Publicidade
Home  >  News Voltar

PiagetPolo FortyFive - a moderna reinterpretação de um clássico

03 de setembro de 2009
O modelo Piaget Polo foi originalmente apresentado no ano de 1979, inspirado na elegância dos campos de Pólo. Integralmente esculpido em ouro, o Polo estava destinado a converter-se em um mito da Alta Relojoaria e em uma peça de grande prestígio. Desde então, tem vestido os pulsos das principais estrelas e celebridades internacionais. Seu desenho original baseava-se na integração do bracelete à caixa e na alternância dos acabamentos. Com o Polo, a Piaget não somente concebeu um novo estilo de relógio, mas também criou uma nova maneira, refinada e audaz, de trabalhar o ouro.


Para o 30° aniversário da coleção Polo, a Piaget reinterpretou esta linha em um estilo decididamente moderno. No SIHH 2009, em Genebra, a marca revelou quatro novos relógios de espírito esportivo e contemporâneo, equipados com os movimentos de manufatura própria calibres 800P e 880P - uma perfeita ilustração do princípio de que relembrar o passado ajuda a escrever o futuro.


Piaget Polo FortyFive Chronograph e Automatic

Os modelos Piaget Polo FortyFive são feitos de titânio, uma novidade para a marca. Eles reinterpretam a estética original em uma caixa que é resistente à água a 100 metros, expandida a um diâmetro de 45 mm - um tamanho em sintonia com nossos tempos e também reminiscente da duração média de uma partida de pólo. A caixa recebeu uma nova curvatura que assegura uma perfeita adaptação ao pulso e é complementada por uma pulseira de borracha moldada. O fundo em cristal de safira revela os movimentos, projetados e desenvolvidos inteiramente "in-house".

Além de suas funções de cronógrafo flyback, o calibre 880P exibe horas e minutos, juntamente com os pequenos segundos às 6 horas, a data às 12 horas e um segundo fuso horário às 9 horas. Este movimento automático de 5,6 mm de espessura possui um grande balanço com parafusos e dois barriletes de corda que garantem uma reserva de corda de 50 horas quando o cronógrafo está ativado. Com sua roda de colunas e acoplamento com embreagem vertical, ele tem as qualidades de um finíssimo movimento de cronógrafo.

O outro movimento, o mecânico automático 800P, exibe horas, minutos e segundos no centro e a data às 6 horas. Seus dois barriletes asseguram uma reserva de corda de 72 horas. Ele opera a 21.600 vibrações por hora (3 Hertz), uma frequencia comum para a marca.

Desempenho técnico e expertise são realçados por uma arquitetura inspirada pelo modelo histórico do Piaget Polo feito de metal precioso, mas interpretado em titânio, aço e borracha, com um acabamento contrastante em perfeita sintonia com o legado histórico da coleção. O material da caixa, titânio grau 5, é particularmente robusto e leve, e aqui é trabalhado como se fosse um metal precioso. Ele é decorado com elementos em aço dispostos em intervalos regulares ao longo do aro. Estes elementos continuam ao longo da pulseira de borracha moldada, acentuando visualmente a integração da pulseira com a caixa.

A coroa e os botões da versão com cronógrafo também são feitos de titânio e decorados com cabochões de borracha. A harmonia é mantida pelo marcante efeito dos contrastes entre claro e escuro, fosco e brilhante. A sutil união de superfícies polidas e acetinadas, aqui interpretada de forma original em titânio e aço, traz a este poderoso relógio um caráter ainda mais forte. O fundo em cristal de safira exibe a decoração dos movimentos: a platina possui granulamento circular (perlage), as pontes são chanfradas; o padrão de Côtes de Genève circulares e parafusos azulados são assinaturas estéticas da marca; o rotor em cinza escuro tratado com PVD é gravado com o emblema Piaget.

Os mostradores apresentam elementos contrastantes e dão à intrínseca elegância de coleção uma energia bastante moderna. As versões com cronógrafo focam na legibilidade: os marcadores de horas e os ponteiros de horas e minutos ganham brilho com material luminescente, enquanto o ponteiro de segundos do cronógrafo utiliza um matiz carmim.

Placas semicirculares ao redor do indicador do segundo fuso horário e do contador de 30 minutos descrevem as suas funções, enquanto o disco de data com sua flecha indicadora em vermelha surgem em uma abertura às 12 horas.

