Publicidade
Home  >  News Voltar

MontblancStar Legacy Nicolas Rieussec Chronograph Meisterstück

25 de julho de 2024
Para comemorar os 100 anos do seu renomado instrumento de escrita Meisterstück, a Montblanc apresenta uma edição limitada do cronógrafo Star Legacy Nicolas Rieussec com elementos de design da célebre caneta-tinteiro.



A História da Meisterstück


Com seu design preto em forma de charuto, três anéis de ouro e pena de ouro feita à mão, a Meisterstück tornou-se sinônimo de Montblanc como o produto mais reconhecido da marca.

O instrumento de escrita foi inicialmente criado pelos artesãos da Montblanc para uso privado, como um testemunho da sua paixão pelo seu ofício e uma demonstração do savoir-faire aperfeiçoado ao longo dos anos. Foi somente após pedidos de alguns clientes da marca, que queriam uma caneta-tinteiro especial, destinada ao "uso dominical" mais refinado, que eles decidiram colocá-la à venda. O ano era 1924. Cem anos depois, este icônico instrumento de escrita continua sendo um símbolo de excelência artesanal da Montblanc e um de seus produtos mais reconhecidos.

O nome do instrumento de escrita - Meisterstück - é a palavra alemã para obra-prima. Inicialmente, essa palavra foi traduzida para diversos mercados, tornando-se "chef d'oeuvre" em francês e "capolavoro" em italiano, por exemplo. Hoje, o nome alemão Meisterstück é usado em todo o mundo, como um lembrete das raízes alemãs do instrumento de escrita.


Quando um instrumento de escrita encontra um relógio de pulso



Escrever o tempo foi a ideia original por trás do relógio Nicolas Rieussec, sendo a primeira criação relojoeira que registrava o tempo decorrido usando uma ponta fixa e tinta. Este ano, para homenagear o renomado instrumento de escrita da Montblanc e seu aniversário marcante, a marca lança uma edição limitada Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph Meisterstück 100 Years que foi inspirada nos códigos de design da caneta-tinteiro.

Limitado a 500 peças, o relógio tem uma caixa de aço de 43 mm com uma pulseira intercambiável em couro de bezerro preto com estampa de crocodilo. A conexão com a Meisterstück pode ser encontrada em numerosos detalhes estéticos, tanto no mostrador quanto no fundo da caixa.

O mostrador preto é decorado com uma impressão luminescente que revela um projeto do instrumento de escrita de 1920. O mostrador descentralizado de horas e minutos também inclui planos em seu design, desta vez a partir da tabela de dimensões do emblema Montblanc que pode ser encontrada no tampa de cada Meisterstück e na coroa dos relógios Montblanc.

Desde o início, a altitude de 4.810 metros da montanha Mont Blanc está intrinsecamente ligada a Meisterstück, com o número "4810" aparecendo gradativamente na sua embalagem, na sua tampa, e desde a década de 1930 até hoje, na sua pena. Este número especial também pode ser encontrado no mostrador do Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph Meisterstück 100 Anos, com os números "48" e "10" posicionados acima dos dois discos giratórios do cronógrafo em cúpula.

A Meisterstück é particularmente reconhecida pela sua estética em preto e branco, realçada com toques dourados. Da mesma forma, o Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph Meisterstück 100 Years apresenta uma série de toques dourados, incluindo uma ponte dourada entre os dois discos de cúpula giratória, ponteiros de horas e minutos Dauphine revestidos em ouro rosa e algarismos arábicos revestidos em ouro rosa. Esses toques dourados, combinados com o aço da caixa, também lembram o design bicolor normalmente visto na pena da Meisterstück.

Ao virar o relógio, a massa oscilante pode ser observada através do fundo, revelando uma decoração específica que é uma referência ao mundo da escrita com um delicado "8"; um símbolo inspirado em movimentos de caligrafia.


A escolha do relógio


O cronógrafo Star Legacy Nicolas Rieussec tem uma estreita conexão com o mundo da escrita como a complicação relojoeira original que registrava o tempo decorrido usando uma ponta fixa e tinta.

A história começou no sábado, 1º de setembro de 1821, no hipódromo de Champs-de-Mars, em Paris, onde Nicolas Rieussec (1781-1866) estava testando uma de suas mais recentes invenções, um relógio projetado para registrar os tempos precisos de todos os cavalos enquanto eles cruzavam a linha de chegada. Nicolas Rieussec não foi apenas o sexto relojoeiro real do rei da França; ele também era um empresário atento às oportunidades. As corridas de cavalos em Paris naquela época eram um grande negócio e poder registrar cientificamente os vencedores foi uma virada de jogo para o esporte.


Como funcionava a invenção de Nicolas Rieussec?


