Publicidade
Home  >  News Voltar

De BethuneDream Watch Two

22 de julho de 2009
Complexos mecanismos como calendários perpétuos, turbilhões e repetidores de minutos constituem o ápice da arte relojoeira. O De Bethune Dream Watch Two é um relógio que trouxe a combinação destas complicações a um novo nível. Trata-se de uma peça diferenciada, tanto pelo uso de modernos materiais como pelas suas inovadoras formas de realizar as tarefas clássicas.


O movimento contém um magnífico turbilhão feito inteiramente de silício e titânio, sem a gaiola e os tradicionais pilares. Os pesados e incômodos pilares foram dispensados e substituídos por uma estrutura em "U" e "S" que forma a moldura deste turbilhão. Completamente sem precedentes, sua construção lembra mais o modelo de exoesqueleto de um inseto do que um relógio mecânico. A montagem assemelha-se mais à ponte Golden Gate ou ao viaduto Milau do que à de um escapamento tradicional.

Este "turbilhão arquitetural" é composto de 53 peças. A mais leve pesa menos que 0,0001 gramas e a mais pesada 0,0276 gramas, todas elas produzidas com auxílio da nanotecnologia e máquinas de alta velocidade e 5 eixos. Em comparação, em um turbilhão de construção padrão com balanço de inércia idêntica, a peça mais pesada pesa 0,1150 gramas e a mais leve 0,0170 gramas. Toda experiência, conhecimento e técnica da De Bethune foram destilados em um turbilhão que pesa menos que 0,18 gramas.

Esta composição de microelementos hiper-tecnológicos com reduzida lubrificação incorpora a patente De Bethune de um balanço de silício e platina com compensação de temperatura equipado de uma espiral com curva terminal plana. Ela foi desenvolvida especialmente para testar o desempenho desta patente introduzida em 2006.

O balanço de silício e platina foi inspirado pelo balanço de titânio e platina desenvolvido nas oficinas da De Bethune desde 2004. Este balanço tem quatro braços equipados com elos bimetálicos feitos de invar e latão, combinação bimetálica esta que assegura que quaisquer variações da espiral devido à temperatura sejam compensadas. Quatro blocos de inércia foram introduzidos nas extremidades dos braços constituindo-se em partes integrais do balanço. A espiral e o "collet" são fabricados como uma única peça. A leveza da peça acabada é tal que ela é praticamente insensível aos efeitos de choques.

O departamento de pesquisa e desenvolvimento da De Bethune tem trabalhado por muitos anos em tecnologias emergentes e novos materiais, com a contínua busca pela inovação e a criação de relógios usando as mais atuais tecnologias em estado-de-arte. Assim, não surpreende que a Manufatura tenha se voltado naturalmente para o silício. Este material não tem vícios e possibilita uma maior eficiência, resultando ao final em uma maior precisão.

O movimento também traz um refinado exemplo de repetidor de minutos com sino para um relógio de pulso. Enquanto a maioria dos repetidores de minutos utiliza martelos e gongos, este Dream Watch Two gera seu som pela percussão de um sino localizado no verso do movimento. Com um som único ressonando em sua câmara, a audição das horas tocando nesse relógio é como música para os ouvidos.

Para completar o movimento, um mecanismo de calendário perpétuo é o toque final. A hora é apresentada com notáveis ponteiros feitos de cristal de safira emoldurado por aço manualmente azulado. Os ponteiros de cristal fornecem o mais alto nível legibilidade para o mostrador branco prateado com numerais romanos. Eles parecem flutuar sobre a lua esférica que emerge do mostrador - um indicador de fases da lua único, consistindo de uma semi-esfera de platina e uma semi-esfera de aço azulado por chama que formam uma lua que gira sobre seu próprio eixo. Ele indica o movimento deste corpo celestial em uma exata representação daquilo que realmente é visto no céu. Dentro do círculo azul que envolve a lua encontra-se uma pequena janela que indica o ciclo dos anos bissextos. Para maior clareza, dois apontadores em aço azulado apoiados em rubis indicam o dia e o mês nas janelas. A data é indicada em um sub-mostrador tradicional.

A caixa do relógio foi executada em platina fosca (escovada) e polida. A coroa foi posicionada às 6 horas para um perfeito efeito estético. As asas em paládio movimentam-se para que possam se adaptar naturalmente a pulsos de quaisquer tamanhos.
 

NotíciasRelacionadas

BRANDPARTNERS