Publicidade
Home  >  News Voltar

Vacheron Constantin - SIHH 2019Traditionnelle Twin Beat Perpetual Calendar

18 de janeiro de 2019
O Traditionnelle Twin Beat Perpetual Calendar da Vacheron Constantin é um relógio inovador, com dupla frequência controlada pelo utilizador que possibilita uma reserva de marcha de até 65 dias.




O modelo possui um sistema com patente requerida para obter uma transição, sem perda de precisão, de um modo Ativo de alta frequência (5 Hz) para um modo de Espera de baixa frequência (1,2 Hz) e pelo salto instantâneo das indicações do calendário perpétuo. O modo de Espera permite uma impressionante ampliação da reserva de marcha (pelo menos, de 65 dias).


Apesar da grande complicação e da ampla reserva de marcha, é bastante compacto (42 mm de diâmetro e 12,3 de espessura), e foi concebido para oferecer a máxima comodidade e facilidade de utilização.

Certamente um dos grandes destaques do SIHH 2019, o Twin Beat Perpetual Calendar é um relógio capaz de adaptar-se às necessidades do utilizador. Quando em uso, funciona a alta frequência, indicando as horas, os minutos, a data, o mês, o ciclo de ano bissexto e a reserva de marcha no mostrador. Quando parado, o calibre de manufatura 3610 pode funcionar a uma frequência reduzida para manter a sua precisão com uma reserva de marcha ampliada de, pelo menos, 65 dias.


Um dos princípios básicos essenciais da relojoaria mecânica consistia em que a energia do tambor da mola principal tinha uma duração determinada, com um desvio mínimo da reserva de marcha declarada. O Traditionnelle Twin Beat Perpetual Calendar converte a mola principal em uma autêntica fonte de níveis variáveis de energia.

Para tanto, o modelo possui dois órgãos reguladores, cada um deles com a sua própria frequência, técnica nunca antes utilizado pela marca. Um botão situado às 8 horas permite mudar facilmente de uma frequência para a outra, em função do nível de atividade. Quando levar o relógio no pulso, o utilizador poderá desfrutar dele ao máximo se o mantiver no modo Ativo, o qual dispõe de um volante regulador a 5Hz (36.000 alternâncias por hora) e 4 dias de reserva de marcha.


Quando não utilizado durante um determinado tempo, pode-se passar para o modo de Espera, em que funciona com o segundo órgão regulador, com frequência reduzida de 1,2 Hz (8.640 alternâncias por hora). Isto permite ampliar a reserva de marcha máxima para até 65 dias. Durante o período de funcionamento no modo de Espera é possível comutá-lo novamente para o modo Ativo e voltar a utilizá-lo, com todas as indicações do calendário corretas.


O calendário perpétuo


Habitualmente, considera-se o calendário perpétuo como a complicação mais prática de todas as grandes complicações. O complexo mecanismo é capaz de mostrar corretamente as datas, levando em conta as diferentes durações dos meses e os anos bissextos. Contudo, sua utilidade era restringida pelos limites impostos pela mola principal, o que, na maioria dos casos, implicava ajustar o calendário sempre que utilizado.

Agora, pela primeira vez na relojoaria, será possível deixar um calendário perpétuo de carga manual parada e utiliza-lo dois meses mais tarde sem que o relógio tenha deixado de indicar a data e o mês correto.


Energia e controle com o Sistema Twin Beat

O sistema é inspirado no sistema sazonal do Período Edo japonês (1603 - 1868), que dividia o dia e a noite em seis segmentos, com uma longitude variável entre o dia e a noite, e entre cada uma das estações. Os relógios desse período dispunham de um regulador de foliot simples ou duplo, que permitia alterações automáticas da velocidade de funcionamento. Um relógio de lanterna japonês similar, de início do século XVIII, pertencente ao Musée International d'Horlogerie, com sede na Suíça, é exibido no stand da Vacheron Constantin no SIHH 2019.


Um elemento essencial no funcionamento do sistema Twin Beat® é o seletor de modo que funciona de acordo com o princípio de "tudo ou nada", o qual permite que oscile apenas um órgão regulador por vez. Além disso, a construção "tudo ou nada" garante que a mudança seja instantânea, sem defasagem quando se passa de um modo de funcionamento para outro. Isto assegura que a cronometria do calibre 3610 não seja interrompida em nenhum momento, nem mesmo durante uma fração de segundo, e que a hora apresentada continue a ser a mais exata possível.

Tanto o regulador Ativo (5 Hz, 36.000 alternâncias por hora), como o de Espera (1,2 Hz, 8.640 alternâncias por hora), são impulsionados pelo mesmo tambor da corda, que é a forma mais eficiente de distribuir a energia e a única maneira de dispor de apenas uma indicação de reserva de marcha.



Maior eficiência ao Calendário Perpétuo

Com o objetivo de aproveitar plenamente as vantagens do sistema Twin Beat e maximizar a reserva de marcha, reformou-se o mecanismo do calendário perpétuo para que utilize a menor quantidade de energia possível.


