Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron Constantin - W&W 2023Les Cabinotiers Dual Moon Grand Complication

20 de outubro de 2023
O Les Cabinotiers Dual Moon Grand Complication é um espetacular relógio apresentado pela Vacheron Constantin durante o salão Watches & Wonders 2023.



Trata-se de um relógio lançado como peça única, de mostrador duplo, equipado com o novo Calibre 2755 TMRCCQP, obra-prima de complexidade com os seus 774 componentes, um movimento a corda manual com 11 complicações, incluindo turbilhão, repetição de minutos, calendário perpétuo, fases da lua e carta celeste.


No Les Cabinotiers Dual Moon Grand Complication a indicação das fases da lua, que muitas vezes é relegada para um segundo plano, ocupa lugar de primazia, com sua presença destacada tanto através do código de cores como pelo seu tamanho. Como o objetivo era também oferecer uma visão do satélite terrestre tal como ele é visto nos hemisférios norte e sul, esta indicação central das fases da Lua, uma raridade no mundo da relojoaria, distingue-se também pela dupla exibição.


O mostrador frontal


No mostrador frontal do relógio, o foco está na representação das fases da lua em ambos os hemisférios com um disco estrelado com a forma de cúpula, que compartilha um eixo com os ponteiros de horas e minutos centrais e cuja cor azul-profundo contrasta de forma marcante com o prata do mostrador, em torno do qual gira durante um período de 59 dias, 12 horas e 45 minutos.

Este é o tempo atribuído às chamadas luas astronômicas, que respeitam precisamente a duração dos meses sinódicos, incorrendo em uma diferença de apenas 24 horas a cada 122 anos e 16 dias. A idade da Lua é indicada em torno de uma escala periférica graduada de 1 a 29 ½. Nesta cúpula de titânio adornada com luas revestidas de ródio sobre um fundo azul-celeste obtido por deposição física de vapor (PVD), a atenção meticulosa aos detalhes - em um trabalho realizado em nove fases e envolvendo quase 56 horas de trabalho - acrescenta um toque extra de originalidade.

A superfície irregular da Lua, assim como o brilho das pequenas estrelas, foi obtida através do corte com diamante: um processo de produção de alta precisão a nível de mícron que dá ao material uma profundidade e um brilho diferente dependendo do ângulo de incidência da luz.


A visualização das horas e minutos da hora civil média, juntamente com as fases da lua, foi deslocada ligeiramente para cima para permitir uma integração harmoniosa das indicações do calendário. Ao invés dos ponteiros tradicionalmente utilizados para as indicações do calendário perpétuo, os mestres relojoeiros e designers de Vacheron Constantin optaram por discos giratórios.

Esta solução, implementada em um mecanismo que respeita as particularidades do calendário gregoriano, sem necessidade de qualquer correção até o ano 2100, é certamente mais complexa em termos técnicos, mas oferece maior flexibilidade no posicionamento das indicações para assegurar uma leitura mais confortável.

A indicação semi-instantânea do dia e instantânea do mês e do ano bissexto aparecem em aberturas, assim como a indicação da data. Esta indicação, localizada no perímetro superior do mostrador, é feita através de uma abertura semicircular, mas neste caso com um ponteiro retrógrado. Os mecanismos retrógrados, uma característica técnica e estilística da Vacheron Constantin desde o início do século XX, requerem grande precisão na duplicação das engrenagens utilizadas para armazenar a energia necessária para o retorno do indicador.

A construção do mostrador em quatro elementos e o respectivo acabamento de cada um deles estão perfeitamente de acordo com a natureza técnica do modelo. Uma cúpula em safira de 0,35 mm de espessura é colocada sobre uma base metálica prateada com acabamento jateado e aberturas para o calendário. Esta cúpula sob a qual gira o disco da fase da lua está equipada com duas "máscaras" cujo aspecto esfumaçado é conseguido através de metalização. Ela é mantida no lugar por um anel de latão curvo, escovado, para obter um acabamento acetinado, e então revestido com um verniz opalino, que por sua vez serve de base para os índices das horas em ouro branco.