O dispositivo de Nicolas Rieussec funcionava com uma ponta fixa que colocava uma gota de tinta em dois contadores rotativos (um para os minutos e outro para os segundos) cada vez que um cavalo cruzava a linha de chegada. Sua invenção foi um sucesso e, algumas semanas depois, ele a apresentou à Academia de Ciências de Paris, cujos membros ficaram fascinados pelo dispositivo e o chamaram de "cronógrafo", derivado da palavra grega "chronos" para tempo e "graphein" para escrever. A palavra cronógrafo nasceu e Nicolas Rieussec tornou-se o inventor do primeiro cronógrafo com tinta do mundo, deixando a sua marca na história da relojoaria.


A primeira coleção Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec


Surgiu no ano de 2007, quando a Montblanc revelou uma intrigante versão de relógio de pulso da tecnologia de Nicolas Rieussec, apresentando seu primeiro movimento in-house. A configuração do design de Rieussec foi interpretada com dois contadores de cronógrafo alinhados horizontalmente, um para 60 segundos e outro indicando 30 minutos. Em vez de cada contador ficar estático com seu próprio ponteiro giratório, eram os contadores que giravam e um único marcador de índice colocado entre os dois contadores indicava o tempo decorrido.


Movimento in-house


O cronógrafo Star Legacy Nicolas Rieussec é equipado com o movimento de cronógrafo monopusher automático de manufatura MB R200, que foi o primeiro movimento in-house da Montblanc.

Como esperado de um cronógrafo de manufatura, ele é equipado com uma roda de colunas que controla o mecanismo monopusher. Para melhorar o arranque do cronógrafo, a ligação entre o trem de engrenagens e as rodas do cronógrafo é engatada e desengatada alternadamente por uma embreagem de disco vertical e funciona sem qualquer desgaste. Este mecanismo evita que os discos de tempo decorrido saltem quando o cronógrafo é ligado. O relógio possui um botão único, posicionado ergonomicamente às 8 horas, onde o polegar do usuário pode operá-lo convenientemente.

Além disso, um mecanismo de acerto rápido de hora e data é prático para viajantes que viajam de um fuso horário para outro. Esses indicadores podem ser redefinidos no sentido horário ou anti-horário sem afetar a posição do ponteiro dos minutos. A marcha é regulada por um grande balanço com parafusos de 10 mm de diâmetro, que oscila regularmente graças ao seu alto momento de inércia (12 mgcm²) e à sua frequência de 28.800 aph (4 Hz). A marcha estável é ainda reforçada pelo tambor duplo, proporcionando aproximadamente 72 horas de reserva de marcha. Além disso, a ponte do balanço é aberta, garantindo o posicionamento preciso do oscilador para uma resistência ideal a impactos.

O novo Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph Meisterstück 100 Years combina duas das preciosas criações de luxo da Montblanc em um relógio especial. Limitada a 500 peças, esta edição especial incorpora o melhor da herança Montblanc em um cronógrafo altamente contemporâneo para os amantes da relojoaria e do artesanato de instrumentos de escrita.




Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph 43 mm Meisterstück 100 Years - Ficha técnica

Ref. 133232 - limitada a 500 peças
Certificado pelo Laboratório de Teste Montblanc

Movimento
Montblanc Manufacture Calibre MB R200
Mecânico automático, cronógrafo monopusher e dual time
Cronógrafo com roda de coluna e embreagem vertical
Diâmetro de 31mm, altura de 8,46 mm
319 componentes, 40 rubis
Reserva de marcha de 72 horas
Balanço com parafusos
Frequência de 28.800 aph (4 Hz)
Espiral plana
Massa oscilante preto com padrão de caligrafia e emblema Montblanc vazado
Platinas revestidas de ródio e microjateadas
Pontes revestidas de ródio com "Côtes de Genève"
Trem de embreagem revestido de ouro com dentição especial para maior eficiência na transmissão
Ponteiros de horas e minutos descentralizados, segundo fuso horário no mesmo eixo dos ponteiros de horas e minutos com indicação dia/noite
Janela de data às 6 horas
Contadores em discos giratórios de 60 segundos e 30 minutos com índice central

Caixa
Em aço polido
Cristal de safira resistente a arranhões com duplo revestimento antirreflexo
Fundo de aço com inserção de safira com revestimento antirreflexo no interior
Diâmetro de 43 mm, altura de 15,01 mm
Resistência à água até 5 atm (aprox. 50 metros)
Coroa de aço com emblema Montblanc
Botão do cronógrafo de aço às 8 horas

Mostrador
Preto com motivo luminescente em referência à Meisterstück e algarismos arábicos revestidos em ouro rosa
Ponteiros Dauphine de horas e minutos com luminescência azul, ponteiro esqueletizado de tempo duplo (dual time) revestido de ródio preto
2 discos giratórios em cúpula para contadores de 60 segundos e 30 minutos com "48"e "10" em referência à Meisterstück, na qual a ponte aplicada revestida de ouro rosa é usada como ponteiro
Menção "Chronographe Nicolas Rieussec" no flange às 12 horas, "Académie des Sciences de Paris - 1821" às 6 horas

Pulseira
Couro bovino preto com estampa de crocodilo, fecho triplo de báscula em aço com sistema intercambiável

Preço
Sob consulta


Conheça o e-commerce brasileiro da Montblanc em www.montblanc.com.br
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS