Publicidade
Home  >  News Voltar

MB&FLM Split Escapement - MB&F x Eddy Jaquet

22 de setembro de 2020
A MB&F apresentou o resultado de uma incrível colaboração com o mestre gravador Eddy Jaquet, na forma de uma série de 8 peças únicas inspiradas nas obras de Júlio Verne.



Ao longo de seus 15 anos de história, a MB&F fez parceria com alguns dos mais talentosos relojoeiros de nossa geração - Kari Voutilainen, Eric Coudray, Stephen McDonnell, Jean-Marc Wiederrecht e Stepan Sarpaneva, para citar alguns. Designers e artistas também, do colaborador de longa data Eric Giroud e o iconoclasta Alain Silberstein ao escultor Xia Hang e ao pintor contemporâneo Sage Vaughn.


Agora, pela primeira vez, a MB&F coloca o trabalho de um artesão tradicional em destaque, com a Edição Limitada "Eddy Jaquet" da LM Split Escapement: uma série de oito peças exclusivas que caracterizam a extraordinária imaginação e habilidade do conhecido gravador na representação dos romances de Júlio Verne.


Eddy Jaquet é reconhecido nos círculos rarefeitos de aficionados da relojoaria independente como o homem cujo toque transformador pode fazer de um relógio uma rica tela para narrar histórias. Quem acompanha a MB&F há muito tempo já conhece seu trabalho: a escrita fluida vista nos motores das Legacy Machine é feita pela mão de Eddy Jaquet, um mero indício de seu verdadeiro talento artístico.


O fundador da MB&F, Maximilian Büsser, diz: "Trabalhamos com Eddy por anos, mas fazer com que Eddy Jaquet grave nomes em movimentos é como tocar Für Elise em um violino Stradivarius - você não poderia imaginar um uso mais modesto de um talento tão incrível".


O trabalho mais notável de Jaquet, de Neuchâtel, é caracterizado pela profundidade de seu escopo e ambição; é de estilo clássico e heroico na execução de figuras humanas. De certa forma, o tema de união da Edição Limitada LM Split Escapement Eddy Jaquet era inevitável.


Diz Büsser: "Estamos fazendo um brainstorming ao redor da mesa, e um tema que vem imediatamente à mente é a obra de Júlio Verne, pois gosto muito de ficção científica e a coleção Legacy Machine em que Eddy está trabalhando é basicamente o relógio que eu teria criado se a MB&F fosse fundada há 150 anos".


Devido à sua ampla extensão de superfície disponível para gravação, o Legacy Machine Split Escapement (LM SE) foi uma escolha natural para esta colaboração sem precedentes. Em sua pesquisa preliminar para a série, Eddy Jaquet devorou os livros de Júlio Verne, lendo até 60 romances e contos do prolífico autor francês do século XIX.


As oito histórias que foram finalmente selecionadas para serem ilustradas na edição limitada incluem algumas de suas obras mais amadas, como Vinte Mil Léguas Submarinas, mas também algumas das histórias menos conhecidas, como As Aventuras do Capitão Hatteras.


Extraordinário é o fato de que nenhuma dessas ilustrações foi tirada de uma obra de arte existente. Eles foram concebidos por Jaquet após ler os livros originais de Júlio Verne e assistir filmes ou trabalhos criativos baseados nos livros.


Cada gravura é um intrincado quadro de cenas e momentos-chave das histórias, sintetizado na imaginação de Jaquet e expressamente projetado para ser interpretado por meio da LM SE.


Jaquet não apenas teve que exercitar sua criatividade e habilidade de gravura ao máximo, mas também foi obrigado a praticar seu ofício dentro das exigências e limitações estabelecidas pela LM SE. O espaço de gravação designado foi a placa do mostrador, que apresenta uma superfície plana na LM SE original, mas que na verdade é de espessura variável no reverso para acomodar os diferentes componentes do motor.


Não foi possível gravar a placa do mostrador como se ela fosse uniformemente espessa - uma consideração cuidadosa teve que ser feita sobre onde as áreas mais finas estavam, de modo a não perfurar inadvertidamente a tela artística se uma seção particular exigisse gravação em relevo profundo.


Do lado da produção, vários ajustes foram feitos à LM Split Escapement de modo a maximizar o espaço de gravação disponível e permitir que Jaquet exibisse seu savoir-faire ao máximo. Novos mostradores de data e reserva de marcha abertos foram criados, juntamente com placas de mostrador mais largas.


O aro foi redesenhado para ser mais fina e as dimensões da caixa retrabalhadas, a fim de abrir espaço para o mostrador maior. Como as dimensões do aro e da caixa foram alteradas, um novo cristal de safira teve que ser produzido, com uma curva menos pronunciada para a cúpula, já que seu diâmetro foi aumentado.


Para realçar totalmente cada cena ilustrada, Jaquet aplicou à mão uma liga escura de ródio, ajustando o sombreamento de cada detalhe de acordo com as exigências da cena. A fumaça do fogo no mostrador Michel Strogoff, por exemplo, exigia um toque atenuado, enquanto o mar subterrâneo representado no mostrador Viagem ao Centro da Terra incorporava técnicas de gradiente de sombreamento.


Entre o redesenho de vários componentes e a execução real do próprio mostrador gravado, mais de 300 horas de trabalho adicional foram necessárias para cada peça única da LM SE Eddy Jaquet Limited Edition.



As oito histórias de Júlio Verne ilustradas na série são:

- Vinte Mil Léguas Submarinas;
- Da Terra à Lua;
- A Volta ao Mundo em Oitenta Dias;
- Cinco Semanas em um Balão;
- O Capitão Hateras;
- Viagem ao Centro da Terra;
- Michel Strogoff,
- Robur, o Conquistador.

Cada uma das oito peças exclusivas vem em uma caixa de ouro vermelho 18K.




LM Split Escapement - MB&F x Eddy Jaquet - Ficha técnica

Edição limitada de 8 peças únicas, com mostradores gravados por Eddy Jaquet, inspirada em 8 romances escritos por Júlio Verne

Motor
Movimento LM SE desenvolvido para MB&F por Stephen McDonnell
Escapamento dividido com a roda do balanço suspensa acima do mostrador e a âncora e a roda de escape sob o movimento
A corda manual, com dois tambores de corda
Reserva de marcha de 72 horas
Balanço de 14 mm feito sob medida com parafusos reguladores tradicionais visíveis na parte superior do movimento
Acabamento manual superlativo respeitando o estilo do século XIX; ângulos internos chanfrados destacando o artesanato; chanfros polidos; Côtes de Genève; gravuras feitas à mão
Frequência: 18.000 aph (2,5 Hz)
296 componentes, 35 rubis

Funções
Indicação de horas, minutos, data e reserva de marcha
Botão para ajuste rápido da data

Caixa
Em ouro vermelho 5N
Dimensões: 44,5 x 18,2 mm
50 componentes
Resistência à água: 3 atm (30 metros)
Cristais de safira na parte superior e fundo, com antirreflexo em ambas as faces

Pulseira
Couro de crocodilo marrom-escuro, costurada à mão, com fecho de báscula em ouro vermelho 5N

Preço
162.000 Dólares
 

NotíciasRelacionadas

27 de fevereiro de 2023
30 de novembro de 2022
05 de setembro de 2022
15 de junho de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS