Publicidade
Home  >  News Voltar

Panerai - SIHH 2018O espetacular L'Astronomo!

17 de janeiro de 2018
O grande destaque da Panerai no SIHH 2018 foi o espetacular L'Astronomo Luminor 1950 Tourbillon Moon Phases Equation of Time GMT.

Foto R&R por Carlos E. Tiburcio Ramos

O L'Astronomo - Luminor 1950 Tourbillon Moon Phases Equation of Time GMT é o primeiro Panerai com indicação das fases da lua e um sistema inovador que usa cristais polarizados para indicar a data. Um incrível relógio feito sob encomenda que pode ser personalizado, valorizando as séries dedicadas ao gênio Galileu Galilei.


O primeiro Panerai L'Astronomo, apresentado em 2010 por ocasião do 400o aniversário da invenção do telescópio por Galileu, foi o primeiro Panerai com turbilhão, calendário, equação do tempo e hora do nascer e pôr do sol.


À semelhança do seu antecessor, o novo L'Astronomo é feito sob encomenda e o movimento esqueleto P.2005/GLS (acrônimo de Galileo Luna Scheletrato) é personalizado para operar de acordo com as coordenadas geográficas de um local escolhido pelo cliente. Oferece a mesma gama de funções do primeiro L'Astronomo, além de GMT e duas outras inovações: fases da lua e data com cristais polarizados.


O indicador das fases da lua


Graças à invenção do telescópio, Galileu fez descobertas revolucionárias no âmbito da aparência e do movimento da lua. Esboçou belos desenhos daquilo que via com precisão e atenção ao detalhe que ainda hoje são impressionantes. Assim, em um relógio a ele dedicado, nada mais lógico que um indicador de fases da lua, complicação clássica de alta relojoaria que a Panerai interpreta à sua maneira e com precisão de um século. No fundo do calibre P.2005/GLS do L'Astronomo está um indicador noite/dia, que também exibe as fases da lua, através de um sistema de dois discos sobrepostos que giram combinados.


O disco superior, lido por um pequeno indicador fixado ao movimento, apresenta as 24 horas, exibindo o sol durante o dia e as estrelas à noite. No centro do céu estrelado encontra-se uma janela redonda através da qual o disco inferior pode ser visto. Neste aparece a lua, cuja forma evolui de dia para dia graças a uma pequena rotação suplementar do disco de cerca de 6,1o por dia, ângulo que tem por base a duração exata do ciclo lunar (uma média de 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 3 segundos).


Como cada movimento é feito com as coordenadas do local escolhido pelo proprietário, a indicação das fases da lua é feita de acordo com o céu sobre esse local e, obviamente, leva em consideração a diferença entre os hemisférios norte e sul. Os indicadores de horas de nascer e pôr do sol estão ligadas à hora de casa e, assim, se o proprietário se encontrar em uma cidade diferente do fuso horário da cidade escolhida, os indicadores continuarão a mostrar a situação atual da hora de casa, indicada pelo ponteiro GMT.


Às seis horas, a equação de tempo apresenta a diferença entre a hora atual (hora solar) e a hora convencional em cada dia, que varia de 15 minutos a mais ou a menos.



Data com cristais polarizados


Em um relógio como este, um disco de data tradicional ocultaria o fascínio do movimento esqueletizado, pois cobriria parte dos seus componentes. Assim, o Laboratorio di Idee da Manufatura, em Neuchâtel, desenvolveu um sistema inovador, com patente pendente, no qual o disco da data é feito de vidro borossilicato e os números dos dias têm propriedades ópticas de modificação laser. Os números são virtualmente invisíveis em todas as posições exceto naquela em que está alinhado com a pequena janela da data, em que o cristal polarizado, situado acima do disco, faz com que o número apareça e fique perfeitamente legível.


O turbilhão patenteado pela Panerai


No sistema patenteado pela Panerai, a gaiola gira continuamente sobre si mesma para corrigir quaisquer alterações possíveis provocadas pela gravidade ou atrito. Neste mecanismo inovador, a jaula gira no seu eixo no ângulo certo do balanço, sem ser paralelo a este. Além disso, enquanto o turbilhão tradicional gira uma vez por minuto, o do P.2005/GLS gira uma vez em 30 segundos, e as suas rotações podem ser admiradas no pequeno contador de segundos às 9 horas.


Uma criação exclusiva, feita sob encomenda e personalizável

Assim como a personalização técnica do movimento, o novo L'Astronomo também oferece a oportunidade de selecionar o material e o acabamento da caixa, a cor dos ponteiros e do SuperLuminova, assim como a cor da pulseira de crocodilo. Desta forma, cada cliente pode criar seu próprio relógio, escolhendo entre a caixa em titânio, ouro vermelho ou branco. Em todos os casos, é resistente à água até 10 atm (100 metros).



L'Astronomo Luminor 1950 Tourbillon Moon Phases Equation of Time GMT PAM00920 - Ficha técnica

Movimento
Mecânico a corda manual com turbilhão, calibre P.2005/GLS, manufatura Panerai
Indicação de horas, minutos, pequenos segundos, data, mês, GMT, equação do tempo, hora de nascer e pôr do sol, reserva de marcha e fases da lua no fundo
Reserva de marcha de 96 horas

Caixa
50 mm de diâmetro, em titânio escovado
Estanque a 10 atm (~ 100 metros)

Pulseira
Couro de crocodilo

Preço
199.000 Euros, em titânio
 

NotíciasRelacionadas

06 de junho de 2018
07 de setembro de 2017
Publicidade

BRANDPARTNERS