As indicações de salto são famosas pela influência parasitária no regulador do movimento. A necessidade de energia para os saltos afeta a energia dirigida ao regulador e, em muitos casos, este perde amplitude, prejudicando a cronometria. Este efeito pode agravar-se em um relógio com múltiplas indicações saltantes, como no calendário perpétuo.

No Traditionnelle Twin Beat Perpetual Calendar, utilizou-se indicações saltantes instantâneas para a data, mês e ano bissexto. Simultaneamente, o mecanismo de salto (patente pendente) foi totalmente redesenhado com um sistema composto por uma dupla engrenagem amortecida, que requer quatro vezes menos torque do que um indicador saltante convencional. Com esta melhoria, mesmo quando chega à meia-noite do fim do ano, momento em que os três indicadores saltam simultaneamente, o efeito sobre a amplitude do balanço ativo é insignificante.



Outros desafios técnicos

Para apoiar as principais características do Traditionnelle Twin Beat Perpetual Calendar, o revolucionário calendário perpétuo e o inovador sistema Twin Beat, foi necessário resolver uma série de desafios de ordem mecânica, e foi deixado para trás pela primeira vez o conjunto de frequências de oscilação tradicionais.


O resultado foi a criação de uma nova espiral para o extraordinariamente sensível regulador de Espera (1,2 Hz, 8.640 oscilações por minuto), com dimensões transversais de 0,0774 milímetros por 0,0159 milímetros. Esta espiral é quase quatro vezes menor, na seção transversal, e exponencialmente mais delicada que a espiral do balanço Ativo (5 Hz, 36.000 oscilações por hora).

Embora as indicações de horas e minutos possam parecer a parte mais simples, estão longe de serem convencionais. Como o Calibre 3610 tem dois reguladores e apenas um deles pode oscilar em um determinado momento, os ponteiros das horas e minutos têm de extrair informação variável de dois trens de engrenagens. Isto é conseguido através de um diferencial que possibilita que os ponteiros leiam mais do que uma fonte de dados cronométricos.

Um segundo diferencial no tambor tem a dupla finalidade de carregar a mola principal e reduzir o torque que é transmitido ao regulador do modo de Espera. Por último, outros dois diferenciais transferem a reserva de marcha para o seu indicador.

Apesar de toda sua complexidade, o calibre 3610, com 480 componentes, tem uma altura de apenas 6 mm e um diâmetro de 32 mm, que por si constitui uma prodigiosa façanha de microengenharia.


O design


O Traditionnelle Twin Beat Perpetual Calendar adota um estilo estético moderno com técnicas ancestrais no acabamento. As platinas e pontes estão decoradas com Côtes de Genève e tratadas com NAC, revestimento escuro que oferece resistência e durabilidade superior a outros tratamentos de aspecto similar.

No mostrador, superfícies com guilloché contrastam áreas acetinadas. Para esta perfeita conjunção de tradição e modernidade, o mostrador tem dois segmentos principais. O segmento de ouro do disco é decorado à mão com guilloché e colocado dentro de um segmento externo de safira. Posteriormente, inserem-se índices de ouro no segmento de safira, onde é realizada uma série de gravuras a laser, esmaltadas a seguir para um elegante aspecto sem fissuras.

A caixa de desenho clássico combina perfeitamente com a estética contemporânea do mostrador e os acabamentos do movimento.


Traditionnelle Twin Beat Perpetual Calendar - Ficha técnica

Ref. 3200T/000P-B578 - Selo de Genebra
Disponível apenas nas Boutiques Vacheron Constantin

Movimento
Calibre 3610, a corda manual, desenvolvido e produzido in-house
Diâmetro 32 mm, espessura de 6 mm
Frequência 5 Hz (36.000 aph), 1,2 Hz (8.640 aph)
480 componentes, 64 rubis
Modo ativo com aprox. 4 dias de reserva de marcha, modo de espera com aprox. 65 dias de reserva de marcha
Indicação de horas e minutos, calendário perpétuo instantâneo, reserva de marcha, modalidade de frequência

Caixa
Em platina 950, 42 mm de diâmetro, 12,3 mm de espessura
Fundo de safira transparente, estanque a 3 atm (30 metros)
Mostrador de ouro decorado à mão com guilloché, cor ardósia (parte interna) e cristal de safira
Índices horários aplicados, de ouro branco 18 K, ponteiros das horas e minutos em ouro branco 18 K
Ponteiros de reserva de marcha, data, mês e modalidade de frequência em ouro preto oxidado

Pulseira
Couro de aligátor cinza, com forro de aligátor, costurada à mão, acabamento artesanal, grandes escamas quadradas
Fivela em platina 950 polida, com forma de meia cruz de Malta

Preço
199.000 Dólares
 

NotíciasRelacionadas

Publicidade

BRANDPARTNERS