O mostrador traseiro


A construção igualmente modular do mostrador traseiro assegura a clareza e a sobriedade das várias indicações. A fim de manter a prioridade absoluta das fases da Lua na parte da frente do relógio, a abertura através da qual o regulador turbilhão é revelado está localizada na parte de trás. Inventado no início do século XIX, este dispositivo que reúne o escape e o conjunto espiral-balanço em uma gaiola giratória foi concebido para compensar os efeitos da gravidade da Terra sobre o isocronismo do órgão regulador e assim garantir uma maior precisão.

O turbilhão, com uma frequência de rotação de um minuto, distingue-se pela gaiola em forma de Cruz de Malta, o emblema da Vacheron Constantin, e possui uma ponte delicadamente polida à mão. Os componentes do turbilhão foram esqueletizados, especialmente a roda fixa, que é totalmente aberta, tanto para melhorar o seu desempenho, graças à redução de peso, como por razões estéticas.


A arquitetura do mostrador traseiro reflete também o desejo de se criar um relógio astronômico, indicando o tempo sideral e exibindo as constelações contra um fundo celeste. Este relógio, que presta uma homenagem à Lua, adicionalmente incorpora a hora sideral, também conhecida como o "ângulo horário sideral", que permite aos astrônomos calcular o meridiano das estrelas. Usando uma estrela fixa no firmamento como ponto de referência, o tempo que a Terra leva para completar uma rotação de 360 graus, ou dia sideral, é exatamente de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos. Assim, a Terra leva pouco menos de quatro minutos do que a duração de um dia civil médio para voltar ao ponto de partida em relação à estrela em questão.

Sob um disco de safira móvel gravado com as constelações encontramos um mostrador fixo com um ponto azul representando o horizonte celestial, enquanto na periferia estão os índices que representam os meses, bem como as graduações de cinco dias. Este disco móvel, que roda de acordo com a hora sideral, fornece a posição exata das constelações, delimitada pelo horizonte celestial, se o relógio estiver apontando para o norte no momento em que for consultado. A hora sideral é lida no sentido anti-horário, em frente à data atual no anel externo azul fixo tratado com PVD, em uma escala de 24 horas juntamente com os pontos cardeais.


Repetição de minutos


Apresentando 11 das mais nobres complicações relojoeiras com requintada elegância, nada mais natural que também incorporar ao Dual Moon Grand Complication uma repetição de minutos.

Para criar este mecanismo musical particularmente complexo, controlado por uma alavanca alojada na carrura do relógio, os mestres relojoeiros da Vacheron Constantin inspiraram-se no La Tour de l'Île. Este relógio-aniversário de dois mostradores, produzido em 2005 em uma edição de 7 peças para comemorar os 250 anos da Maison, exibe 16 complicações, incluindo uma repetição de minutos com um regulador de sonnerie centrípeto.

Este sistema silencioso, também encontrado no Dual Moon Grand Complication, permite que a duração das sequências musicais seja perfeitamente estabelecida para obter um som definido e harmonioso das notas tocadas durante as horas, quartos e minutos pelos martelos que batem nos dois gongos circulares. Como característica adicional, os gongos desta repetição foram ligeiramente ovalados para evitar que se sobreponham ao turbilhão, sem afetar o seu som cristalino.


O Calibre 2755 TMRCCQP, um verdadeiro "tour de force" relojoeiro


O Calibre 2755, um movimento de manufatura que é uma das criações mais notáveis da Vacheron Constantin, foi escolhido como base para conduzir todas as funções astronômicas, que são complementadas por uma repetição de minutos batendo as horas, os quartos e os minutos a pedido. Este movimento tem sofrido grandes transformações ao longo dos anos - particularmente no campo das funções astronômicas - e representa uma verdadeira proeza da alta relojoaria.


O Les Cabinotiers Dual Moon Grand Complication é mais um notável exemplo de como o Calibre 2755 pode receber novas interpretações em desenhos que buscam a elegância no meio de uma enorme complexidade. Com uma reserva de marcha de 58 horas, o novo Calibre 2755 TMRCCQP, com seus 774 componentes, funciona a uma frequência clássica de 18.000 alternâncias por hora.


Com superfícies acetinadas e escovadas em círculo, extremidades chanfradas, pontes decoradas com Côtes de Genève e martelos e barra de regulação da sonnerie com polimento espelho, este movimento produzido in-house ostenta acabamentos requintados meticulosamente feitos à mão.


O movimento também foi completamente revestido com ródio para combinar com a caixa de 46 mm de diâmetro em ouro branco 18 quilates. Como com todos os relógios da Vacheron, este modelo exemplifica a extrema atenção dedicada aos detalhes em cada componente, mesmo aqueles que são invisíveis depois do movimento ter sido montado. Esta busca pela excelência é expressa tanto nas escolhas e decisões técnicas e estéticas como nos acabamentos meticulosos.


Les Cabinotiers: Modelos de exemplar único


No universo da Vacheron Constantin, Les Cabinotiers representam um departamento próprio, dedicado à personalização de relógios e a criações únicas. Esta tradição remonta ao século XVIII, época em que os mestres relojoeiros eram denominados cabinotiers e trabalhavam em oficinas banhadas de luz natural, conhecidas como "cabinets", e que estavam localizadas nos andares superiores dos edifícios genebrinos. Das mãos destes ilustres artesãos, abertos às novas ideias do Século das Luzes, nasceram instrumentos de relojoaria excepcionais, inspirados na astronomia, na engenharia mecânica e nas artes. Essa perícia, conjugada com a experiência, que constitui a grande tradição relojoeira genebrina, flui pelas veias da Vacheron Constantin desde 1755.

Uma edição de peça única criada pelo departamento Les Cabinotiers da Vacheron Constantin, o novo Dual Moon Grand Complication, com as suas 11 complicações relojoeiras e astronômicas reguladas por um turbilhão e realçadas por um repetidor de minutos, exala uma aura de rara elegância, e foi um dos grandes destaques do Watches & Wonders 2023.




Vacheron Constantin Les Cabinotiers Dual Moon Grand Complication - Ficha técnica


Referência

9770C/000G-007C
Peça única distinguida com o Selo de Genebra


Movimento

Calibre 2755 TMRCCQP
Desenvolvido e manufaturado pela Vacheron Constantin
Mecânico a corda manual
Diâmetro de 33,30 mm
Espessura de 11,20 mm
Aproximadamente 58 horas de reserva de marcha
Frequência de 18.000 alternâncias/hora (2,5 Hz)
774 peças
50 rubis
Indicação de horas e minutos


Complicações

Repetição de minutos
Calendário perpétuo com data retrógrada de retorno instantâneo do ponteiro, dia semi-instantâneo, mês e ano instantâneos
Fases da lua de precisão e idade lunar nos hemisférios norte e sul
Indicação de hora sideral (24 horas)
Carta celestial
Turbilhão


Caixa

Ouro branco 18 quilates
46 mm de diâmetro, 17,10 mm de espessura
Mostradores em metal prateado com acabamento jateado
Índices horários aplicados e ponteiros em ouro 18 quilates


Pulseira

Em couro de Alligator Mississippiensis azul-escuro, costurada à mão, acabamento artesanal, escamas quadradas grandes
Fecho de báscula em ouro banco 18 quilates em forma de meia Cruz de Malta


Preço

Por se tratar de peça única, não teve o seu preço divulgado



Artigo originalmente publicado na Revista Pulso ed. 147, Jul/Ago 2023
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS