O estande da Baume & Mercier foi um dos grandes destaques do SIHH 2011, com sua ambientação evocando uma casa nos Hamptons, o sofisticado balneário em Long Island, nos Estados Unidos. Um palco ideal para a exibição dos novos e belos lançamentos da marca, como os relógios da linha Capeland.
A história como herança
Desde 1830, a história da Baume & Mercier pode ser lida como uma verdadeira saga. De geração em geração, de fraternidades a amizades, de complicações requintadas a inovações visionárias, o sonho familiar não cessa de se concretizar e os relógios Baume & Mercier continuam a encarnar um ideal que se exprime há 180 anos no lema da Maison d'Horlogerie: "Não deixar passar nenhum defeito, fabricar exclusivamente relógios da mais alta qualidade".
O sopro de um novo vento
No horizonte de 2011 desvenda-se um novo capítulo para a marca que se inscreve como parceira privilegiada dos momentos preciosos da vida.
Numa época em que os valores se arruínam, os relógios Baume & Mercier marcam na memória os momentos preciosos da nossa existência: casamentos, nascimentos, aniversários, formaturas, reuniões de família.
Objetos de referência, eles associam-se ao instante que se desejou celebrar e conferem ao cotidiano um verdadeiro suplemento de alma. A lembrança fica imortalizada para sempre pelo guardião do tempo.
A era do "lifestyle"
O universo da Baume & Mercier concentra-se hoje, integralmente, no "seaside living", a vida à beira-mar, uma filosofia em perfeita correspondência com os valores autênticos de convívio, de partilha e de perenidade que representa a marca. Esta visão de estilo de vida, centrada sobre os clientes da marca, exprime-se através da família e dos amigos que formam conjuntamente a tribo dos membros próximos, o círculo com o qual cada instante partilhado adquire o seu verdadeiro sentido.
A região dos Hamptons, em Long Island, é o reflexo ideal deste conceito de vida. Entre terra e oceano, arte de viver e luxo de ser, este lugar mágico incita à sensatez que exprime a nova divisa da Baume & Mercier: "Life is about moments".
Causar surpresa
Reforçada pelo seu novo momento, a Baume & Mercier propôs uma interpretação contemporânea de dois dos seus modelos mais famosos, o Capeland e o Linea, novas referências do Classima, ainda mais estilizadas, e um novo design codificado com a filosofia "seaside living".
Cada relógio está gravado com a letra Phi, símbolo de equilíbrio e de perfeição, sinal de reconhecimento da grande fraternidade de adeptos da Baume & Mercier, uma "família do mundo" unida por uma visão comum, generosa e descontraída da vida.
Capeland, o cronógrafo dos momentos autênticos
Um homem, um barco, o horizonte... Existem relógios cujo universo se exprime logo à primeira vista: o Capeland é um deles. Com o seu design esportivo chique ostentando notas de estilo antigo, e as suas tonalidades calorosas, ele é uma promessa de fuga, o traço de união tranquilizador entre o homem e os seus sonhos.
A recordação de um relógio "galet" (seixo)
Foi uma peça histórica que inspirou o trabalho de interpretação desta coleção, o cronógrafo monobotão de 1948. Com o seu vidro "escavado" e o seu fundo abaulado, este relógio inscrevia-se diretamente na linha de relógios de bolso "galet" do início do século. A ergonomia, acentuada pela geometria esteticamente simétrica da frente e do fundo, foi a principal fonte de inspiração do design do relógio Capeland.
A força evocadora do Capeland deve-se não somente ao seu nome, mas também ao fato de que nele tudo sugere o "seaside living": o contorno pronunciado do seu fundo e do seu vidro evoca, irresistivelmente, o delineamento de um seixo. A forma das garras, curtas e elegantes, acentua ainda mais o arredondado da caixa.
O Capeland também se distingue pelos dois tons do mostrador que remete sutilmente à estética dos anos 50. Muito trabalhado, ele compreende escala taquimétrica e telemétrica, enquanto a caixa é decorada com acabamentos acetinados de múltiplas facetas. O Capeland garante uma estanqueidade até 50 metros.
Espírito confortável e contemporâneo para a linha
O coração da coleção, o cronógrafo presente em todas as referências, inscreve-se numa veia de elegância descontraída com uma ligeira assinatura esportiva, marcado com um tipo de algarismos sóbrio e uma nota vermelha sobre a ponta do ponteiro dos segundos e na escala telemétrica. Dentro do mesmo espírito, a pulseira em couro de bezerro, ostentando costuras claras, impõe-se e conjuga-se com a paleta de cores em voga do mostrador: ardósia, antracito, cobre, marrom, prata, preto e branco.
Bastante agradável, o Capeland enlaça perfeitamente o pulso, numa demonstração eloquente do know-how da Baume & Mercier: equilíbrio entre design e conforto no uso.
Foco sobre as peças míticas
Motivos de orgulho na coleção Capeland, as peças míticas estão equipadas com um mecanismo mecânico de corda automática e a função de cronógrafo "Flyback".
Este mecanismo "Bi-compax" da manufatura Lajoux-Perret é enriquecido com parafusos de aço azulado e ostenta um acabamento perlado na platina e nas pontes. O seu fundo em safira transparente permite admirar a massa oscilante personalizada com o Phi, emblema da marca, e ornamentada com decorações "Côtes de Genève" e espiralada.
Estes relógios excepcionais distinguem-se igualmente por possuírem um vidro "escavado", um mostrador abaulado com cores antigas, e ponteiros do tipo "Breguet". Propostos em duas versões, com caixa de aço ou com caixa em ouro vermelho 18 quilates, mudando de cor como uma moeda antiga, estes modelos são montados com uma pulseira de aligátor castanho-escuro ou preto, a qual lhe confere uma nota final de sofisticação.
Aliança dominada por uma inspiração histórica e pela evocação potente do seaside living, o Capeland perfila-se como um novo clássico da Baume & Mercier.
Coleção Capeland - características técnicas
Capeland 10000/10001/10002/10003/10004/10005
Movimento Automático (Valjoux 7753) Funções: cronógrafo, taquímetro, telêmetro, data
Caixa Redonda, diâmetro de 42 mm, espessura de 15,1 mm Aço polido/acetinado Cristal de safira, tratamento antirreflexos Fundo decorado, fixado com 6 parafusos Resistente à água a 5 atm (aprox. 50 m)
Mostrador Branco e prateado espiralado (Ref. 10000) Preto acetinado e antracito espiralado (Ref. 10001) Marrom acetinado e preto espiralado (Ref. 10002) Cinza-ardósia acetinado e antracito espiralado (Ref. 10003) Cobre acetinado e marrom espiralado (Ref. 10004) Prata acetinado e prateado espiralado (Ref. 10005) Numerais arábicos Ponteiros com Superluminova
Pulseira Couro de bezerro marrom-claro (Ref. 10000) Couro de bezerro preto (Ref. 10001) Couro de bezerro marrom-escuro (Ref. 10002) Couro de bezerro preto (Ref. 10003) Couro de bezerro marrom-escuro (Ref. 10004) Couro de bezerro preto (Ref. 10005) Fecho ajustável de báscula triplo
Capeland 10006/10007
Movimento Automático (La Joux-Perret 8147-2) Peso oscilante recortado com "Côtes de Genève", espiralado e símbolo PHI 27 rubis Reserva de marcha de 48 horas Frequência: 4 Hz Funções: cronógrafo flyback, taquímetro, telêmetro, data
Caixa Redonda, diâmetro de 44 mm, espessura de 16,5 mm Aço polido/acetinado (Ref. 10006) Ouro vermelho 18 K polido/acetinado (Ref. 10007) Cristal de safira "Chevé", tratamento antirreflexos Fundo decorado, fixado com 4 parafusos Resistente à água a 5 atm (aprox. 50 m)
Pulseira Couro de aligátor preto, costura branca (Ref. 10006) Couro de aligátor marrom-escuro, costura "cru" (Ref. 10007) Fecho de fivela em aço (Ref. 10006) Fecho de fivela em ouro vermelho 18 K (Ref. 10007)