Publicidade
Home  >  News Voltar

Breguet - Baselworld 2010Tradition Tourbillon Fusee com Espiral de Silício

09 de março de 2010
O novo Tradition Breguet - Tourbillon a Fusee com Espiral de Silício inova ao apresentar uma espiral com a característica curva terminal Breguet feita em silício.


A espiral é a peça central do movimento e representa o coração do relógio. Graças à sua oscilação constante, dá ritmo ao movimento e regula a marcha do tempo. É a pedra angular do movimento e também a peça mais sensível na melhoria da precisão da cronometria.

A espiral é uma fita muito fina enrolada na forma de espiral. Feita geralmente em metal, pode sofrer mudanças devidas a choques, ao magnetismo e também à gravidade terrestre, que pode deformá-la . A liga utilizada tradicionalmente (fabricada pela Nivarox-FAR, sociedade do Swatch Group) possui a particularidade de permanecer rígida quando sobe a temperatura, compensando assim o aumento da inércia do balanço devido à dilatação térmica.

Em 1795, Breguet inventou a "espiral Breguet" , que segue sendo hoje a referência das espirais utilizadas pelos relojoeiros mais prestigiosos. A.-L. Breguet transformou, de forma intuitiva, a curvatura terminal da espiral, levantando-a e dobrando-a ligeiramente para melhorar o isocronismo. Este tipo de espiral segue sendo utilizado na atualidade na maioria dos relógios mecânicos de alta gama. Para resolver o problema da sensibilidade aos campos magnéticos, foi também Breguet (Louis-Clément) quem utilizou em 1830 as espirais de cristal em substituição às de metal. Além disso, Breguet criou espirais de ouro com o objetivo de evitar os problemas de oxidação, como por exemplo no relógio Maria Antonieta, que possui uma espiral cilíndrica de ouro, cuja forma melhorou significativamente o isocronismo ao reposicionar o centro de gravidade da espiral.

Em 2006, a Breguet apresentou os primeiros relógios com espiral e escape de silício. Este material apresenta várias vantagens:

? O silício é totalmente insensível aos campos magnéticos. Medidas efetuadas garantem que, com uma exposição duas vezes superior ao que exige a norma NIHS, ele oferece resultados na média 15 vezes superiores.

? O processo de fabricação de uma espiral de silício permite uma liberdade de formas muito grande. Em uma espiral de silício, o espaço entre duas espiras pode variar, assim como a sua espessura, de acordo com as necessidades, já que ela recebe a forma de espiral mediante uma gravação profunda, ao invés de ser enrolada, como é o caso da espiral metálica.

? A espiral de silício é mais leve e em consequencia a gravidade terrestre não a deforma tanto como ocorre com uma espiral de metal. Ela é menos sensível aos choques e altamente resistente à corrosão.

? Todos os elementos de silício recebem um tratamento especial que lhes confere uma alta resistência à manipulaçõa e aos choques.

Os resultados obtidos ao longo de quase quatro anos, com as espirais de silício planas, utilizadas pela Breguet em diferentes movimentos, têm sido muito convincentes. Agora, a marca se viu na obrigação de criar uma espiral de silício com a famosa curva terminal "Breguet". Realizar uma curvatura que dá uma terceira dimensão a esta peça de silício representa um verdadeiro feito. Efetivamente, as peças de silício tradicionais são recortadas em uma placa e se mantém em um só plano. O silício não é maleável como um metal e para realizar uma curvatura final que se eleve da espiral, foi necessário reinventar todo o processo de produção. Este novo desafio técnico foi realizado com brilhantismo pela Breguet. Graças à espiral Breguet de silício, as vantagens da espiral de silício poderão ser aplicadas a todos os calibres Breguet, independentemente de sua configuração básica.

A nova espiral Breguet em silício é apresentada agora no modelo Tradition 7047 com turbilhão e transmissão fuso e corrente. Esta peça, que lembra a arquitetura dos primeiros relógios de bolso com turbilhão inventados por Breguet, apresenta-se em uma versão de platina cujo movimento é revestido com uma liga especial de metais na cor antracito. Este tratamento de superfície é uma nova técnica melhorada de galvanoplastia que utiliza uma liga de metais preciosos da família da platina com uma aparência mais escura que o rutênio.

A transmissão de fuso e corrente conectada ao barrilete garante uma força constante de forma continuada. O grande turbilhão colocado à 1 hora foi objeto de várias patentes, entre as quais uma relacionada com o balanço de titânio e três com a espiral de silício Breguet. Também foi concedida outra patente para a indicação da reserva de marcha, colocada diretamente sobre o barrilete.


Tradition Breguet - Tourbillon a Fusee com Espiral de Silício - Ref. 7047PT/11/9ZU

Caixa redonda de platina 950 com a lateral finamente canelada. Fundo em safira, com diâmetro de 41 mm. Asas arredondadas e soldadas, pinos parafusados. Estanque a 3 atm (30m).

Mostrador de ouro 18 quilates prateado, com decoração "guilloché" feita à mão, descentrada às 7 horas. Individualmente numerado e assinado Breguet. Horas indicadas em algarismos romanos. Turbilhão de 60 segundos à 1 hora. Ponteiros Breguet "pomme évidée" em aço polido.

Movimento mecânico de carga manual com turbilhão, revestido de uma liga de metais da família da platina de cor cinza-antracito. Numerado e assinado Breguet. Cal. 569. 16 linhas. 43 rubis. Frequencia 2,5 Hz. Reserva de marcha de 50 horas com indicação sobre o tambor de corda. Torque constante assegurado por transmissão fuso e corrente . Ponte superior do turbilhão de titânio. "Barrete" do turbilhão de forma Breguet de aço inox antimagnético. Escape de âncora em linha. Balanço Breguet de titânio com 4 parafusos reguladores de ouro. Espiral Breguet de silício. Ajustado em 6 posições.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS