a montagem dos 72 componentes requer uma grande habilidade, já que se trabalha com um diâmetro de um centímetro. Pesa 0,3 gramas, com o que lembra a leveza de uma pluma de cisne.

Ele é acompanhado de um sistema de corda automática patenteado pela Manufatura: uma massa oscilante de pequeno diâmetro, feita da platina, encontra-se no espaço existente sob e ao redor do tambor. Este elegante desenho permite manter as dimensões e a arquitetura do movimento original.


Girard-Perregaux 1966 Turbilhão com ponte de ouro (ref. 99535)


Especificações técnicas

Caixa

Em ouro rosa, com diâmetro de 40,00 mm e altura de 10,90 mm
Cristal de safira antirreflexos
Fundo fixado com 6 parafusos, gravado à mão
Número individual gravado à mão
Estanqueidade de 30 metros
Coroa de ouro com logotipo GP gravado
Ponteiros de horas e minutos de aço azulado
Pulseira de couro de aligátor preto com fecho de fivela de ouro, com logotipo GP gravado

Edição limitada e numerada de 50 peças


Movimento Girard-Perregaux 9610

Mecânico de corda automática
Calibre: 28,60 mm
Altura: 6,88 mm
Frequência: 21.600 alternâncias/hora (3 Hz)
Rubis: 31
Reserva de marcha: 48 horas no mínimo
Funções: turbilhão, horas, minutos, pequenos segundos no turbilhão

Número de componentes

Movimento completo: 224 componentes
Caixa do turbilhão: 72 componentes, 0,3 g

Tambor

Tampa perlada

Corda automática

Microrrotor montado no eixo do tambor feito em platina, patenteado pela Girard-Perregaux

Balanço

De inércia variável com parafusos de regulação de ouro (diâmetro de 8,35 mm), ângulo de elevação 52°

Espiral

Espiral Breguet, com curva terminal Philips

Platina

Rodiada, perlada, ângulos polidos, cavidades perladas e chanfradas

Ponte do turbilhão

Ponte "bassiné" de ouro, polida à mão (comprovação por lupa 10x), ângulos polidos, contornos acetinados

Rodas

Perfil envolvente

Turbilhão

Uma rotação por minuto
Gaiolas superiores e inferiores chanfradas e polidas
Caixa equilibrada com parafusos de regulação de ouro
Pontes do escape e ponte de âncora chanfradas e polidas

Parafusos

Chanfrados e polidos em negro
 
Girard-Perregaux 1966 Turbilhão com Ponte de Ouro (Imagens divulgação)
A tampa do verso gravado à mão
Ponte do turbilhão "bassiné"
72 componentes completam o turbilhão do 1966
Turbilhão com Três Pontes de Ouro, vencedor da medalha de ouro na Exposição Universal de Paris de 1889
Calibre Girard-Perregaux 9610
(Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

11 de março de 2022
05 de agosto de 2020
18 de fevereiro de 2019

BRANDPARTNERS