Publicidade
Home  >  News Voltar

Cartier - SIHH 2011Relógio Calibre de Cartier Multifuso, calibre 9909 MC

25 de janeiro de 2011
Durante o SIHH 2011, fomos gentilmente recebidos no estande da Cartier por Carole Forestier, a Responsável pela Criação de Movimentos Cartier, para a apresentação dos novos modelos das coleções da Manufatura. Entre eles, o Calibre de Cartier Multifuso, da Coleção de Alta Relojoaria.


Inteiramente desenvolvido e produzido na Manufatura Cartier, o Calibre 9909 MC, primeiro movimento multifuso da coleção de Alta Relojoaria, é apresentado no relógio Calibre de Cartier.

As novas funções deste movimento multifuso, sua excelente legibilidade e sua facilidade de utilização fazem do Calibre de Cartier um relógio para viajantes.


Um movimento criado para viajantes

A complicação multifuso, por vezes denominada "horas do mundo", permite saber a hora em várias cidades, simultaneamente ou mediante solicitação.

A Cartier apresenta agora uma nova interpretação da complicação multifuso, com o objetivo de fornecer todas as informações necessárias ao viajante moderno: a hora de referência com indicação de dia/noite, a hora de viagem, o horário de verão e, uma grande novidade, indicar a diferença de fuso horário entre os dois fusos selecionados.

Além disso, a Cartier buscou proporcionar excelente legibilidade de todas estas funções em um espaço limitado e facilitar a manipulação para permitir o controle de todas as funções e indicações.


Multifuso de fácil leitura e simples de utilizar

A hora de origem é indicada por um ponteiro dia/noite com os símbolos de sol e lua na parte inferior do mostrador, no centro do relógio. A hora local é dada pelos ponteiros principais, o que permite a leitura direta do segundo fuso horário.

O Calibre automático 9909 MC distingue-se dos multifusos tradicionais devido a seu disco de cidades, totalmente integrado ao movimento e visível através de uma lupa lateral, e não no mostrador. Este mecanismo engenhoso permite a leitura das cidades de viagem no lado do relógio, evitando assim o excesso de informações no mostrador.

Para ler a hora de cada uma das 24 cidades situadas nos fusos horários de referência, basta pressionar o botão de alternar. Cada vez que o botão é pressionado, sucedem-se os nomes das diferentes cidades, a hora associada a cada uma delas e a diferença de fuso horário entre a cidade de referência e a cidade da viagem!

Última inovação, o relógio Calibre de Cartier Multifuso leva em conta a passagem ao horário de verão, particularidade de vários países em todo o mundo.

Para isso, basta mudar a escala de referência no disco de cidades durante os cinco meses que dura o horário de verão.


Nova estética extremamente masculina: o relógio Calibre de Cartier

O modelo Calibre de Cartier Multifuso é um relógio de 45 mm, majestoso e masculino. Seu aro inclina-se na direção do mostrador, e o imponente "XII" e o rebordo da coroa lhe conferem uma forte personalidade, intensificada pela presença da lupa lateral, às nove horas.

O relógio Calibre de Cartier retoma todos os códigos relojoeiros da Maison: algarismos romanos, escala de minutos, ponteiros azulados e safira em forma de cabochão.


Relógio Calibre de Cartier Multifuso, calibre 9909 MC

Caixa em ouro branco 18 quilates, com diâmetro de 45 mm

Coroa chanfrada em ouro 18 quilates, ornada de uma safira facetada

Cristal e fundo de safira, estanque a 30 metros/3 atm

Mostrador superior galvanizado, motivo guilhoché, cor ardósia, grade prateada vazada, efeito raios de sol, com impressão preta de algarismos romanos

Mostrador inferior prateado com impressão preta de algarismos arábicos

Ponteiros em forma de espada em aço azulado, ponteiros dia-noite e multifuso azulados

Pulseira de crocodilo preto, com fecho de báscula duplo ajustável, em ouro 18 K


Calibre 9909 MC Multifuso

Movimento mecânico de Manufatura de corda automática, Calibre 9909 MC, multifuso, disco de cidades, indicação de dia e noite, indicação da diferença de fuso horário

Diâmetro da carruagem: 11 ½ linhas, ou seja, 25,58 mm

Diâmetro total: 15 linhas ½, ou seja, 35,10 mm

Espessura: 6,68 mm

Número de rubis: 27, número de peças: 287

Balanço: 28.800 oscilações/hora, reserva de marcha de cerca de 48 horas

Movimento numerado individualmente
 
(Fotos Laziz Hamani © Cartier 2010)
(Fotos por Carlos E. Tiburcio Ramos)
Carole Forestier e César Rovel

NotíciasRelacionadas

15 de dezembro de 2022
30 de março de 2022
08 de dezembro de 2021

BRANDPARTNERS