Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron Constantin - SIHH 2010Patrimony Traditionnelle "Calibre 2253"

26 de fevereiro de 2010
De todos os relógios de grande complicação que a Vacheron Constantin apresentou no SIHH 2010, o Patrimony Traditionnelle "Calibre 2253" da Collection Excellence Platine é o mais extraordinário. Além do turbilhão, dispõe de complicações astronômicas como o calendário perpétuo, as horas do nascer e pôr do Sol e equação do tempo, além de uma reserva de marcha excepcional: 14 dias. Trata-se de uma série limitada e numerada de 10 relógios.



Coleção Patrimony Traditionnelle

A coleção Patrimony Traditionnelle é a que melhor reflete o DNA da Vacheron Constantin, a experiência e os conhecimentos técnicos adquiridos com muito esforço desde seu início. Suas caixas redondas fazem parte tanto do passado como do futuro; este desenho eterno de uma elegância natural não precisa adornos, pois a mera beleza de um estilo consagrado é sinônimo de uma relojoaria Suíça da máxima qualidade.

A coleção Patrimony Traditionnelle se inspira na estética de alguns dos modelos históricos mais refinados da Vacheron Constantin. Além de exibir um estilo de sobriedade estudada, a coleção simboliza alguns valores venerados pelos amantes da alta relojoaria. Qualquer conhecedor de relojoaria saberá apreciar os detalhes mais seletos da "reserva especial" de relógios da manufatura: o aro fino, o contorno estriado do fundo de cristal de safira rosqueado, os índices das horas trapezoidais perfeitamente polidos - duplos às 6 e às 12 -, os ponteiros dauphine, os mostradores prateados de tons distintos, a caixa escalonada com asas soldadas e a lateral de linhas bem definidas. A interpretação atual da estética clássica da coleção Patrimony Traditionnelle nos recorda que tradição e modernidade convivem com naturalidade na Vacheron Constantin.

Esses parâmetros estéticos bem definidos podem aplicar-se a toda a gama de relógios da coleção Patrimony Traditionnelle, desde um relógio de pulso automático que se limita a marcar as horas, os minutos e os segundos até um relógio turbilhão com repetição de minutos e calendário perpétuo. A coleção, que abrange dos relógios mais simples aos mais complicados, manifesta a criatividade da Vacheron Constantin e rende homenagem a dois séculos e meio de história.




Collection Excellence Platine

Em 2006 a manufatura Vacheron Constantin decidiu homenagear o metal precioso mais extraordinário e aristocrático para inaugurar o seu novo quarto de milênio. Daí em diante, todos os relógios de platina seriam inicialmente fabricados em séries limitadas de 150 relógios no máximo e seriam reservados para colecionadores e conhecedores. Assim nasceu a Collection Excellence Platine. Além de uma caixa de platina, cada relógio da coleção tem alguma característica singular que o distingue dos demais relógios fabricados com este metal. Essa característica pode ser um fecho, uma coroa ou ponteiros de platina ou um mostrador de platina com um acabamento polido e uma inscrição discreta: "PT950". A atenção aos detalhes é tão extrema que é utilizado fio de platina entrelaçado com seda para costurar as pulseiras de couro de jacaré na cor azul escuro destes relógios.



Patrimony Traditionnelle "Calibre 2253" - Collection Excellence Platine


O relógio Patrimony Traditionnelle "Calibre 2253" faz parte da Collection Excellence Platine. Do ponto de vista técnico, este modelo se caracteriza por uma grande complicação astronômica. O novo calibre 2253, fabricado integralmente pelo departamento técnico da Vacheron Constantin e em cujo desenvolvimento foram investidas milhares de horas, oferece informação obtida a partir da órbita descrita pela Terra ao redor do Sol; a saber: um calendário perpétuo, a equação do tempo e as horas do nascer e pôr do Sol. Além disso, dispõe de um escape de turbilhão.



Uma reserva de marcha de 336 horas ou 14 dias

A Vacheron Constantin apresentou o relógio Saint-Gervais em 2005, em comemoração de seu 250º aniversário. A excepcional reserva de marcha de 250 horas de seu movimento turbilhão de calibre 2250 com calendário perpétuo se devia a seus quatro barriletes. A experiência adquirida na fabricação do calibre 2250 foi posta em prática no calibre 2253. O novo movimento tirou proveito das técnicas mais modernas empregadas pelos técnicos, engenheiros e relojoeiros da manufatura.

Com uma complexidade mecânica ainda maior, o calibre 2253 desfruta de uma reserva de marcha impressionante - 336 horas ou 14 dias aproximadamente -, obtida de seus quatro barriletes, acoplados de dois em dois. A reserva de marcha pode ser vista através do fundo de cristal de safira.



A fascinante equação do tempo

A equação do tempo é provavelmente a complicação mais fascinante deste modelo excepcional. Sua função consiste em indicar em minutos a diferença entre a hora solar variável, assinalada por um relógio de sol, e a hora universal e constante dos relógios. Por razões práticas, o homem dividiu o ano em 365,25 dias, o dia em 24 horas e cada hora em 60 minutos. Contudo, a hora que nos marca o Sol varia de um dia para a outro, pois a órbita da Terra não é circular, mas sim elíptica. Por conseguinte, o meio-dia solar, a hora em que o Sol se encontra em seu zênite, poucas vezes coincide exatamente com as 12:00 horas do relógio do observador. De fato, a hora solar e a hora universal somente coincidem quatro vezes ao ano: em 15 de abril, 14 de junho, 1º de setembro e 24 de dezembro. No resto do ano, a diferença entre ambas as horas oscila entre -16 e +16 minutos.

O relógio mais antigo a indicar a equação do tempo foi fabricado pelo matemático Nicolás Mercator no século XVII. Permitia que se convertesse o meio-dia solar variável na hora legal constante que marcavam seus relógios. Os poucos instrumentos que calcularam a equação do tempo desde então, foram fabricados por relojoeiros extremamente habilidosos.

A fabricação desta complicação exige um conhecimento especial. Seu funcionamento depende da came da equação, na forma de um "8", calculada a partir da declinação diária do Sol, observada de um ponto determinado. A came dá uma volta por ano, e um ponteiro indica a equação do tempo entre as 10 e as 11 horas do mostrador do relógio Patrimony Traditionnelle "Calibre 2253".



As horas em que o Sol nasce e se põe

Este relógio está provido de outra função muito pouco frequente: as horas em que o Sol nasce e se põe durante o ano em uma localidade determinada. Esta delicada complicação também depende de uma came, cujo perfil se define a partir da latitude do local, e põe à prova tanto a destreza dos engenheiros e relojoeiros da manufatura como a atenção que a Vacheron Constantin dedica a seus clientes, que podem escolher o lugar de nascer e pôr do Sol de sua preferência. Neste sentido, trata-se de uma complicação personalizada, cujas indicações estão dispostas simetricamente no mostrador, às 8 e às 4.

A gaiola do turbilhão - em forma de cruz de Malta, o clássico emblema da marca - dá uma volta por minuto às 6, como uma pequena indicação de segundos. A disposição das indicações do calendário perpétuo é simétrica: o dia, o mês e a data se encontram, respectivamente, às 9, às 12 e às 3. O indicador de ano bissexto foi colocado discretamente à 1 hora.



Um nível de acabamento excepcional

O acabamento sofisticado do relógio está à altura de sua complexidade. Como era de se esperar, o Patrimony Traditionnelle "Calibre 2253" tem muitas peças de platina, desde a caixa de 43 mm - estanque até 3 atm de pressão ou 30 metros de profundidade - até o mostrador com a inscrição "PT950", a coroa e o fecho dobrável na forma de meia cruz de Malta. Outro detalhe insólito, talvez único no âmbito da relojoaria, é a manufatura em platina dos ponteiros dauphine de horas e minutos: uma proeza técnica. A decoração do mostrador consiste em superfícies prateadas e esmerilhadas com contadores espiralados, seções circulares acetinadas e filetes diamantados, além dos índices das horas e a cruz de Malta em ouro branco.

O movimento calibre 2253 exibe o prestigioso Selo de Genebra, um selo independiente e reconhecido por lei que constitui uma garantia de fabricação, origem, precisão, durabilidade e excelência. Além de ser um dos selos profissionais mais antigos, este símbolo da perfeição de um relógio é reservado para umas poucas manufaturas genebrinas, e, neste caso, significa que todos os detalhes ornamentais do movimento, como a decoração côtes de Genève, o granulamento circular e o chanfrado, são feitos à mão.

O acabamento da fina ponte do turbilhão é um exemplo, entre muitos outros. Primeiro se arredonda a parte superior da barra de aço retangular com uma lima para dar-lhe brilho e uma forma cônica e semicilíndrica. A curvatura respeita a forma da ponte, desde o centro até os extremos alados. Em seguida, a superfície é alisada e polida com uma série de pedras e pastas abrasivas para que se obtenha um acabamento perfeitamente polido. De acordo com os requisitos da Vacheron Constantin, todo o processo é feito à mão e exige ao redor de 11 horas de trabalho, mas é uma garantia da qualidade do acabamento do movimento.

O mecanismo a corda manual vibra a uma frequencia de 18.000 alternâncias/hora. Para que se tenha uma ideia da complexidade e do nível de acabamento desta obra-prima da relojoaria, o movimento de diâmetro de 32,00 mm e apenas 9,6 mm de espessura possui nada menos que 457 peças. Eis a razão pela qual somente serão fabricados 10 relógios.
 
(Fotos divulgação)
(Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS