Publicidade
Home  >  News Voltar

Piaget - SIHH 2010Altiplano 43 mm - Edição de Aniversário

20 de fevereiro de 2010
Como parte da comemoração do 50o aniversário do lendário Calibre 12P, lançado em 1960 e o mais fino movimento mecânico automático do mundo na época, a Manufatura Piaget apresentou duas edições limitadas de seu emblemático modelo, o Altiplano.


São duas séries de 235 exemplares cada; uma, com caixa de ouro rosa e mostrador azul; a outra, com caixa de ouro branco e mostrador preto. O número de peças faz referência à espessura do novo movimento extraplano da Piaget, o Calibre 1200P, de apenas 2,35 mm, atualmente o mais fino movimento automático no mercado.

Com caixa de 43 mm de diâmetro, o novo Altiplano tem 5,25 mm de espesura, sendo o mais fino relógio da categoria - um segundo recorde. Diante da atual corrida frenética por modelos cada vez mais complicados, exibe apenas o essencial: horas e minutos.

Assim, difere dos modelos Altiplano de produção normal, já apresentados em Relógios & Relógios, Calibre 1208P, com indicação de pequenos segundos.

50 anos após o início de comercialização do Calibre 12P, o calibre automático 1200P não apenas garante um recorde para a Piaget na busca do mais fino movimento automático, mas também enriquece um portfolio repleto de movimentos resultantes de décadas de criatividade e invenções, bem como de investimentos técnicos e em recursos humanos. Somente este patrimônio relojoeiro já seria suficiente para atribuir à marca a estatura de uma das poucas verdadeiramente grandes "Manufaturas" no mais nobre sentido do termo.


Piaget Altiplano 43 mm - Calibre 1200P - Série de Aniversário

Como no Calibre 12P, o 1200P utiliza um microrrotor. O ouro 22 K deste peso oscilante gravado com o brasão de armas da Piaget concede-lhe peso e inércia, garantindo excelente força de carregamento.

O resultado é um movimento fino (2,35 mm), com um balanço de baixa inércia (2,90 mg.cm2), frequencia de 21.600 vph e reserva de marcha de 40 horas. Leal à sua tradição de fina manufatura, a Piaget fez do excepcional acabamento de seu novo calibre extra-plano um ponto de honra: além das pontes chanfradas adornadas com Côtes de Genève e parafusos azulados, o 1200P também apresenta rodas com acetinamento circular e um índex exclusivo no formato do "P" de Piaget.

Este movimento medindo 13 ¼ linhas (29,9 mm) de diâmetro possui funções de horas e minutos e foi naturalmente criado para equipar um grande relógio extraplano. O Altiplano, modelo icônico entre os relógios extraplanos em geral e particularmente dentro da linha Piaget, foi a escolha natural. A caixa, gravada com a inscrição "1200P", foi desenhada em sintonia com o processo de desenvolvimento - algo raro na indústria relojoeira - de modo a prover o abrigo perfeito para o movimento.

Deliberadamente foi escolhido um cristal plano, e não curvado, para acentuar ainda mais a fineza da Caixa. O resultado é uma criação extremamente refinada com garras afiladas e um mostrador com "guilloché" feito à mão, realçado em sua beleza por um aro extremamente delgado.

Os vários níveis do mostrador - um inteligente meio de se reduzir ainda mais a espessura do relógio ao limitar as alturas dos eixos dos ponteiros - e a alternância de marcadores de horas simples e duplos, juntamente com a palavra "automatic" reminiscente das peças históricas da Piaget: esses refinados elementos contribuem para o estilo puro e o perfeito balanço desse modelo fora de série. A despeito de sua extrema fineza, a caixa em ouro rosa ou branco 18 K é possui fundo em safira que permite que se admire o movimento. A coroa em ouro traz o "P" de Piaget.

Cabe assinalar que os projetistas da Manufatura também criaram, especialmente para esta peça, um fecho de fivela cuja estética lembra a do aro. Todas estas referências estão disponíveis apenas na série limitada de 235 exemplares, cuja numeração individual está gravada na massa oscilante de cada movimento.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS