Publicidade
Home  >  News Voltar

Patek PhilippeCronógrafo Rattrapante Monopulsante ref. 5950A

19 de outubro de 2010
O aço em sua forma mais nobre

Com o lançamento da nova referência 5950A, a Patek Philippe apresenta um movimento de cronógrafo extraplano com rattrapante, manufaturado individualmente, alojado em uma caixa de aço. Uma combinação única na coleção atual da manufatura. Com ele, a Patek Philippe quer render tributo ao aço como material de fabricação para as caixas, e aos modelos históricos de aço criados pela casa genebrina nos anos 1940, muito buscados pelos colecionadores.


O aço é hoje um material tão valorizado no âmbito da Alta Relojoaria quanto a platina e o ouro em suas diferentes tonalidades. Prova disto é o êxito dos relógios femininos com diamantes e do lendário modelo Nautilus, assim como os recordes alcançados em leilões por alguns modelos históricos Patek Philippe de aço dos anos 1940.

Para entender o respeito que sentem os artesãos da manufatura por este material relojoeiro, basta observar com lupa um movimento de cronógrafo e contemplar o esmero com que foi elaborada a sua menor superfície de aço. Por que um calibre que contém componentes de aço elaborados de uma forma tão nobre não poderia ser alojado em uma caixa do mesmo metal? Com a ref. 5950A ("A" de aço), a marca volta a abrir novos caminhos como nos modelos Nautilus e Twenty~4®.


Calibre CHR 27-525 PS, o cronógrafo monopulsante rattrapante mais fino do mundo

O que de início chama a atenção no novo cronógrafo Patek Philippe é o perfil de sua caixa, mais fina que o de grande número de relógios simples com três ponteiros. Esta proeza se deve ao magnífico calibre CHR 27-525 PS, que permitiu à manufatura estabelecer em 2005 o novo recorde do movimento de cronógrafo com rattrapante mais plano do mundo. Como é tradição na Patek Philippe, a designação do calibre proporciona o essencial das informações.

Cronógrafo Rattrapante, 27 mm de diâmetro, 5,25 mm de altura, Pequeno Segundeiro. Para desenvolver o primeiro movimento de cronógrafo fabricado na totalidade em suas próprias oficinas, a manufatura criou em 2003 uma unidade especial. Esta unidade busca também gerar soluções inovadoras para os futuros movimentos de cronógrafo da marca. Entre elas figura um contador de 60 minutos contínuo, diretamente acoplado ao "canon" de minutos (pinhão de minuteria). Quando se ativa o cronógrafo, a roda do contador de minutos é acionada pela roda de transmissão, montada de forma concêntrica e livre no eixo do contador de minutos.

A transmissão da energia é facilitada por duas molas entre a roda do contador de minutos e o eixo da roda de transmissão. A fricção no eixo da roda de cronógrafo - que impede a vibração do ponteiro do cronógrafo - é compensada pela supressão da fricção entre a roda de transmissão e a roda do contador de minutos. Com o cronógrafo parado, o freio ou o martelo de volta a zero bloqueia a roda do contador de minutos, e o eixo da roda de transmissão gira em falso entre as duas molas de fricção. Esta construção reduz a altura do movimento e ao mesmo tempo compensa as diferenças de força entre cronógrafo ativado e parado.


As rodas do tempo

Outra exclusividade introduzida no calibre CHR 27-525 PS: as rodas do mecanismo de cronógrafo (roda de arraste do cronógrafo, de embreagem e intermediária) apresentam perfis dentados que permitem que os dentes engrenem perfeitamente uns aos outros. Este sistema reduz o desgaste e otimiza o funcionamento do cronógrafo, contribuindo para a longevidade e a fiabilidade do mecanismo ao longo do tempo, preservando o valor do relógio.


Fabricação manual e unitária

Cada calibre CHR 27-525 PS é feito à mão, um a um, nas oficinas de Alta Relojoaria da manufatura - no mesmo lugar que vê nascer peças únicas cujos componentes serão limados, biselados, polidos, ajustados e acabados à mão um a um. Os relojoeiros efetuam então uma teste de montagem denominado "repassage en blanc" para verificar todas as funções, e logo voltam a desmontar, limpar, montar, lubrificar e ajustar todo o conjunto. Estes métodos tradicionais de fabricação permitem obter autênticas obras-primas que superam mesmo as expectativas mais exigentes.


A nobreza do aço

Mecanismos refinados como este movimento de cronógrafo são geralmente alojados em caixas de metais igualmente preciosos. Em 1976, a manufatura surpreendia o mundo relojoeiro apresentando seu clássico e esportivo Nautilus acompanhado de um slogan provocador: "Um dos relógios mais caros do mundo é de aço".

Nos anos 1990, o modelo Twenty ~4® inovou unindo o aço e os diamantes, uma mescla inédita. Agora, a referência 5950A repete a façanha com uma caixa de forma "tonneau" de aço maciço estanque a 30 metros. O cristal de safira apresenta uma forma "coussin" delicadamente convexa, que se repete no fundo transparente através do qual se pode contemplar o fabuloso movimento de cronógrafo. O calibre está rodeado por uma placa acetinada com motivo "soleil" e uma decoração gravada e dourada. Para aqueles que assim o desejarem, o fundo de safira pode ser substituído por um fundo maciço de aço entregue junto com o relógio. Esta elegante joia de aço possui uma pulseira de couro de crocodilo na cor marrom com escamas quadradas e fecho de fivela de aço adornada com um motivo gravado e laqueado em negro.


Mostrador de uma elegância funcional

Combinando com os reflexos prateados da caixa de aço polido, o mostrador opalino prateado tem um círculo minuteiro tipo "chemin de fer" que realça o caráter masculino e técnico deste relógio. Detalhe original e refinado: os quatro cantos do mostrador são adornados com um motivo gravado negro que evoca folhas estilizadas. A medida dos tempos curtos e intermédios se faz por meio de um ponteiro de cronógrafo e um ponteiro rattrapante oxidados em negro e providos de contrapesos.

A indicação do tempo civil é feita mediante elegantes ponteiros do tipo "folha" de ouro branco 18 quilates e cifras Breguet aplicadas de ouro branco. Os dois submostradores são adornados com um fino motivo de círculos concêntricos; o pequeno segundeiro às 9 h e o contador de 60 minutos contínuo, posicionado às 3 horas, possuem pequenos ponteiro do tipo "folha" de ouro branco enegrecido.

Com a ref. 5950A a Patek Philippe demonstra uma vez mais o acerto de sua independência. A manufatura apresenta um relógio fascinante que viola as normas da alta relojoaria e cria seu próprio segmento de mercado. No interior, um movimento com rattrapante de uma espessura recorde, fabricado um a um pelos relojoeiros mais talentosos; no exterior, uma caixa fabricada em aço, material da era industrial. Um conjunto trabalhado com tanto esmero pelo detalhe que forma uma perfeita simbiose - como em todas as criações assinadas Patek Philippe.


Características técnicas - Cronógrafo Rattrapante monopulsante Ref. 5950A

Mecanismo

Calibre CH R 27-525 PS, mecânico extraplano de corda manual, cronógrafo monopulsante de duplo segundeiro (rattrapante) com roda de colunas, ponteiro de cronógrafo, contador de 60 minutos e pequeno segundeiro.

Diâmetro de 27,30 mm, altura de 5,25 mm,252 componentes, 27 rubis, reserva de marcha de 48 horas. O balanço Gyromax de 2 braços e 8 contrapesos oscila a 21.600 alternâncias/hora (3 Hz), associado a uma espiral Breguet.

Indicações: horas e de minutos no centro, ponteiro de cronógrafo e ponteiro de duplo segundeiro (rattrapante) no centro.

Mostradores auxiliares: pequeno segundeiro às 9 horas, contador de 60 minutos contínuo às 3 horas.

Coroa de duas posições: apertada: corda do mecanismo; extraída: ajuste da hora. Botões na coroa para acionamento, parada e volta a zero do cronógrafo; entre 1 h e 2 h para acionamento e parada do ponteiro rattrapante.


Características

Caixa: Aço, cristal de safiro curvado, fundo maciço e fundo transparente de cristal de safira rosqueado, intercambiáveis. Placa de recobrimento motivo "soleil" acetinada com decoração gravada e dourada nos cantos, estanque até 30 metros.

Dimensões: de 9 h a 3 h, 37 mm; de 6 h a 12 h, 37 mm; de 12 h a 6 h, asa a asa: 44,60 mm. Espessura: 10,15 mm. Distância entre asas: 21 mm.

Mostrador opalino prateado com decoração gravada negra nos cantos, círculo minuteiro tipo "chemin de fer" aplicado no contorno do mostrador e dez cifras Breguet aplicadas de ouro branco 18 K oxidadas negras.

Ponteiros de horas e de minutos tipo "folha" de ouro branco 18 K oxidados negros, ponteiros de cronógrafo e de duplo segundeiro (rattrapante) no centro tipo "flecha" oxidados negros, com contrapeso.

Submostradores auxiliares com motivo circular gravado, segundeiro às 9h e contador de 60 minutos às 3h com ponteiro de ouro branco 18K tipo "folha" oxidado negro.

Pulseira: Couro de crocodilo de escamas quadradas cor marrom brilhante, costurada à mão, fecho de fivela de aço com decoração gravada laqueada negra.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS