Publicidade
Home  >  News Voltar

Panerai - SIHH 2018O espetacular L'Astronomo!

17 de janeiro de 2018
O grande destaque da Panerai no SIHH 2018 foi o espetacular L'Astronomo Luminor 1950 Tourbillon Moon Phases Equation of Time GMT.

Foto R&R por Carlos E. Tiburcio Ramos

O L'Astronomo - Luminor 1950 Tourbillon Moon Phases Equation of Time GMT é o primeiro Panerai com indicação das fases da lua e um sistema inovador que usa cristais polarizados para indicar a data. Um incrível relógio feito sob encomenda que pode ser personalizado, valorizando as séries dedicadas ao gênio Galileu Galilei.


O primeiro Panerai L'Astronomo, apresentado em 2010 por ocasião do 400o aniversário da invenção do telescópio por Galileu, foi o primeiro Panerai com turbilhão, calendário, equação do tempo e hora do nascer e pôr do sol.


À semelhança do seu antecessor, o novo L'Astronomo é feito sob encomenda e o movimento esqueleto P.2005/GLS (acrônimo de Galileo Luna Scheletrato) é personalizado para operar de acordo com as coordenadas geográficas de um local escolhido pelo cliente. Oferece a mesma gama de funções do primeiro L'Astronomo, além de GMT e duas outras inovações: fases da lua e data com cristais polarizados.


O indicador das fases da lua


Graças à invenção do telescópio, Galileu fez descobertas revolucionárias no âmbito da aparência e do movimento da lua. Esboçou belos desenhos daquilo que via com precisão e atenção ao detalhe que ainda hoje são impressionantes. Assim, em um relógio a ele dedicado, nada mais lógico que um indicador de fases da lua, complicação clássica de alta relojoaria que a Panerai interpreta à sua maneira e com precisão de um século. No fundo do calibre P.2005/GLS do L'Astronomo está um indicador noite/dia, que também exibe as fases da lua, através de um sistema de dois discos sobrepostos que giram combinados.


O disco superior, lido por um pequeno indicador fixado ao movimento, apresenta as 24 horas, exibindo o sol durante o dia e as estrelas à noite. No centro do céu estrelado encontra-se uma janela redonda através da qual o disco inferior pode ser visto. Neste aparece a lua, cuja forma evolui de dia para dia graças a uma pequena rotação suplementar do disco de cerca de 6,1o por dia, ângulo que tem por base a duração exata do ciclo lunar (uma média de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos).


Como cada movimento é feito com as coordenadas do local escolhido pelo proprietário, a indicação das fases da lua é feita de acordo com o céu sobre esse local e, obviamente, leva em consideração a diferença entre os hemisférios norte e sul. Os indicadores de horas de nascer e pôr do sol estão ligadas à hora de casa e, assim, se o proprietário se encontrar em uma cidade diferente do fuso horário da cidade escolhida, os indicadores continuarão a mostrar a situação atual da hora de casa, indicada pelo ponteiro GMT.


Às seis horas, a equação de tempo apresenta a diferença entre a hora atual (hora solar) e a hora convencional em cada dia, que varia de 15 minutos a mais ou a menos.



Data com cristais polarizados


Em um relógio como este, um disco de data tradicional ocultaria o fascínio do movimento esqueletizado, pois cobriria parte dos seus componentes. Assim, o Laboratorio di Idee da Manufatura, em Neuchâtel, desenvolveu um sistema inovador, com patente pendente, no qual o disco da data é feito de vidro borossilicato e os números dos dias têm propriedades ópticas de modificação laser. Os números são virtualmente invisíveis em todas as posições exceto naquela em que está alinhado com a pequena janela da data, em que o cristal polarizado, situado acima do disco, faz com que o número apareça e fique perfeitamente legível.


O turbilhão patenteado pela Panerai


No sistema patenteado pela Panerai, a gaiola gira continuamente sobre si mesma para corrigir quaisquer alterações possíveis provocadas pela gravidade ou atrito. Neste mecanismo inovador, a jaula gira no seu eixo no ângulo certo do balanço, sem ser paralelo a este. Além disso, enquanto o turbilhão tradicional gira uma vez por minuto, o do P.2005/GLS gira uma vez em 30 segundos, e as suas rotações podem ser admiradas no pequeno contador de segundos às 9 horas.


Uma criação exclusiva, feita sob encomenda e personalizável

Assim como a personalização técnica do movimento, o novo L'Astronomo também oferece a oportunidade de selecionar o material e o acabamento da caixa, a cor dos ponteiros e do SuperLuminova, assim como a cor da pulseira de crocodilo. Desta forma, cada cliente pode criar seu próprio relógio, escolhendo entre a caixa em titânio, ouro vermelho ou branco. Em todos os casos, é resistente à água até 10 atm (100 metros).



L'Astronomo Luminor 1950 Tourbillon Moon Phases Equation of Time GMT PAM00920 - Ficha técnica

Movimento
Mecânico a corda manual com turbilhão, calibre P.2005/GLS, manufatura Panerai
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos, data, mês, GMT, equação do tempo, hora de nascer e pôr do sol, reserva de marcha e fases da lua no fundo
Reserva de marcha de 96 horas

Caixa
50 mm de diâmetro, em titânio escovado
Estanque a 10 atm (~ 100 metros)

Pulseira
Couro de crocodilo

Preço
199.000 Euros, em titânio
 

NotíciasRelacionadas

25 de outubro de 2023
24 de janeiro de 2023
19 de dezembro de 2022
30 de novembro de 2022
Publicidade

BRANDPARTNERS