As versões automáticas também realçam os indicadores da hora: numerais Arábicos, marcadores de horas aplicados e ponteiros de horas e minutos luminescentes; ponteiro de segundos vermelho, marcadores de minutos contrastantes. Todos esses elementos aumentam a aparência esportiva e enfatizam suas qualidades tecnicamente avançadas.

Os modelos Piaget Polo FortyFive em titânio assim enriquecem a coleção Piaget Polo e provam que ela está mais atualizada do que nunca. Seu sucesso duradouro é garantido por um excepcional senso de fabricação artesanal pela Manufatura de Alta Relojoaria Piaget.


A Manufatura de Alta Relojoaria Piaget - duplamente talentosa

Fundada em 1874, a Piaget tem uma dupla personalidade - uma relojoeira, a outra joalheira. Uma de suas especialidades relojoeiras é a produção de movimentos ultrafinos, e a Manufatura ostenta uma fabulosa linha de calibres de produção própria. Ao mesmo tempo, a criatividade da Piaget tem consistentemente levado à produção regular de novas coleções de joalheria. São dois locais de produção, em La Côte-aux-Fées, no Cantão de Neuchâtel, região do Jura e em Plan-les-Ouates, próxima à cidade de Genebra.

Contudo, a fabulosa produção joalheira, e a sua constante presença nos tapetes vermelhos de grandes eventos internacionais, ofuscam aos olhos de muitos a fértil criação relojoeira da Piaget, levando muitos a considerá-la como uma mera grife de luxo.

Nada poderia ser mais falso: a Manufatura domina todas as etapas da produção de um relógio, constituindo-se em uma das mais completas manufaturas relojoeiras suíças. Tradicionais técnicas de acabamento, como o esmaltado, a pintura de miniaturas, o guilloché e a gravação, também são realizadas por artesãos da Piaget.

Apenas nos últimos 10 anos, a Piaget apresentou 17 diferentes movimentos mecânicos. Muito poucas marcas de alta relojoaria ostentam tal impulso criativo.

Ao lado dos tradicionais movimentos ultrafinos, também tem crescido a linha de mecanismos complicados, incluindo turbilhões voadores, calendários perpétuos retrógrados e cronógrafos flyback.


Discrição e uma especialidade

O estilo "low-profile" da Piaget na relojoaria vem de seus primórdios. A empresa fundada por Georges Edouard Piaget produzia finíssimos movimentos e os vendia para grandes marcas da época, muitas vezes sem sequer assiná-los, por influência da rígida moral Calvinista.

A empresa somente foi produzir seus primeiros relógios completos a partir da década de 1940, sob a liderança de Gérald e Valentin Piaget. A produção de seus próprios movimentos garante-lhe o título de "Manufatura"

O lançamento em 1957 do movimento mecânico a corda manual 9P (9 linhas), com 2,00 mm de espessura, e do calibre "12P", automático com um mini-rotor de ouro, com 2,30 mm de espessura total, em 1959, contribuiu para estabelecer a reputação da Piaget na produção de movimentos ultrafinos.


O Piaget Polo

1979 foi um grande ano na história da Piaget, com o lançamento do modelo Polo, um grande sucesso que brilhou pela engenhosa integração do bracelete à caixa, sempre manufaturados em metais preciosos.

Este excepcional relógio soube adaptar-se a cada época, especialmente em 2001, com a chegada das primeiras pulseiras de couro à coleção. Os numerais arábicos e o aro acetinado com molduras polidas também são características desta nova era do Polo. Sua nova silueta também inclui a indicação da data às 6 horas.

Cinco anos depois, o novo calibre 800 P enriquece a coleção, e o movimento com turbilhão 608P dá vida ao excepcional modelo Piaget Polo Tourbillon Relatif.

Em 2007, uma inédita versão cronógrafo abriga o calibre 880P, primeiro movimento de cronógrafo mecânico concebido, desenvolvido e produzido pela Manufatura de Alta Relojoaria Piaget. Em 2009, o Piaget Polo se integra decididamente ao universo esporte-chique com a apresentação da linha Piaget Polo FortyFive.


Ao longo de seus trinta anos de existência o Piaget Polo deixou uma marca indelével na história da relojoaria. Hoje, mais do que nunca, o modelo é um relógio decididamente atemporal e um ícone da marca.




Publicado originalmente na Revista Pulso no. 63, Julho/2009
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS