Cartier - Pré-SIHH 2011Relógio Turbilhão e Crocodilo
24 de novembro de 2010
Um relógio Grande Complicação muito feminino
A Cartier acrescentou uma obra de arte joalheira a um belo turbilhão voador. Em um relógio que será lançado oficialmente no SIHH 2011, a Maison inverteu o movimento para exibir suas engrenagens e as pontes esqueletizadas, que se tornam assim parte da decoração.
Um fabuloso turbilhão
No coração deste excepcional relógio, um crocodilo de diamantes cuidadosamente guarda o tempo. Esculpido em ouro branco com olhos de esmeralda, o réptil é graciosamente envolto por um leito de lírios d'água em vermelho transparente e esmalte branco.
As batidas desta encantadora peça de joalheria são marcadas pelas oscilações de um turbilhão voador único: o calibre 9458 MC, adornado com o Selo de Genebra.
Este movimento mecânico de Manufatura com corda manual contém 167 peças, incluindo 19 rubis. Com uma espessura de 5,58 mm e um diâmetro de 17 ½ linhas, ele tem uma frequência de 21.600 vibrações/hora e uma reserva de marcha de 50 horas. Ele é regulado por um turbilhão voador cuja gaiola no formato da letra "C" também serve para indicar os segundos.
Ao invés de ser posicionado da forma tradicional, protegido entre as pontes e a platina do movimento, este turbilhão voador foi desenvolvido como uma impressionante característica de design. A carruagem parece "voar" sobre as pontes, como se suspensa sem peso sobre o mostrador, e é particularmente exposta a choques que poderiam perturbar seu balanço.
Os riscos técnicos inerentes a esta soberba solução assim exigem que os mestres relojoeiros dediquem particular cuidado ao design da carruagem, de forma a assegurar que a resistência do turbilhão a choques permaneça inalterada. É esta característica que dá a este relógio o seu notável ritmo cronométrico.
O relógio é inteiramente cravejado com diamantes, em um trabalho que exige mais de 50 horas para ser concluído.
A perfeita fusão de duas áreas de expertise − joalheria e relojoaria - resultou na beleza oculta e soberba funcionalidade deste movimento mecânico de Manufatura. Ele destaca-se ainda mais pelos acabamentos de alta qualidade, todos eles meticulosamente realizados de forma a atender os mais exigentes padrões do Selo de Genebra.
Relógio Turbilhão e Crocodilo, calibre 9458 MC
Caixa
Ouro branco 18 K revestido por ródio, diâmetro de 44,5 mm Coroa em ouro branco 18 K revestido por ródio, engastado com um diamante Cristal de safira, fundo da caixa em madrepérola negra Resistência à água: 30 metros Pulseira: tecido negro escovado Fecho: fivela em ouro branco 18 K revestido por ródio, engastado com diamantes Número de peças e carats: 585 pedras, totalizando 8,20 carats
Calibre 9458 MC, turbilhão voador, Selo de Genebra
Mecânico de Manufatura a corda manual, diâmetro de 17 ½ linhas (39 mm) Espessura: 5,58 mm 167 peças, 19 rubis Balanço: 21.600 vibrações/hora Reserva de marcha: aprox. 50 horas Movimento individualmente numerado Edição limitada de 50 peças