Publicidade
Home  >  News Voltar

Miki EletaO extraordinário BY 21Dez12ME

19 de fevereiro de 2021
O BY 21Dez12ME, criado pelo relojoeiro independente Miki Eleta, é um extraordinário relógio de mesa como nenhum outro!



O nome enigmático BY 21Dez12ME é composto de três partes: BY refere-se a B'olon Yokte K'uh, um deus Maia; 21Dez12 era a data prevista para o retorno de B'olon Yokte K'uh à Terra; ME são as iniciais de Miki Eleta.


BY 21Dez12ME, apresentado em Baselworld 2016 no estande da AHCI, foi construído na forma de um disco voador de vidro, uma nave alienígena prestes a iniciar a conquista de nosso planeta!


Seu interior, contudo, ao invés de abrigar tecnologias hostis que costumamos associar a naves interplanetárias, reúne a velha e boa relojoaria tradicional Suíça, com complicações mecânicas que deixam os apreciadores de queixo caído.

Entre elas, o grande destaque vai para o turbilhão que Miki Eleta chama de Turbilhão Gravitacional, uma construção apresentada pela primeira vez neste relógio!


Nele, o conjunto de engrenagens levanta o "remontoir" com o turbilhão gravitacional colocado em sua extremidade. Este é levantado e então cai para trás livremente, fornecendo força constante ao escapamento - o efeito visual é hipnótico!

BY 21Dez12ME traz ainda indicação de horas saltantes, minutos retrógrados, dia da semana, fases da Lua e Hora Mundial.


Os minutos retrógrado são movidos por uma espiral. O mostrador salta 24 vezes por hora. Um pino no mostrador das horas move a indicação do dia da semana 7 vezes por dia.

A roda dentada da fase da lua com 135 dentes conduz o hemisfério lunar. Ele é movido uma vez por dia pela roda dentada dos dias da semana com 16 dentes para indicar a posição da lua de forma tridimensional.

A hora mundial é indicada por uma tampa hemisférica que indica a noite no globo de vidro. O globo se move em pulos 24 vezes por hora. Os mostradores abaixo mostram a hora real em 12 cidades ao redor do mundo.




Sobre Miki Eleta

Miki Eleta nasceu em 1950 em Visegrad (Bósnia e Herzegovina), mas vive na Suíça desde 1973. A partir de 1996, tem trabalhado principalmente com arte cinética e com a construção de relógios para exposições e várias encomendas para salas interiores e exteriores. Desde 2004, tem se concentrado principalmente em encomendas privadas e exposições relacionadas à relojoaria.

Baseado na cidade de Zurique, Miki Eleta é membro da AHCI, a prestigiosa Academia Relojoeira de Criadores Independentes, desde 2008.


Miki Eleta BY 21Dez12ME - Ficha técnica

Movimento
Relógio de mesa com minutos retrógrados, horas saltantes, dia da semana, fase da lua e hora mundial
Turbilhão gravitacional, com escape de cronômetro

Caixa
Diâmetro externo: 25 cm
Altura: 20 cm
Peso: 5 kg
Materiais: latão dourado, bronze, aço cromo, vidro, lápis-lazúli, rubi
Artista de vidro: Guido Stadelmann, de Zurique




www.mikieleta.ch

www.ahci.ch
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS