Após três anos de intensa pesquisa voltada à melhor maneira de atingir seus objetivos em termos de complicações e indicações originais, incluindo o estudo de escapamentos, dos mecanismos mais avançados e mesmo do melhor formato para os dentes das rodas, a Hautlence apresentou em Baselworld 2010 o HL2.0, sua segunda filosofia de cronometria.
O HL2.0 é um novo e inovador modelo que inclui três patentes. Esta nova abordagem da cronometria ilustra o compromisso da Hautlence com a paixão da relojoaria e com a busca de novas maneiras de expandir a fronteiras da mecânica tradicional.
A espetacular arquitetura deste novo movimento é construída ao redor de uma original hora saltante sobre uma correia de 12 elos, movida por um sistema de haste de conexão como aqueles usados nas antigas locomotivas a vapor. A haste de conexão guia a rotação e controla a aceleração e a desaceleração, permitindo que as horas saltem suavemente. Para assegurar que o sistema tenha suficiente energia, não menos que quatro mecanismos dedicados foram desenvolvidos para gerenciar a regulação da velocidade, incluindo um sistema de fricção inercial, um sistema de controle de rotação de 360° de sentido único e um tambor de corda para fornecer energia para as complicações.
O mais notável aspecto está no fato de que o sistema de escapamento completo, incluindo a platina, pontes e rodas, se move para uma nova posição a cada vez que a hora salta, perfazendo quatro rotações completas a cada dia. Para contrabalançar os efeitos negativos da gravidade sobre a precisão, a Hautlence fez com que todo o mecanismo girasse; segundo a marca, uma novidade na história da relojoaria.
Escapamento saltante
Todo o conjunto do escapamento do HL2.0 se move com o salto da hora. Conduzido pelo movimento da correia das horas, o escapamento se moverá para uma nova posição a cada hora, saltando 60° de sua posição anterior, em um eixo paralelo ao pulso.
Deste modo, mesmo quando o relógio não é usado, o movimento do escapamento em si irá evitar os efeitos negativos da gravidade sobre a precisão do relógio. O roda do balanço, com parafusos, tem um diâmetro de 9,2 mm. A sua frequencia é de 18.000 vph (2,5 Hz).
A correia de horas saltantes
A Hautlence inova novamente na indicação do tempo, com uma correia de 12 elos que se move a cada hora, exibindo a nova hora em uma janela no mostrador. Trabalhando com mecanismos de outras indústrias, esta "fertilização cruzada" deu à Hautlence a chance de abordar a exibição do tempo de um modo completamente diferente.
Conduzida por um sistema de alavancas, com um sistema de controle de rotação 360° de sentido único, a correia se move suavemente sem qualquer interrupção, levando apenas dois segundos para saltar para a próxima hora.
Regulador de velocidade
A Hautlence utilizou alguns tradicionais mecanismos da relojoaria em seu inovador modo de indicar a hora. Para atingir seus objetivos e controlar a energia, um tambor dedicado fornece a energia para mover o escapamento e a correia de horas saltantes. O tambor começa a fornecer energia quando os minutos retrógrados saltam de volta a zero, usando a alavanca e um sistema em estrela para liberar um mecanismo de rotação 360°.
Para controlar a velocidade dessa rotação, um regulador de velocidade com fricção inercial é iniciado e controla o movimento do sistema. Isto permite que a hora salte em apenas dois segundos.
Corda Automática
A Hautlence desenvolveu seu próprio sistema de corda automática de rodas exclusivas com dentes de formatos otimizados.
Em sinergia com o engenheiro consultor Philippe Ruedin, a Hautlence criou um método de desenvolvimento "open source", que deu a marcas independentes a oportunidade de trabalhar sobre um movimento base comum, o ASXP 1300, tornando-o de fácil customização.
A base daquele movimento foi redesenhada in-house pela equipe Hautlence para criar um calibre de nova geração. A energia necessária para o complicado sistema de indicação levou engenheiros, designers e relojoeiros a repensarem o mecanismo por completo, começando pelo sistema de corda automática. No HL 2.0, o tambor principal é dedicado à cronometria, enquanto o secundário destina-se à complicação da indicação do tempo.