Publicidade
Home  >  News Voltar

Panerai - SIHH 2010L´Astronomo - Luminor 1950 Equação do Tempo Turbilhão

29 de janeiro de 2010
Dedicado a todos os apreciadores das grandes complicações relojoeiras, o novo "Luminor 1950 Equation of Time Tourbillon Titanio - 50 mm" da Officine Panerai é um tributo ao gênio científico do astrônomo Florentino Galileo Galilei.


A primeira incursão da manufatura no domínio das complicações astronômicas aplicadas à relojoaria de pulso sucede ao excepcional "Jupiterium", e representa a combinação de algumas das mais raras, exclusivas e fascinantes especialidades no domínio da arte relojoeira.

Produzido em apenas 30 exemplares, o novo Luminor é o relógio de pulso mais sofisticado já construído pela manufactura Panerai, contando entre as suas funções e características um turbilhão, a representação no verso do céu noturno de uma cidade à escolha do novo proprietário, e a equação do tempo com indicações separadas para o nascer e o pôr do sol nessa mesma localização opcional.

As representações das indicações sobre o mostrador são claras e de fácil leitura com a janela da data às 3 horas, diretamente adjacente a um submostrador destinado a indicar os meses de forma analógica.

As escalas setoriais do nascer e do pôr-do-sol foram dispostas respectivamente às 4 e às 8 horas, diretamente na periferia do mostrador, tendo a Panerai optado pela aplicação de ponteiros de varrimento curto, do tipo cursor, que contribuem para manter o mostrador com uma aparência simples e desobstruída.

Abaixo do eixo dos ponteiros centrais das horas e minutos replicou-se a indicação linear típica da Panerai para a reserva de marcha, mas que aqui foi reservada em exclusivo para a equação do tempo. Finalmente às 9 horas reconhece-se um submostrador dedicado à indicação dos segundos cujo centro permite verificar a movimentação do turbilhão, representada por um disco com um pequeno ponto em movimento.

O mostrador recorreu à clássica construção estruturada por camadas da Panerai, garantindo uma excelente visibilidade noturna graças ao material fotoluminescente aplicado entre as camadas do mostrador.


A Equação do Tempo

A Equação do Tempo representa a diferença entre o tempo universal (UTC), indicado pelo relógio, e o tempo real ou solar definido pela posição do sol ao meio dia, e que varia diariamente devido à excentricidade da órbita terrestre associada à inclinação do seu eixo.

Apenas quatro vezes por ano existe uma coincidência exata entre estes dois tempos (equinócios e solstícios de verão e inverno) verificando-se nos restantes dias do ano diferenças crescentes ou decrescentes que podem ascender até menos ou mais 15 minutos entre si. O cursor linear às 6 horas destina-se precisamente a identificar essa diferença cuja dificuldade técnica de execução dentro da arte relojoeira a coloca entre as mais exigentes, requerendo capacidades que apenas poucos relojoeiros detêm atualmente.

Mas este Luminor da Panerai não se satisfaz apenas com a façanha de apresentar indicações complicadas de uma forma surpreendentemente simples. Uma observação do verso do modelo permite-nos descobrir um aspecto que completa a personalidade e exclusividade desta criação. A representação de um mapa celeste que também terá de ser adaptado à localização que o feliz contemplado com a possibilidade de adquirir um destes modelos virá a definir.

O disco, que de forma pouco habitual não ocupa a totalidade do verso da caixa, evolui lentamente numa rotação para uma ou outra direção, dependendo do hemisfério escolhido, e permitindo desta forma uma representação sempre atualizada do céu sobre a cidade de referência escolhida. O nome dessa cidade ficará perpetuado nesse modelo através de uma gravação no aro exterior da tampa e perto do número único que irá identificar o relógio.

Outras indicações acompanham a representação deste mapa celeste visível sob um amplo cristal de safira. Na área inferior do movimento P.2005/G, baseado no calibre de manufatura in-house P.2005, destaca-se de imediato o regulador turbilhão que evolui sobre um eixo perpendicular ao eixo do balanço completando duas rotações completas por minuto.

Sobre a base da platina de ¾ reservou-se lugar para uma útil indicação da reserva de marcha com capacidade para 4 dias, indispensável se considerarmos o gênero de indicações presente neste modelo e o fato de se tratar de um calibre de corda manual. Uma autonomia apenas possível devido à presença de três tambores de corda, e que contribuem para que este calibre integre um total de 375 componentes.

A caixa Luminor do L´Astronomo mede 50 mm de diâmetro sem com isso parecer exagerada sobre o pulso. Uma dimensão que passa despercebida em parte devido à utilização do titânio como material leve de construção da caixa. No entanto, e para quem preferir um metal mais nobre, a caixa estanque a 10 atm (100 metros) está disponível em opção também em ouro rosa.

O L´Astronomo será produzido sob uma cadência lenta, resultado da sua exclusividade e complexidade, que define um período de execução de cerca de 8 meses para cada exemplar. Um período justificado pela necessidade de adaptar uma série de componentes do calibre P.2500/G à localização específica que o futuro proprietário vier a escolher.

Seria sem dúvida agradável podermos vir a descobrir que alguém entre os inúmeros apreciadores das criações da Panerai que existem no Brasil, pudesse vir a permitir a construção de um exemplar com a representação do céu estrelado sobre São Paulo, Rio de Janeiro ou Curitiba. Para isso bastará desembolsar cerca de 149.000? ou 159.000?, dependendo da versão em titânio ou ouro rosa, e claro, aguardar o término do período de 8 meses necessário à sua construção.


Características Técnicas:


Luminor 1950 Equação do tempo Turbilhão Titânio - 50 mm, L´Astronomo


Movimento:

Mecânico de corda manual, calibre Panerai P.2500/G com 16 ¼ linhas, 11,04 mm de espessura, 46 rubis, balanço Glucidur, 28.800 aph, proteção anti-choque KIF, reserva de marcha para 4 dias, três tambores de carga e 375 componentes.

Funções:

Horas, minutos, pequenos segundos, data, mês, nascer e pôr-do-sol, equação do tempo, reserva de marcha, disco com representação celeste no verso e turbilhão.

Caixa:

50 mm de diâmetro, titânio escovado - disponível em ouro rosa sob encomenda. Fundo transparente em cristal de safira. Estanque a 10 atm (100 metros). Cristal de safira com 2 mm de espessura e tratamento antirreflexo

Mostrador:

Negro com numeração arábica e marcadores de horas fotoluminescentes. Indicação de data e mês às 3 horas, pequenos segundos e indicador de movimento do turbilhão às 9 horas, equação do tempo às 6 horas, nascer do sol às 8 horas e pôr-do-sol às 4 horas, na periferia do mostrador.

Pulseira:

Personalizada em crocodilo com fivela em titânio ajustável, acompanha uma segunda pulseira e ferramenta para a sua substituição.

Referência: PAM00365

Preço de venda na Europa: 149.000? (caixa em titânio) - 159.000? (caixa em ouro rosa)
 
(Fotos Carlos E. Tiburcio Ramos)

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS